O frizz é um assunto que incomoda muitas mulheres, principalmente as que têm os cabelos lisos. Isso porque os fios “arrepiados” ficam bem mais aparentes nesse tipo de cabelo. Por isso, se você quer saber como eliminar de vez o tão temido frizz, continue nos acompanhando nesse post.

O que provoca o frizz

Tanto o excesso, quanto a falta de umidade provocam o frizz. Quando o cabelo liso está muito ressecado, sem hidratação e com as cutículas abertas, ele absorve a umidade do ar e pode ficar com um aspecto “arrepiado”. Além disso, outros fatores como esfregar a toalha nos cabelos depois de lavar também deixa os cabelos mais propensos a terem frizz, devido ao atrito entre a toalha e os fios. Mas com os tratamentos e cuidados certos, eliminar o frizz do cabelo liso pode se tornar uma tarefa fácil!

Finalizadores no combate ao frizz nos cabelos lisos

Além de prolongar a hidratação, os finalizadores são termoativados e possuem filtro UV, protegendo os cabelos lisos da alta temperatura das ferramentas de calor e dos raios solares. Depois de lavar as madeixas, escolha seu finalizador preferido e aplique no comprimento e nas pontas. Se deixar as madeixas secarem naturalmente, verá que os fios estarão mais modelados e sem frizz!

Não esfregue a toalha na cabeça após o banho

Para que os fios fiquem alinhados depois de lavar, é preciso tomar cuidado na hora de secar as madeixas. Torcer o cabelo ou esfregar a toalha no cabelo liso após o banho favorece o aparecimento do frizz, por quebrar os fios. Por isso, pare agora! O ideal é enxugar os fios delicadamente, sem torcê-los ou esfregá-los. De preferência, opte por toalhas de algodão ou microfibra, que provocam menos atrito nos cabelos e, ao invés de esfregá-la nos fios, apenas pressione-a contra o cabelo.

Antes de usar o secador, espere alguns minutos para que o cabelo não esteja muio molhado, isso faz com que você consiga escovar os fios bem mais rápido e evita o aparecimento do frizz.

Frizz depois da chapinha

Se você é daquelas que não vive sem chapinha a dica é: proteja os cabelos lisos do calor. Usar um protetor térmico antes de finalizar o cabelo com a chapinha, além de proteger os fios da alta temperatura, ajuda a prevenir o ressecamento do cabelo e o efeito espiado.

Se, mesmo depois de usar um protetor térmico, o frizz insistir em aparecer, invista em um óleo de argan ou em um óleo reparador de pontas. Coloque um pouco do produto nas mãos e aplique somente no comprimento e nas pontas. Se os fios arrepiados estiverem no topo da cabeça, passe a mão, suavemente, com o restinho do produto que sobrou e pronto!

Aposte na escova certa

Desembaraçar os fios com a escova errada faz com que eles quebrem com maior facilidade, aumentando o efeito arrepiado do frizz. A dica nesse caso é: use  uma escova com base reta (estilo raquete) para pentear os cabelos lisos. Elas desembaraçam os fios sem que eles quebrem!

Banho com água quente nem pensar!

A temperatura do banho também ajuda o cabelo a não ter frizz. A alta temperatura reduz a oleosidade natural do cabelo liso, deixando-o mais ressecado. Quanto mais ressecado o cabelo, maiores as chances de ter frizz. Por isso, lavar os cabelos lisos com água fria ou morna é sempre a melhor opção!

Cuidado com o secador

Para que os seus cabelos permaneçam saudáveis e sem frizz, usar o secador do jeito certo é fundamental. Na hora de secar os cabelos lisos, use sempre o secador com o bico para que o jato de ar seja direcionado e evite que o cabelo espane. Antes de usar, aplique sempre um protetor térmico. Retire todo o excesso de água com uma toalha antes e deixe o secador na temperatura ideal para os seus cabelos, evitando que eles se queimem. Pra finalizar, dê um jato de ar frio depois da secagem para deixar o cabelo liso ainda mais brilhoso!

Se proteja dos agentes externos

Tempo chuvoso ou muito úmido são ideais para o surgimento dos fiozinhos arrepiados no cabelo liso. Porém, expôr o cabelo ao sol também provoca frizz, já que o excesso de calor resseca as madeixas, deixando-as mais frágeis e quebradiças. Por isso, antes de expôr seu cabelo ao tempo, proteja-o! Nos dias mais úmidos ou chuvosos, invista em produtos que blindem o cabelo contra a umidade. E nos dias mais quentes, aplique nas madeixas um produto com proteção solar.

Não esqueça da hidratação

Como o frizz é sinal de cabelos desidratados, a hidratação pode ser a grande aliada dos seus cabelos lisos. Esse tratamento funciona na estrutura capilar, recompondo os fios, deixando o cabelo mais macio e liso por mais tempo (além de ajudar no combate ao frizz, né miga?).

Dormir de cabelo preso nem pensar!

Dormir com os cabelos presos provoca a quebra dos fios, devido ao atrito do travesseiro com o elástico. Como já sabemos, fios quebrados favorecem (e muito!) o aparecimento do frizz. Se você não abre mão de dormir com as madeixas presas, invista em uma touca ou faça um coque bem frouxo.

Passe menos a mão nos fios

Passar as mãos varias vezes no cabelo liso gera atrito, o que contribui ainda mais para o aparecimento do frizz. Por isso, pense duas vezes antes de sair ajeitando os cabelos com a mão.

Um cabelo bem cuidado é um cabelo sem frizz! Por isso, cuide dos seus fios do jeito certo. Se tiver dúvidas do que é melhor para o seu cabelo liso, consulte sempre um profissional de confiança.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook