Todos os tipos de cabelo ficam ainda mais lindos com os cuidados certos. E, claro, com o cabelo ondulado não seria diferente. Por isso, se você quer saber como deixar suas ondas ainda mais lindas, continue lendo esse post!

Tipos de cabelo ondulado

Antes de tudo, você precisa conhecer características dos seus fios. O cabelo ondulado é definido como tipo 2. Dentro da curvatura 2, os cabelos ondulados podem ser subdivididos em 2A, 2B e 2C.

  • Cabelo ondulado 2A: esse tipo de cabelo é praticamente liso, fino e possui ondulações bem leves. Além disso, ele também tem pouco volume.
  • Cabelo ondulado 2B: os cabelos desse tipo são caracterizados pelos fios de espessura média e tendência ao frizz. Esse tipo de cabelo tem ondulações mais evidentes, principalmente nas pontas, geralmente em formato de “S”.
  • Cabelo ondulado 2C: esse é o tipo mais volumoso e grosso dentre os cabelo ondulados. Suas ondas são bem mais marcantes e o cabelo pode apresentar alguns cachos mais abertos.

Definir o cabelo ondulado curto, médio e longo

– Ondulado curto:

  • Use um creme para pentear que seja leve e sem óleo, para não pesar no cabelo.
  • Amasse bem os fios em direção à raiz. Isso vai ajudar a “ativar” as ondas do cabelo.
  • Modele as pontas para o lado oposto e conquiste um visual mais bagunçadinho.

– Ondulados médio e longo:

  • Faça uma misturinha de creme para pentear + gelatina e aplique nas madeixas. Além de deixar os fios com um volume incrível, ainda defini as ondas e fixa super bem!
  • Invista nas técnicas de texturização com o cabelo limpo e quase seco. Se você não tiver muito tempo, pode fazê-las antes de dormir.
  • Ilumine os fios! As mechas destacam as ondas e dão a impressão de serem ainda mais marcadas e definidas.

Como deixar o cabelo ondulado com mais volume

– Shampoo a seco

O shampoo a seco ajuda a deixar a raiz do cabelo mais soltinha, o que faz com que os fios fiquem mais encorpados e volumosos. Nos dias em que sentir que os fios estão mais sujos ou “murchinhos”, invista nessa técnica. Mas atenção: não é recomendado usar o shampoo a seco todos os dias, ok? Por isso nada de exagerar!

– Gelatina capilar ou gel

A misturinha de gelatina capilar (ou gel) + creme de pentear é sucesso na certa! Essa combinação não fica nem pesada e nem oleosa, ou seja, deixa os fios mais leves e com textura, aumentando o volume e a fixação no cabelo ondulado. 

– Difusor

Secar o cabelo ondulado com difusor, além de secar mais rápido, ainda ajuda na definição e estimula o volume das madeixas. Incrível, né?

– Corte em camadas

O corte em camadas é o queridinho de quem tem o cabelo ondulado, cacheado ou crespo. Isso porque ele distribui melhor o cabelo, deixando os fios com curvatura muio mais harmoniosas. Além disso, diferentes tipos de cortes em camada geram diferentes resultados. Se tiver em dúvida, consulte o seu cabeleireiro e explique pra ele qual resultado que você deseja.

– Encontre o produto ideal para o seu cabelo ondulado

Sem dúvidas, o maior truque de todos, é usar os produtos certos para o seu cabelo. A primeira dica é procurar um finalizador desenvolvido para o seu tipo de curvatura. Depois, certifique-se que sua textura seja levinha, pra não pesar nos fios. Por último, teste! Nem sempre é amor à primeira vista com o finalizador. Por isso, experimente diferentes cremes, texturas, misturinhas e quantidades até conseguir o seu ondulado dos sonhos!

Hidratação é fundamental

Antes de tudo é preciso lavar as madeixas com shampoo. Depois disso, aplique a máscara de tratamento e, só por último, o condicionador. Isso porque o condicionador é o responsável por selar a cutícula dos fios, mantendo-os hidratados e nutridos!

Na hora de aplicar a máscara, separe o cabelo em mechas e aplique uma a uma. Lembre-se sempre de que o único produto que deve ser aplicado na raiz do cabelo é o shampoo, para evitar que o couro cabeludo fique com excesso de oleosidade e sem volume. No caso do cabelo ondulado, a hidratação deve ser feita uma vez por semana. Entretanto, observe como o seu cabelo se comporta, pra conseguir analisar se os fios estão precisando de mais ou menos hidratação.

O que não devo usar no cabelo ondulado?

  • Aplicar quantidades exageradas de máscara deixará os fios pesados e oleosos, com aspecto de sujo.
  • O cabelo ondulado tem tendência à oleosidade na raiz. Por isso, no couro cabeludo passe apenas shampoo.
  • Máscaras com alta concentração de óleos são mais encorpadas e podem deixar os fios com aspecto de “ensebado”.

Dica extra!

O óleo de coco é um super aliado das onduladas! Por isso, se jogue em produtos com esse componente. Entretanto, dê preferência para usá-las nas etapas de nutrição dos seus cabelos, com repetições mais espaçadas, deixando as máscaras mais leves para os tratamentos semanais.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook