Todos os cabelos precisam de cuidados específicos para se manterem sempre lindos e saudáveis. Com o cabelo descolorido não seria diferente! A descoloração interfere na estrutura dos fios, deixando-os mais frágeis e quebradiços. 

Por isso, é super importante cuidar das madeixas e mantê-las sempre hidratadas, para que elas continuem saudáveis e bonitas mesmo depois da descoloração. No post de hoje nós separamos algumas dicas para você aprender como manter o seu cabelo descolorido saudável! Vem conferir!

O que é a descoloração dos cabelos?

O cabelo descolorido tem se tornado o desejo de muitas pessoas! Mas, afinal, o que é a descoloração dos fios? A descoloração nada mais é do que a retirada dos pigmentos dos fios. Geralmente, são associados dois tipos de produtos nesse procedimento: o pó descolorante e um oxidante.

Essa combinação faz com que as cutículas se abram, retirando, junto com o pigmento, a água e os nutrientes dos fios. Por esse motivo, é super importante redobrar depois de descolorir as madeixas! 

Cuidados antes da descoloração

Antes de descolorir os fios, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, verifique se o seu cabelo tem as condições ideais para realizar o procedimento. Antes de qualquer coisa, realize o teste de mecha (principalmente se os seus cabelos já tiverem algum tipo de química). Depois, analise os riscos de reações e compatibilidades da descoloração.

Se o seu cabelo não resistir ao teste de mecha, NÃO prossiga com a descoloração! Invista na hidratação profunda dos fios e em outros tratamentos para recuperar bem a saúde dos fios. Somente após ter certeza que os seus fios estão saudáveis continue com o processo para ter o cabelo descolorido.

Mantenha o cabelo descolorido hidratado

Com a perda de água das madeixas, o resultado é o famoso frizz. Mas, esse problema pode ser facilmente resolvido com uma boa hidratação! Nesses casos, o ideal é que a hidratação seja realizada a cada 15 dias.

Use shampoos hidratantes e não se esqueça do condicionador! Além disso, é importante usar produtos que sejam específicos para cabelo descolorido. Eles vão hidratar as madeixas sem alterar a cor dos fios.

 

https://www.instagram.com/p/B0qroExHhtg/

Calor? Nem pensar!

Secador, babyliss e chapinha devem ser evitados ao máximo para manter a saúde do seu cabelo descolorido. Isso porque essas ferramentas contribuem para o ressecamento dos fios, deixando-os ainda mais frágeis e com frizz. 

Porém, caso precise usá-las em algum momento, lembre-se de investir em um bom protetor térmico. Ele vai proteger os fios do calor excessivo dessas ferramentas, evitando o surgimento do frizz.

Além disso, a água quente também deve ser evitada durante a lavagem do cabelo descolorido. A água quente abre as cutículas em excesso, deixando as madeixas ainda mais frágeis. Por isso, lave os fios em água morna ou fria para que as cutículas permaneçam seladas e os fios hidratados.

Não se esqueça dos nutrientes

Com a abertura da cutícula das madeixas, o cabelo descolorido tende a ser mais fino, aumentando o risco de quebras e quedas. Por isso, a reposição de nutrientes, vitaminas, água e lipídios é essencial para a saúde dos fios. Essa reposição pode ser feita através de produtos reparadores, óleos nutritivos (como o óleo de coco) e ampolas vitamínicas.

Reconstruindo o cabelo descolorido

A reconstrução é uma etapa super importante para quem tem o cabelo descolorido. Se seguida corretamente, ela vai garantir que o seu cabelo fique forte e saudável. Ela é o tratamento responsável por reparar os danos causados na fibra capilar e por repor a queratina. Por isso, depois de descolorir as madeixas, invista na reconstrução capilar. 

Você pode fazer a reconstrução usando uma máscara reconstrutora ou usando a queratina líquida. Mas atenção! Assim que sentir que o seu cabelo já está recuperado do ressecamento excessivo, suspenda (ou espace) o tratamento. 

Dica: peça ajuda para um profissional te ajudar a montar um cronograma capilar pensado para as necessidades do seu cabelo.

Leave-in: o seu super aliado

O Leave-in é um produto com múltiplas funções, super essencial para o cabelo descolorido. Por ser sem enxágue, sua fórmula ajuda a desembaraçar os fios, realçar o brilho e evitar que os fios percam nutrientes ao longo do dia. 

Para quem tem cabelo descolorido, a dica é apostar em um leave-in que também ofereça proteção térmica e que proteja a cor do cabelo, evitando que os fios desbotem e fiquem amarelados. Esse produtinho ilumina os cabelos, além de deixar os fios super sedosos!

Agora que você já sabe de todos esses truques, manter o cabelo descolorido super lindo e saudável vai ser uma tarefa mais fácil! Lembre-se de, antes de descolorir as madeixas, consultar um profissional da sua confiança. Ele vai saber o melhor jeito de realizar o procedimento sem danificar os seus fios.

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook