Dentro da tabela de curvaturas, o cabelo ondulado corresponde ao tipo 2. Porém, esse fio ainda é subdividido em outras 3 subcategorias: 2A, 2B e 2C. Entender em qual dessas você se encontra é super importante para descobrir quais são as necessidades do seu cabelo. Depois de descobrir qual o seu tipo de cabelo, tratar ele fica muito mais fácil e os resultados ficam bem mais evidentes. Quer saber mais sobre os cabelos ondulados? Então continue lendo esse post!

Cabelos ondulados tipo 2A

Esse tipo de cabelo é o mais próximo dos cabelos lisos. Isso porque as ondulações são mais leves e sutis. Mesmo com a aparência similar aos fios lisos, os cabelos ondulados do tipo 2A já apresentam dificuldades para manter as pontas hidratadas. Por conta disso, é super importante manter uma rotina de hidratação, concentrando os tratamentos no comprimento e nas pontas. Assim, você evitará os problemas com a oleosidade da raiz e manterá os fios saudáveis.

A dica é sempre usar produtos com texturas mais leves, para não pesar no cabelo, e não exagerar nas quantidades. Mousses e óleos são super bem vindos nas pontas. Além disso, evite deixar seus cabelos sem proteção ao longo do dia. Os leave-ins e os óleos capilares com proteção UV vão ser seus aliados nessa missão. Outro ponto importante é não esquecer do finalizador. Por mais que lavar as madeixas com shampoo e condicionador e deixá-las secando ao natural, sem cosméticos, pareça tentador, evite isso. Os finalizadores servem como uma camada protetora dos fios, contra os danos diários.

Cabelos ondulados tipo 2B

Aqui, as ondas mais espaçadas dão as caras. Esse tipo de ondulado é o mais comum de ser encontrado. Nessa categoria, a raiz continua lisa, mas as ondulações se espalham por todo o comprimento e pontas dos fios.

Quem tem esse tipo de cabelo, geralmente, não sabe como conter o volume. Isso acontece porque a finalização é super necessária para definir as ondas nesse tipo de fio. Por esse motivo, mousses, cremes e leave-ins bem levinhos são opções ideais para conter o volume e proteger os fios. Além disso, evite aplicar produtos que não sejam o shampoo na raiz, assim você não estimula a produção excessiva de óleo do couro cabeludo.

Cabelos ondulados tipo 2C

Nessa última categoria dos cabelos ondulados, o volume está super presente! Nesse caso, os fios são mais grossos e as ondas formam um S bem definido. A melhor dica pra esse tipo de cabelo é investir em um corte que valorize o volume, como os repicados ou em camadas.

Na hora de finalizar, os finalizadores de cachos e os cremes multifuncionais são uma ótima opção. Mas atenção, tome cuidado com a quantidade que vai ser aplicada nos fios. Isso porque, assim como nos outros casos, usar muito produto pode pesar nas madeixas e deixá-las com um aspecto de “ensebado”.

Para os tratamentos, invista na hidratação e na nutrição. Quando você sentir necessidade, as umectações também vão ser grandes aliadas para eliminar o ressecamento e o visual mais opaco dos fios.

10 dicas para manter os cabelos ondulados incríveis

1 – Não saia por ai comprando qualquer shampoo

O shampoo ideal para cuidar das madeixas onduladas são os 100% livres de sulfato e de sal. Isso porque essas substâncias ressecam os fios e favorecem o aparecimento do frizz. Outra diquinha é sobre a frequência de lavagem. Se os seus fios são mais finos, vale lavar um dia sim, um dia não. Agora, se os seus fios forem mais grossos, fique pelo menos dois dias sem lavar.

2 – Mantenha o condicionador sempre por perto

A característica mais marcante dos cabelos ondulados é a raiz oleosa e o comprimento e as pontas secas. Por isso, além de utilizar sempre o condicionador a cada lavagem, invista em um leave-in para aplicar após o banho. Assim, seus cabelos vão ficar protegidos e hidratados.

3 – Modele o cabelo com ele ainda molhado

Um jeito super simples de evitar o frizz e prevenir aquela sensação de fios “ásperos” é modelar as madeixas ainda molhadas. Com os dedos, espalhe um pouco de creme para pentear com textura mais fluida ou um leave-in nas madeixas. Depois, amasse e torça os fios delicadamente, com as mãos.

 4 – Produtos com álcool devem ser evitados

Os produtos para cabelo com água na sua composição retiram a umidade dos fios. Se for usar um desses produtos, lembre-se de caprichar na hidratação depois!

5 – Evite passar as mãos nos cabelos ondulados

Quanto mais você passa as mãos nos cachos, maiores são as chances de você ter frizz nos fios. O segredo para evitar esse problema é simples! Evite escovar e passar as mãos nas madeixas muitas vezes ao dia.

6 – Difusor: seu mais novo aliado

O difusor seca as ondas de maneira uniforme, criando um look lindo, natural e volumoso. Quando for usar o difusor, não se esqueça de proteger os fios com um protetor térmico antes.

7 – Penteie os fios do jeito certo

Para evitar que as ondas se desfaçam e que os fios se quebrem, a nossa dica é pentear os cabelos ondulados com os dedos e ainda úmidos. Depois de lavar as madeixas, retire um pouco do excesso da água com o auxílio de uma toalha. Mas atenção: não esfregue a toalha nos fios. Depois, aplique um creme de pentear ou um leave-in nas madeixas, e penteie-as com os dedos.

8 – Corte o cabelo apenas com ele seco

Os cabelos ondulados secos são completamente diferentes deles úmidos. Isso porque, por conta do peso da água, os cabelos molhados parecem maiores do que realmente são. Por esse motivo, sempre que for cortar as madeixas, corte-as ainda secas, para evitar surpresas desagradáveis.

9 – Evite o excesso de calor

O excesso de calor altera o formato dos cabelos ondulados, além de danificar os fios. Por esse motivo, nada de usar o secador a temperatura máxima, ok? E, se for usar, lembre-se sempre do protetor térmico.

10 – Fronha de seda no travesseiro

Os tecidos de algodão absorvem a umidade natural dos cabelos, provocando o frizz. Por conta disso, invista em uma fronha de seda ou cetim para reduzir a fricção com o tecido e manter as madeixas macias.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook