A hidratação é a melhor maneira de manter os cabelos cacheados bonitos bem definidos. Quando realizada com produtos naturais, não agride o couro cabeludo e ainda garante resultados incríveis! Quer saber como fazer uma hidratação mais natureba? Então continue lendo esse post!

Como hidratar os cabelos cacheados com produtos naturais

Para hidratar os cabelos cacheados com produtos naturais é preciso seguir alguns passos, começando por lavar as madeixas corretamente. Por isso, antes de começar, lave os fios delicadamente antes da hidratação, para remover dos fios toda a oleosidade e as impurezas.

Use água morna ou fria para lavar as madeixas. Isso porque a baixa temperatura sela as cutículas dos fios, deixando as madeixas mais brilhantes. Use um shampoo sem sal, adequado para cabelos cacheados durante esse processo. Como a oleosidade se concentra no couro cabeludo, massageie-o delicadamente durante a lavagem.

Além disso, você também pode usar um shampoo antirresíduos para limpar os fios mais profundamente e remover todas as impurezas dos fios. Entretanto, esse tipo de shampoo deve ser usado apenas a cada 15 dias.

 TOP 10 ingredientes naturais para hidratar os cabelos cacheados

1 – Babosa

A babosa é um super hidratante que pode beneficiar (e muito) os cabelos cacheados. Ela é super versátil e, para hidratar as madeixas, você pode usar apenas o gel ou misturá-lo com outros ingredientes ou com sua máscara preferida.

2 – Vinagre de maçã

Ele potencializa a ação dos condicionadores e máscaras capilares. Isso porque ele contém substâncias ótimas, como pactina, aminoácidos, vitaminas e betacaroteno. Outra super vantagem é que, por ter o pH mais ácido, o vinagre de maçã é totalmente compatível com os fios e ainda ajuda a reduzir o frizz.

3 – Óleo de coco

O óleo de coco já é o queridinho da hidratação caseira. Ele nutre os fios profundamente, além de ser rico em gorduras, proteínas, vitaminas e e K, ferro e ácido laúrico. Sucesso, né, meninas?

4 – Azeite

O azeite de oliva, principalmente o extra-virgem, pode ser usado como agente hidratante dos cabelos cacheados antes de lavar os fios, ou em misturinhas caseiras. Além disso, ele é super rico em vitamina E e ácidos graxos.

5 – Abacate

O abacate é outro queridinho das hidratações dos cabelos cacheados. Por ser rico em gorduras, ele ajuda a reter a umidade dos fios, o que faz com que eles permaneçam hidratados por muito mais tempo. Para completar, o abacate fortalece a fibra capilar, deixando o fio mais resistente.

6 – Manteiga de Karité

Há muito tempo a manteiga de Karité é usada na indústria dos cosméticos. Isso porque ela tem ácidos graxos como o ômega 3 e o ômega 6, além de ser rica em vitaminas A e E. Outro componente super importante dela é o ácido cinâmico, que protege a pele e as madeixas contra os raios UV.

7 – Mel

O mel é rico em vitaminas A, C, D e E, além de ter um super poder hidratante, o que faz com que ele possa ser usado junto com os condicionadores, máscaras capilares e receitinhas caseiras.

8 – Iogurte natural

Por ser rico em nutrientes, aminoácidos, cálcio e ácido lático, favorece a higiene do couro cabeludo e deixa os cabelos cacheados mais macios e saudáveis.

9 – Banana

A banana é rica em água, gorduras, proteínas, vitaminas, ferro e cálcio. Sua composição ajuda a reter a água no interior dos cabelos cacheados, além de auxiliar no funcionamento celular.

10 – Leite de coco

Assim como o óleo de coco, o leite de coco é rico em proteínas e gorduras que auxiliam na hidratação dos cabelos cacheados.

Hidratação para brilho e maciez

Para deixar seu cachos super brilhantes e macios, a babosa é ideal! Também chamada de Aloe Vera, a babosa é um agente condicionante incrível! Pra fazer essa hidratação é muito simples:

  • Quatro colheres de sopa do gel da babosa
  • Duas colheres de sopa de azeite
  • Cinco colheres de sopa do seu creme de hidratação preferido

Aplique nos cabelos já limpos e ainda úmidos e deixe agir por 20 minutos. Depois, enxágue os fios com água fria ou morna.

Hidratação para definição

Que mulher de cabelos cacheados não a-m-a os cachos definidos e sem frizz? Pra conseguir esse resultado, as manteigas e gorduras vegetais são excelentes. Pra fazer essa receitinha você vai precisar de:

  • Três colheres de sopa de óleo de coco
  • Duas colheres de sopa de manteiga de karité ou cupuaçu

Aplique nos cabelos ainda úmidos e massageie suavemente. Depois disso, deixe a máscara agindo por 30 minutos e enxágue com água fria ou morna. Além de definir os cachos, essa máscara vai deixar seus cabelos super hidratados e nutridos.

Hidratação para recuperar danos

Se os seus cabelos cacheados passaram por algum processo químico ou ficaram expostos por muito tempo ao sol ou ao frio, eles precisam de reparos. Para isso, faça a seguinte mistura:

  • Cinco gotas de óleo de semente de uva
  • Duas colheres de sopa de linhaça hidratada
  • Meio abacate

Bata tudo no liquidificador e aplique nos cabelos. Deixe agir por 30 minutos e enxágue em seguida, com água fria ou morna. A linhaça é riquíssima em vitamina E, o óleo de uva é rico em ômega 6 e 9 e o abacate é uma super fonte de gordura hidratante. Fazendo essa misturinha, seus cachos vão ficar ainda mais lindos!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook