Que o cabelo interfere na nossa autoestima, não é segredo para ninguém. Quem nunca se sentiu estranha, ou até mesmo pensou em cancelar aquele rolezinho quando os fios não estavam em um bom dia? Além disso, há aquelas que, por causa de estresse acumulado ou má alimentação, também sentem mudanças nas madeixas.

Através dos cabelos, nós expressamos e evidenciamos nossa identidade, estilo, humor, além de ser símbolo de empoderamento. Alguns cuidados em dia, ou até mesmo fazendo uma mudança radical ajudam a autoestima de formas surpreendentes!

Quer saber mais sobre a relação entre as madeixas e a autoestima, bem como a necessidade dos cuidados com os fios? Então continua com a gente para descobrir técnicas para valorizar e deixá-las ainda mais lindas!

A autoestima

A autoestima é uma condição mutável que define como está sua autoimagem. Como a própria palavra já diz em seu prefixo, é uma avaliação subjetiva de como você se enxerga, de forma positiva ou negativa. Ela se altera muito dependendo de nossas experiências ou das transições para outras fases da vida. Não se trata de um conceito fixo, mas sim algo que pode ser aprimorado e aperfeiçoado.

Quando sua autoestima está baixa, isso quer dizer que essa valorização está abalada. Ou seja, uma pessoa com baixa estima tem dificuldades de se enxergar positivamente. E isso, é claro, acaba refletindo em várias áreas da nossa vida.

As madeixas não são apenas estética

Curto, longo, liso, cacheado, colorido, nosso cabelo transmite a nossa personalidade. Além disso, ele comunica e nos identifica, sendo um dos principais motivadores para você se sentir bem com a sua aparência e gerar autoconfiança.

Sendo assim, é importante que você mantenha alguns cuidados com as suas madeixas. Como já dito, o estresse age diretamente na saúde dos fios, causando caspas, queda e secreção sebácea anormal. Então vem conferir algumas dicas de como você pode elevar a sua autoestima através das suas madeixas!

Naturalmente linda

Se você ainda não ouviu falar na transição capilar, está na hora de conhecer! Este é o nome do processo que muitas mulheres estão passando, que visa eliminar as químicas inseridas no cabelo, até que ele volte a ser 100% natural. É extremamente empoderador e libertador, além de ser símbolo de beleza e personalidade! Agora, se você prefere seus cabelos lisos, não há problema nisso: pense no seu bem-estar e use produtos testados quimicamente para não ter problemas maiores no futuro.

Cuidado com os fios

Um fator fundamental a ser levado em consideração é o seu tipo de cabelo. Utilize produtos adequados para o seu tipo de fio, assim você repõe todas as necessidades específicas que ele têm. Lave adequadamente suas madeixas, sempre evitando água muito quente e verifique se você está lavando com a frequência ideal.

O cuidado com a nossa alimentação também tem um papel fundamental na saúde do nosso cabelo. Dependendo do que comemos, a nossa alimentação irá trazer resultados também para a nossa pele, cabelo e unhas. Com uma alimentação saudável, além de evitar a queda, você pode acelerar o crescimento das madeixas. Da mesma forma, quando não comemos tão bem, a saúde do cabelo pode ser prejudicada.

Aposte em cortes diferentes

O corte do cabelo também faz parte da sua personalidade e mudar o visual eleva a autoestima. Invista no ideal para o seu estilo e humor. A tendência é procurar um corte mais prático, como os modelos pixie, long bob, repicados e longo em camadas. Porém, qualquer mudança que te faça sentir bem consigo mesma, linda e empoderada são super bem-vindas. E nem preciso dizer que farão um bem danado!

Abuse de penteados e finalizações

Se você quer mudar o cabelo mas está satisfeita com o corte, a dica é apostar em práticas para mudar o visual quando quiser. Seja utilizando babyliss para montar  cachos, chapinha para alisar, ou fazendo tranças, rabos e coques.

Os acessórios também são peças-chave e super interessantes. Eles dão um toque a mais no visual e podem ser usados quando você não tem muito tempo de arrumar as madeixas em um bad hair day. Se você curte um estilo mais minimalista, os lenços podem auxiliar na hora de trazer mais personalidade e cor para o visual. Isso vale muito para os dias em que o seu look está mais monocromático e você procura por um acessório para trazer mais vida para a combinação.

Outros acessórios como tiaras, presilhas e xuxinhas diferentonas estão aí para complementar o visual de qualquer uma e arrasar na autoexpressão.

É preciso ter pelo menos um tempinho para cuidarmos de nós mesmas, dar atenção às nossas necessidades. Cuidados com a alimentação e praticar atividades físicas regularmente são ações que ajudam na autoestima e impactam na saúde das madeixas. Muitas vezes, são as pequenas ações que nos tornaram mais felizes, saudáveis e com qualidade de vida.

Lembre-se sempre, não existe um padrão adequado ou regra a ser seguida. A sua saúde mental e física importam e você deve focar nas ações que te deixam mais feliz e bem consigo mesma. Quando às madeixas, curtas ou longas, lisas ou cacheadas, eles podem ser saudáveis, bonitas e deixá-la muito mais feliz!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos!

Comentários do Facebook