Com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com os cabelos devem ser redobrados. E com o cabelo oleoso não seria diferente. Se as suas madeixas são naturalmente oleosas, com certeza já percebeu que os fios não parecem colaborar muito no verão. 

Por isso, no post de hoje nós separamos para você algumas dicas de como cuidar do cabelo oleoso no verão. Vem conferir!

O que deixa o cabelo oleoso

A oleosidade dos cabelos é um fator natural. As glândulas sebáceas do couro cabeludo são responsáveis por produzir o sebo, que tem como função proteger os fios. Quando o couro cabeludo está saudável, o sebo produzido se espalha entre os fios.

Porém, alguns hábitos como lavar o cabelo várias vezes, usar água quente na lavagem, esfregar o couro cabeludo, não remover por completo os produtos usados, além do uso excessivo das ferramentas de calor, estimulam a produção de sebo. 

Devo lavar o cabelo oleoso todos os dias?

O ideal para o cabelo oleoso é intercalar as lavagens em pelo menos um dia. Isso porque, além da sujeira, o shampoo remove a proteção natural do cabelo, deixando suas cutículas abertas e expostas aos agentes externos. Isso faz com que o nosso couro cabeludo produza ainda mais sebo, numa tentativa de proteger os fios. 

Ou seja, se você tem o cabelo oleoso, quanto maior a frequência com que você lava suas madeixas, mais oleosidade seu couro cabeludo produz. 

#Dica: além de intercalar os dias de lavagem, é super importante usar um shampoo próprio para cabelos oleosos e aplicá-lo apenas na raiz.

Evite aplicar o condicionador próximo à raiz

O condicionador sela as pontas e o comprimento dos fios após o uso da máscara de tratamento ou do shampoo. Por isso, é recomendado mantê-lo distante do couro cabeludo.

Tanto o condicionador quanto as máscaras de tratamento são produtos densos. Ou seja, eles podem entupir os poros do couro cabeludo, prejudicando o crescimento dos fios e estimulando a produção de sebo. 

Shampoo seco: o aliado do cabelo oleoso

Para quem tem o cabelo oleoso, o shampoo a seco é uma ótima alternativa para não lavar os fios todos os dias. Além de controlar a oleosidade, o shampoo a seco devolve às madeixas o aspecto de limpeza, eliminando o “brilho” da oleosidade. O produto também deixa os fios com aspecto solto e leve.

Mas atenção! Vale lembrar que o shampoo a seco funciona apenas para fins estéticos. O produto não limpa os fios e, por isso, é super importante manter a rotina de lavagem. 

Lave o cabelo oleoso com água fria

Assim como o calor, a água quente também estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo. Por isso, aproveite os dias mais quentes para lavar as madeixas com água morna ou fria. Além disso, evite o uso constante de secadores, chapinhas e babyliss. 

Outra dica é deixar as madeixas secarem naturalmente no verão. Isso evita o contato direto dos fios com o calor excessivo produzido pelos aparelhos.

E o Cronograma Capilar?

O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de cuidados com os cabelos que segue a estrutura de três principais fases de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução. Porém, quem tem cabelo oleoso precisa se atentar na hora de escolher os produtos. O ideal é optar por produtos anti oleosidade, que vão acalmar os fios e evitar a produção excessiva de sebo. 

Esfoliação do couro cabeludo 

Com o passar dos dias, o couro cabeludo vai acumulando sujeiras e gorduras, assim como resíduos deixados pelo uso de shampoos e condicionadores. A esfoliação ajuda na circulação sanguínea do couro cabeludo, revitaliza as moléculas da região e estimula o crescimento capilar. Além disso, ela remove os resíduos e garante uma limpeza profunda aos fios.

Cuidados com o Sol

Na hora de expor o cabelo oleoso ao sol, alguns cuidados devem ser tomados. Nesse caso, o ideal é usar acessórios com tecidos leves na hora de proteger as madeixas. Assim, você evita o aumento da transpiração do couro cabeludo. 

Opte por produtos com proteção UV para evitar danos pelos raios solares. Além disso, evite passar as mãos no cabelo oleoso. Pois, além de estimular a produção de sebo, o hábito leva toda a sujeira, bactérias e micro-organismos da mão para a raiz do cabelo.

Agora que você já sabe dessas dicas, preparada para cuidar das madeixas do jeito certo?

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos!  😉 

 

Comentários do Facebook