A pediculose capilar – ou infestação de piolhos na cabeça, é algo bastante comum  principalmente em crianças que estão em contato com outras crianças já infectadas.

O piolho faz parte da Ordem Phthiraptera, que possui mais de 3 mil espécies. A espécie responsável por infestar as cabeças humanas chama-se Pediculus humanus capitis. Na vida adulta, o piolho pode chegar de dois a três milímetros e sobreviver sugando o sangue localizado na cabeça do hospedeiro.

Se você está a procura de dicas de como livrar-se deste problema, vamos te dar dicas de receitas caseiras como alternativa aos produtos para cabelo indicados para eliminar de vez os indesejáveis piolhos.

Shampoo de alho

O alho é um ingrediente bastante comum no cardápio brasileiro, mas nesse caso pode servir como um potente aliado contra a proliferação de piolhos. Se você tiver em casa dez dentes de alho, um shampoo neutro e um limão, saiba que você já possui o que é preciso para elaborar a nossa receita:

  • Amasse os dentes de alho em um tigela, transformando em uma pasta;
  • Logo em seguida, acrescente à pasta de alho três colheres de sopa de suco de limão;
  • Adicione um pouco do seu shampoo neutro na mistura e mexa bem;
  • Passe em todo o couro cabeludo, distribuindo pelo comprimento do cabelo e deixe agir por 30 minutos;
  • Enxágue com água quente para retirar o shampoo dos cabelos;
  • Para uma ação mais eficiente, após a retirada, passe seu condicionador de preferência e desembarace os fios com um pente fino. O pente fino ajuda a visualizar e retirar o piolho e as lêndeas (ovos de piolho) que estavam na cabeça.

Evitar o contato com pessoas que foram infectadas também contribui para extinguir os piolhos. Não se esqueça de passar o pente fino cotidianamente para eliminar de uma vez por todas esse incômodo chamado: piolho.

Comentários do Facebook