Seja mudando o corte ou a cor, as pessoas adoram deixar as madeixas diferentes! Uma das formas mais populares de inovar no visual é fazendo luzes nas madeixas. As luzes nunca saem de moda, como uma forma super usada de dar aquela iluminada e modernizada no visual. As luzes nos  cabelos podem ser loiras, platinadas, ruivas ou até mesmo coloridas. Tudo depende do gosto pessoal e das cores que você queira utilizar.

O que muita gente não sabe é como fazer luzes no cabelo em casa e por isso, recorrem aos salões de beleza. Nesse artigo do Blog dos Cabelos você vai aprender como fazer luzes nos cabelos sem gastar muito para isso, e obter um ótimo resultado!

Cuidado antes

 O grande diferencial no resultado  das luzes, está em como você trata o seu cabelo antes de depois de fazer esse processo capilar.

Para fazer  luzes nos em casa, primeiro você precisa garantir que os seus fios estejam saudáveis e  para receberem a nova coloração. Recomendamos que você faça um teste de mecha, para saber se a tinta escolhida é compatível com o seu cabelo, dessa forma, você vai evitar que seu cabelo se quebre depois do clareamento pelas mechas. 

Materiais necessários

Quando o assunto é saber como fazer luzes no cabelo, uma das dúvidas comuns é em relação ao material que precisa  ter em casa.

E você vai precisar de um kit básico que pode ser encontrado facilmente. Vamos à listinha de materiais que você pode usar:

  • touca para luzes
  • toalha
  • pincel de plástico
  • agulha de crochê da espessura que você deseja fazer suas mechas
  • uma ou duas caixinhas da tinta que você escolheu passar nos cabelos (lembrando que isso depende do volume e do tamanho que o seu cabelo tem, as vezes é melhor deixar tinta sobrando do que faltar e ficar na mão no meio do processo)
  • um recipiente de plástico para misturar
  • tonalizante do tom de loiro desejado

Passo a passo

Passo 1: Desembarace os fios dos cabelos;

Passo 2: Coloque a touca e plástico de uma forma bem firme em sua cabeça;

Passo 3:  Com o auxílio da agulha de crochê, você deve puxar os fios de cabelo pelos furinhos que a touca possui. Uma dica é começar pelos fios da nuca, e depois ir para as laterais da touca, finalizando pelo topo da cabeça;

Passo 4:  A tinta deve ser misturada com água oxigenada (que geralmente já vem no produto), mas esse passo deve ser feito minutos antes de aplicar a coloração nos fios;

Passo 5: Com ajuda do pincel, você deve começar aplicando a coloração da raiz até as pontas, mas atenção, se o cabelo ainda for virgem o ideal é começar pelas pontas, e depois ir subindo até a raiz. As pontas geralmente demoram mais a serem clareadas, e quanto menos química tiver o cabelo, mais facilmente a tinta vai pegar próxima a raiz, por isso ela deve ser deixada para o final;

Passo 6: Vá aplicando a mistura, e subindo do comprimento até a raiz dos cabelos;

Passo 7: A mistura deve agir pelo tempo que está indicado na embalagem, nem mais e nem menos, o tempo é importante no processo;

Passo 8: Na hora de retirar o descolorante dos fios, enxágue bem, e aplique um tonalizante que você escolheu, nas suas mechas;

Passo 9: Depois enxágue novamente para remover o tonalizante e aplique um condicionador para a touca sair melhor da cabeça;

Passo 10: Por fim, retire a touca e lave seus cabelos como de costume, utilizando seu shampoo e condicionador.

O depois

Quando falamos sobre um processo de como fazer luzes no cabelo não importa somente processo, mas todo os cuidados que são necessários antes e depois, isso garantirá um ótimo resultado.

E no caso de quem deseja fazer luzes é preciso ter em mente cuidar dos fios e da tonalidade escolhida, com shampoo e condicionador indicados para cabelos coloridos. Atualmente há diversas ótimas linhas no mercado para todos os tipos de cabelos, e situações. A hidratação é outro ponto importante para que o cabelo continue forte, e com aspecto brilhoso e saudável.

A cor dos cabelos não deve ficar desbotada, e além disso manter a hidratação em dia é muito importante para que os fios não fiquem ressecado ou quebradiços.

Além disso, é preciso estar atento ao tempo de retoque, o ideal é que seja feito a cada 60 dias, mas para quem deseja um efeito com uma raiz mais natural isso pode ser feito a cada 90 dias.

E se você gostou de saber como fazer luzes no cabelo, continue conferindo as dicas exclusivas do site nos outros artigos.

Comentários do Facebook