Muitas mulheres acham que o processo de reconstrução capilar é como um bicho de 7 cabeças, quando na verdade, pode ser bem tranquilo, ainda mais se você seguir o passo a passo deste guia completo que o Blog dos Cabelos preparou para você.

O melhor de tudo é que a reconstrução capilar pode ser feita sem precisar ir até um salão de beleza! E foi pensando nisso, que resolvemos trazer essas dicas imperdíveis de como fazer a reconstrução capilar sem sair de casa. Confira!

Como fazer reconstrução capilar: a importância do processo

O nosso cabelo é composto por três substâncias básicas como água, lipídio e queratina, que é uma proteína considerada super importante para garantir a força, resistência e a elasticidade dos seus fios.

Os cabelos que se mostram ressecados, ou mais quebradiços, apresentam deficiência de queratina e por esse motivo precisam passar pela reconstrução capilar.

São diversos os fatores que podem causar a perda da queratina em nossos fios, como:

  • A realização de procedimentos químicos.
  • Exposição excessiva dos cabelos ao sol.
  • Uso constante do secador  ou da chapinha de cabelo.
  • Lavar os fios com água quente durante o banho.
  • Contato com o cloro.
  • Contato com a água do mar.

Como fazer reconstrução capilar ou identificar se eu preciso fazer esse procedimento nos fios?

Conseguimos perceber a olho nu, toda a fragilidade dos nossos fios! Mas como saber se a deficiência é especificamente de queratina?

Existe uma forma bem popular, que chama-se “teste do fio de cabelo no copo de água’’. Para fazer o teste, você vai precisar arrancar um fio do seu cabelo, e colocá-lo dentro de um copo com água. Se o fio for para o fundo do copo, isso significa um cabelo está mais poroso, e que está bem danificado, precisando desta forma, de uma reconstrução capilar.

Quando você devolve a queratina para os fios, isso pode auxiliar na recuperação da sua estrutura, deixando seus fios de cabelo mais aptos para mostrar resultados até em outros tratamentos, como o de nutrição e hidratação, por exemplo.

Como fazer a reconstrução capilar nos cabelos em transição

Scab hair é o nome dado para a aqueles fiozinhos mais finos de cabelo que encontram-se em crescimento, depois que você abre mão de fazer tratamentos químicos.

Existem até alguns casos onde esse cabelo natural se apresenta mais rebelde, mas nessas horas não é preciso se desesperar. A reconstrução capilar, sendo intercalada com outros tratamentos de hidratação e de nutrição, vai auxiliar tanto o scab hair, quanto no restante do cabelo que ainda está com o efeito de química.

Como fazer reconstrução capilar sem precisar ir ao salão

Com o passo a passo que vamos apresentar agora, você vai ter o mesmo efeito de salão, economizando tempo e dinheiro:

Passo 1: para começar todo o processo de como fazer reconstrução capilar você deve lavar o cabelo 2 vezes, somente utilizando shampoo, dessa forma, eles vão ficar bem limpos.

Passo 2: depois que os fios estiverem limpos e úmidos você vai precisar passar um bom creme de reconstrução! A nossa dica é que você procure as melhores marcas do mercado, pois é um produto importante para todo o processo de reconstrução.

Com a máscara escolhida em mãos, a aplique o produtos no cabelo passando mecha por mecha, e sempre colocando uma boa quantidade de produto para que aconteça de fato a absorção de todos os nutrientes.

O tempo de ação vai depender do do indicado na embalagem, lembrando que é sempre bom respeitar o tempo necessário.

Passo 3: o último passo, consiste em enxaguar os fios muito bem para depois aplicar o condicionador! O condicionador vai fazer com que as cutículas dos fios se fechem, sem perder a queratina adquirida com a máscara.

A finalização pode acontecer da forma que você preferir. Agora que você já sabe como fazer uma reconstrução capilar, você deve continuar mantendo a rotina de cuidados capilares, assim, você vai atuar prevenindo que seus fios fiquem prejudicados.

Se você gostou de saber como fazer reconstrução capilar, continue em nosso site para conferir mais artigos como esse!

Comentários do Facebook