Nós mulheres sempre estamos buscando formas de inovar e mudar o cabelo, já que o cabelo tem um papel importantíssimo no nosso visual, além de relação direta com a autoestima e é de longe o que mais chama atenção.

Tendência no mundo todo e até hoje faz o maior sucesso, principalmente em cabelo escuro, são as mechas! Aprender como fazer mechas no cabelo é ideal para economizar e dar aquela mudada no visual, quando der vontade.

Se estiver empenhada, você consegue os mesmo resultados do salão, em casa! Mas claro, mais do que aprender como fazer mechas no cabelo é necessário se atentar a essas dicas de cuidado com seu cabelo depois de um processo como esse.

Nós do Blog dos Cabelos preparamos um guia perfeito para você que quer aprender como fazer mechas no cabelo. Acompanhe esse artigo até o final que vamos responder todas suas dúvidas. Confira!

Passo a passo

Fazer mechas no cabelo não é difícil e dá pra fazer em casa! Mas devemos ter atenção para alguns detalhes. Prepare o ambiente para começar a atividade, se for no banheiro, tire tudo de cima da pia antes de começar e deixe somente o necessário. Aqui vai uma lista de materiais que você irá precisar.

  • Kit de descoloração.
  • Pincel.
  • Luvas.
  • Recipiente pequeno.
  • Tinta (se necessário).

Os kits de descoloração são normalmente compostos por água oxigenada e pó descolorante. O Kit Power Blond Descoloração da Forever Liss por exemplo é um desses que acompanham esses dois produtos.

Pincel e luva podem ser aqueles convencionais encontrados em lojas especializadas. E um recipiente pequeno também, mas atenção, procure um que não tenha sido usado, muito menos que será usado para outras finalidades depois.

A Valery Cosméticos tem uma variedade bem legal e baratinha de kits de pintura com pincel, luva, proteção de ombros, tocas, pente e até papel alumínio!

Cuidados

Antes da ação, fique atenta com essas dicas. Você deve ter em mente é que o cabelo não devem ter passado por outros processos químicos anteriormente, como alisamentos e relaxamentos, por exemplo! A ação da água oxigenada usando para descolorir a mecha pode deixar o seu cabelo bem mais ressecado, fraco e quebradiço, por isso recomendamos esperar alguns meses antes de descolorir.

Não podemos deixar de citar que escolher produtos de qualidade é essencial para um bom resultado! Procurar por lojas especializadas, dicas da internet, e boas vendedoras podem te ajudar nessa escolha. Quando se trata da saúde e resultado final do seu cabelo não pense somente na economia.

Além disso, é preciso tomar cuidado com suas roupas e com a sua pele, a água oxigenada é agressiva em contato com a pele. Coloque uma toalha sobre os ombros e utilize luvas antes de entrar em contato com o produto. Muita atenção com os olhos também.

Prática

Agora que já está ciente dos cuidados pré mechas vamos começar! A técnica é, prepare o descolorante, geralmente há todos as instruções no produto de como fazer isso da melhor forma, siga as orientações de cada produto com muito critério. Normalmente é em média 20 minutos.

Depois de preparar o descolorante, coloque-o em um recipiente onde o pincel possa ser molhado facilmente. O cabelo deve ser dividido em quatro partes, utilize grampos ou mesmo elásticos para isso. Depois é hora de começar aplicando o descolorante em seu cabelo.

Nesse momento é preciso ter cuidado e manter uma distância de pelo menos 0,5 cm da raiz, e passar o produto a partir das pontas em mechas mais finas. Lembrando que quanto mais finas suas mechas, mais natural será a sua cor.

Se você fizer o tipo de mechas muito grossa o efeito pode ficar bem marcado, ou mesmo parecido com uma zebra. Nesse caso, você terá um trabalho redobrado para arrumar a cor (as vezes precisando ir ao salão) ou mesmo cortar boa parte do cabelo. Preste atenção, menina!

Depois de fazer tudo isso o ideal é esperar o tempo indicado pelo fabricante do produto que usou. É importante ir sempre olhando o cabelo para ter certeza que as mechas não vão clarear muito. É válido também, tirar o produto antes de clarear demais.

Se a cor não ficar como você esperava, você pode fazer mais uma vez para refazer e esperar mais tempo. E claro, é interessante lembrar que depois de todo o processo as mechas podem ir clareando com a exposição ao sol, com o uso de shampoos específicos, outros.

Há ainda a possibilidade de aplicar um tonalizante no processo, ele serve mais para misturar as mechas com o resto do seu cabelo, mas não é obrigatório.

Depois disso, lave os cabelos muito bem para que todo o produto seja retirado! E lembre-se, todo esse processo pode ressecar o seu cabelo. Por isso, um tratamento com óleos capilares ou máscara de hidratação pode ser o ideal para a manutenção e valorização de um cabelo com mechas.

Depois de lavar, pode acontecer de algumas mechas não ficarem na tonalidade desejada, isso acontece bastante em cabelos pretos. Nesse caso será necessário pintar as mechas, procure tons mais claros em relação a cor natural do seu cabelo e pinte somente as mechas.

Comentários do Facebook