Fazer luzes no cabelo é um jeito ótimo de iluminar e repaginar os fios. Independentemente da cor, as mechas não precisam de tantos retoques e podem ser feitas em casa. Na hora de escolher a melhor forma, a touca acaba sendo a mais rápida, prática e segura. Quer saber mais sobre como fazer luzes no cabelo? Então continue lendo esse post!

Cuidado antes de fazer as luzes no cabelo

Antes de fazer luzes no cabelo em casa, você precisa se certificar de que os fios estão saudáveis e fortes para receber a coloração. Além disso, vale lembrar que é super importante realizar um teste de mecha para saber se a tinta é compatível. Assim, você evita o temido corte químico, que é quando acontece a quebra total dos fios.

Esses cuidados devem ser redobrados se você tiver realizado alguma outra química nos fios recentemente. Se esse for o seu caso, recomendamos que consulte o seu cabeleireiro de confiança.

Materiais necessários

Quando o assunto é saber como fazer luzes no cabelo, uma das dúvidas comuns é em relação ao material que precisa  ter em casa. Você vai precisar de um kit básico que pode ser encontrado facilmente em lojas de beleza. Vamos à listinha de materiais que você pode usar:

  • uma touca para luzes
  • uma toalha
  • um pincel de plástico
  • uma agulha de crochê da espessura que você deseja fazer suas mechas
  • uma ou duas caixinhas da tinta que você escolheu passar nos cabelos. A quantidade de tinta varia de acordo com o comprimento dos fios. Por isso, é melhor ter mais tinta em casa do que ficar na mão no meio do processo.
  • um recipiente de plástico para misturar
  • tonalizante do tom desejado

Passo a passo para fazer luzes no cabelo

  1. Desembarace os cabelos secos e aplique um pouco de talco nos fios. Isso fará com que eles não enrosquem ao serem puxados da touca.
  2. Depois, coloque a touca na cabeça, de modo que ela fique bem firme.
  3. Com a agulha de crochê, puxe os fios do cabelo pelos furinhos da touca. Comece de baixo para cima, primeiro com os fios da nuca. Depois, vá para as laterais e, por fim, termine com os fios do topo da cabeça.
  4. Minutos antes de aplicar nos fios, misture a tinta com a água oxigenada que vem na caixinha.
  5. Feito isso, aplique a coloração da raiz às pontas. Mas atenção! Se o seu cabelo for virgem, comece das pontas e depois vá para a raiz. Quando o cabelo é virgem, a raiz clareia mais e mais rápido do que as pontas. Por isso, atenção!
  6. Depois de aplicar, deixe a misura agir pelo tempo exato indicado na embalagem.
  7. Quando for retirar o descolorante, enxágue e aplique um tonalizante na cor das suas mechas.
  8. Enxágue o cabelo para remover o tonalizante e aplique um condicionador. Isso ajudará na hora de remover a touca.
  9. Por fim, retire a touca e lave os cabelos normalmente, com shampoo e condicionador.

Simples assim! E você ai achando que ia ser super difícil fazer luzes no cabelo em casa, não é?

Suuuper fácil!

E depois de fazer luzes no cabelo?

Os cabelos com coloração precisam de cuidados extras. Isso para garantir que a cor vai se manter nos fios e que eles vão ficar saudáveis! A principal dica é investir nos produtos certos. Por isso, insira na sua rotina um shampoo e um condicionador específicos para cabelos coloridos. Eles vão evitar que as suas luzes desbotem ou amarelem, se forem loiras. Depois, é necessário manter uma rotina de hidratações e nutrições, principalmente se o seu cabelo for naturalmente seco. Se você quer saber mais sobre o Cronograma Capilar, nós fizemos um post inteirinho explicando isso!

O tempo de retoque das luzes pode ser a cada 60 dias, da raiz às pontas. Mas, se você é do time das que gosta de deixar a raiz crescer naturalmente, vale retocar as luzes no cabelo a cada 90 dias.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook