Nós já fizemos um post explicando o que é e como funciona a reconstrução capilar. Se você sente que os seus fios estão super danificados e precisando de um up, esse post é pra você! Confira como fazer a reconstrução capilar.

Reconstrução capilar: a importância do processo

O nosso cabelo é composto por três substâncias básicas: água, lipídio e queratina. A queratina é uma proteína super importante para garantir a força, resistência e a elasticidade dos fios. Os cabelos que se mostram ressecados, ou mais quebradiços, apresentam deficiência de queratina e, por esse motivo, precisam passar pela reconstrução capilar.

São diversos os fatores que podem causar a perda da queratina em nossos fios, como:

  • A realização de procedimentos químicos.
  • Exposição excessiva dos cabelos ao sol.
  • Uso constante do secador  ou da chapinha de cabelo.
  • Lavar os fios com água quente durante o banho.
  • Contato com o cloro.
  • Contato com a água do mar.

Como já vimos, a reconstrução capilar é o procedimento que recupera os fios, renovando e protegendo todas as camadas. Além disso, a reconstrução devolve aos fios todos os nutrientes essenciais, que se perdem devido aos danos. O resultado são cabelos sem frizz, com muito brilho e maciez, além de super fortes e saudáveis.

Eu preciso fazer esse procedimento nos fios?

Conseguimos perceber a olho nu, toda a fragilidade dos nossos fios! Mas como saber se a deficiência é especificamente de queratina?

Existe uma forma bem popular, que chama-se “teste do fio de cabelo no copo de água’’. Para fazer o teste, você vai precisar de um fio do seu cabelo, e colocá-lo dentro de um copo com água. Se o fio for para o fundo do copo, isso significa um cabelo está mais poroso, e que está bem danificado, ou seja, precisando fazer a reconstrução capilar.

Como fazer nos cabelos em transição?

Scab hair é o nome dado para a aqueles fiozinhos mais finos de cabelo que encontram-se em crescimento, depois que você abre mão de fazer tratamentos químicos.

Existem até alguns casos onde esse cabelo natural se apresenta mais rebelde, mas nessas horas não é preciso se desesperar. A reconstrução capilar, sendo intercalada com outros tratamentos de hidratação e de nutrição, vai auxiliar tanto o scab hair, quanto no restante do cabelo que ainda está com o efeito de química.

Passo a passo para fazer a reconstrução capilar

Os produtos utilizados no tratamento são ricos em queratina, aminoácidos, silicones e agentes reconstrutores. Durante o processo, as cutículas dos fios são fechadas, deixando os cabelos mais alinhados, sedosos e brilhantes.

Ingredientes

1 – Shampoo antiressíduos

Ele é essencial para abrir as escamas dos fios, retirando todos os resíduos depositados nas madeixas.

2 – Ampola e máscara reconstrutora

As ampolas reconstrutoras têm proteínas e queratina que restauram e recuperam os fios profundamente. Além disso, elas ajudam a fortalecer a estrutura interna dos fios, recuperando a elasticidade e repondo os nutrientes perdidos. As ampolas são mais concentradas e, por isso, super necessárias para fazer a reconstrução capilar.

Já as máscaras, geralmente, têm em sua composição: proteínas, aminoácidos e queratina. Elas hidratam, reconstroem e nutrem profundamente os fios, restaurando a vitalidade das madeixas.

3 – Finalizador

O finalizador ajuda a selar o cabelo. Ou seja, ele repara as pontas, elimina o frizz e dá mais brilho aos fios, auxiliando na manutenção da umidade nos fios.

Como fazer a reconstrução capilar?

  1. Lave seus cabelos com o shampoo antirresíduos e enxágue bem.
  2. Com o auxílio de uma toalha, retire o excesso da água.
  3. Aplique uma mistura da máscara reconstrutora com a ampola. Passe em toda a extensão dos cabelos. Depois, coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.
  4. Finalize com um leave-in.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook