Os cabelos cacheados estão ganhando cada vez mais espaço. Cada vez mais mulheres estão abandonando as químicas e assumindo os cabelos naturais. Esse movimento ganhou o nome de transição capilar e é extremamente empoderador e libertador, além de ser símbolo de beleza e personalidade!

Pensando nisso, decidimos explicar melhor sobre os cuidados com os cabelos cacheados, para que os seus fios fiquem ainda mais bonitos. Se você quer saber mais sobre esse cuidados, continue lendo esse post!

Tipos de cachos

Os cabelos cacheados se dividem em ondulados, cacheados e crespos. Cada um desses tipos apresenta três graus de curvatura diferente. Essa definição é super importante, porque é através dela que saberemos mais sobre as características do cabelo, como lidar com as particularidades dele e quais cuidados devem ser tomados diariamente.

Os fios diferem bastante em necessidade. Por exemplo, os ondulados costumam dar match com produtos hidratantes, enquanto os cacheados e crespos têm mais afinidade com os nutritivos, ricos em óleos. Mas tudo isso sem esquecer da importância do cronograma capilar, para ter certeza de que não falte nenhum nutriente aos seus fios.

Os cachos são divididos entre as categorias 2, 3 e 4, sendo todas elas segmentadas em subdivisões A, B e C.

 

 

Modelando o cabelo cacheado

Após lavar os cachos, é preciso finalizar e modelar os fios para que o visual fique perfeito. É sempre bom ter em mente que o seu cabelo cacheado tem curvatura específica e singular. Então, tente ao máximo respeitar os seus fios dentro de seus aspectos naturais.

Se você ainda não usa, o creme de pentear vai ser o seu novo melhor amigo! Após a lavagem, aplique um pouco do creme nas mãos e espalhe pelo cabelo. O segundo é a fitagem. Para fazê-la, você deve primeiro separar as mechas em fitas, para que elas fiquem definidas, com volume controlado e frizz reduzido. Em seguida, amasse as fitas com as mãos em direção à raiz, apertando o cabelo. Agora é só repetir o processo em todo o cabelo.

Para modelar, aposte nos óleos finalizadores naturais. Eles vão dar brilho e maciez para o seu cabelo cacheado.

Obs: Se você quiser mais volume e fios mais leves e soltos, aposte na fitagem desconstruída. O procedimento é basicamente o mesmo. Mas, após terminar a fitagem, você deve dividir os fios em mechas mais largas com os dedos, e seguir normalmente os passos e prontinho! Madeixas maravilhosas em pouquíssimo tempo.

Outra dica importante é lembrar de não ficar passando a mão nos cachos molhados para que eles não se desfaçam. Além disso, evite ao máximo pentear o cabelo seco! Com o atrito da escova ou pente, os fios podem quebrar, além de desmanchar os cachos e deixar os cabelos com volume indesejado.

Plopping

O Plopping é uma técnica para modelar o cabelo cacheado de forma fácil e simples. Muitos podem não saber, mas o algodão da toalha de banho não é o mais indicado para absorver a umidade do cabelo. Por causa do atrito da toalha, o fio pode ficar quebradiço e dar um aspecto “elétrico” aos cachos. Após a finalização, pegue uma camiseta de algodão seca, faça uma espécie de turbante e deixe por 30 minutos. Assim, os cachos ficarão comprimidos, muito mais definidos e lindos.

 

Arrase no corte!

Muitas já devem ter reparado que os cabelos cacheados não se dão bem com cortes retos. Para valorizar e sobressaltar os cachos, o corte ideal é em camadas, pois controlam o volume e modelam o rosto. Lembrando que o ideal é sempre ir a um salão para cortar as madeixas, e se possível, em um especializado em cabelos cacheados para que o corte fique perfeito.

O corte do momento para as que tem cabelos cacheados é o channel invertido, que tem o comprimento mais longo na frente e vai diminuindo até a parte de trás. O pixie cut também é familiar para as manas com cachos, assim como o undercut.

O poder do modelador de cachos

Amigo de todas as horas, o modelador de cachos é um produtinho que as cacheadas não abrem mão. A função dele é dar forma aos caracóis, deixando os fios bem modelados e definidos. 

Embora o creme de pentear auxilie na hora de modelar os cachos, o modelador também tem um poder de fixação. Ou seja, ele ajuda a manter os cachos por mais tempo sem desmanchar! 

O cabelo cacheado precisa de muitos cuidados e paciência. Por isso, se você quer manter os cachos sempre lindos e saudáveis, a nossa dica é investir nos tratamentos certos! 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos!

Comentários do Facebook