Nós já contamos como você pode fazer luzes no cabelo em casa. Agora, se você é #teammechas e quer saber como fazer mechas no cabelo, esse post é pra você!

Fazer mechas no cabelo é um jeito ideal de mudar o visual e dar vida aos fios! Várias tendências como o ombré air, balayage, as californianas, luzes só no contorno do rosto surgem a cada temporada. Se quando o assunto é mechas no cabelo você ainda tem dúvidas, é só continuar acompanhando esse post!

Como escolher a cor das mechas no cabelo

O segredo é observar o tom de pele e o fundo do cabelo. Se você gosta de um efeito mais natural, a dica é evitar o contraste chamativo entre o rosto e a raiz escura. Para fazer isso, é importante analisar o tom de pele e, principalmente, a cor base do seu cabelo. O indicado é que as luzes sejam feitas até 3 tons mais claros que a cor base dos fios. A cor base pode ser a sua coloração natural ou a cor que os seus fios estão no momento, caso sejam tingidos.

Vamos começar?

Antes de tudo: analise seu cabelo

Se você quer garantir um resultado digno dos salões de beleza, é importante fazer uma avaliação sincera do seu cabelo. É super importante saber se os seus fios estão saudáveis e hidratados, já que os procedimentos químicos podem deixar as madeixas mais frágeis.

Se você tem algum outro procedimento químico nos fios, o cuidado deve ser redobrado. Nesse caso, é super importante esperar pelo menos um mês antes de fazer as mechas no cabelo. Além disso, o teste de mecha é ainda mais importante nesses casos.

Como fazer o teste de mecha?

Fazer o teste de mecha é muito simples. Basta aplicar o produto em uma pequena parte do cabelo, seguindo as instruções do fabricante, conforme o tempo de ação. Mas atenção, o ideal é escolher uma mecha interna, da parte de trás dos cabelos. Assim, caso a química não seja compatível com o cabelo, os fios poderão ser cortados e a mecha não ficará aparente.

Fique atenta se sentir coceira, irritação ou qualquer outro tipo de reação. Nesses casos, não reaplique o produto nos fios, combinado? Se estiver tudo certo, você está liberada para fazer suas mechas no cabelo!

Passo a passo

  1. Com os cabelos sem lavar, penteie-os para trás. A oleosidade natural dos fios ajuda a proteger as madeixas durante o processo. Por isso, o ideal é que os fios estejam sem lavar há um ou dois dias antes de fazer as mechas no cabelo.
  2. Aplique um pouco de talco na touca de silicone para facilitar o processo. Ajuste bem a touca, sem deixar folgas. Amarre em um rabo de cavalo os fios que ficaram para fora.
  3. Com o auxílio de uma agulha de crochê, puxe as mechas finas pelos buracos da touca. Repita a operação em toda a cabeça.
  4. Em um recipiente plástico, adicione a água oxigenada (30 volumes) e o pó descolorante, na proporção de 2:1 e misture bem.
  5. Com a ajuda de um pincel, aplique a mistura nos fios, da raiz às pontas. Se você quiser um resultado mais natural, comece a aplicar a mistura 3 dedos depois da raiz.
  6. Espere agir por cerca de 20 minutos. Atenção: não deixe por muito tempo a mistura no cabelo. Fazer isso pode implicar na quebra dos cabelos ou deixá-los com um afeito “emborrachado”.
  7. Lave a mistura com shampoo e condicionador. Depois disso, aplique um tonalizante da cor escolhida, conforme as instruções da embalagem.
  8. Por fim, aguarde o tempo de pausa indicado, lave e condicione os fios na sequência. Só depois retire a touca de silicone, com cuidado. Depois, seque os fios como de costume.

Prontinho, você estará desfilando com suas mechas no cabelo!

Cuidados depois de fazer mechas no cabelo

Hidrate, hidrate e hidrate!

Como todo tratamento químico, fazer mechas no cabelo danifica os fios, deixando-os mais frágeis e danificados. Para evitar isso, a hidratação deve ser sua nova BFF! O ideal é que a frequência de hidratações seja de pelo menos uma por semana. Assim, seus cabelos não correrão o risco de ficarem secos, com pontas duplas e cheios de frizz. Além das hidratações semanais, faça uma hidratação turbinada uma vez por mês, ou a cada 15 dias, conforme sentir necessidade.

Água quente? Nem pensar!

Na hora de lavar as madeixas, use sempre água fria ou morna. Isso evitará que seus fios abram e fiquem menos resistentes, além de ressecados. Além disso, a água quente também remove a camada de proteção natural dos fios e, de quebra, faz com que ele fique com aspecto mais oleoso.

Os produtos certos fazem toda a diferença!

Cada tipo de cabelo precisa de cuidados diferenciados. Com as pessoas que têm mechas no cabelo isso não seria diferente. Por isso, para que as mechas mantenham sempre uma cor bonita e vibrante, usar os produtos certos faz toda a diferença. Além disso, os produtos específicos para cabelos quimicamente tratados repõe os nutrientes que os fios precisam!

Leave-ins e protetores térmicos = amor!

O uso de ferramentas de calor danifica os fios quando feito sem proteção. Além disso, agentes externos como poluição e os raios UV deixam os cabelos desgastados e danificados. Por isso, o uso contínuo dos leave-ins e dos protetores térmicos se faz necessário. Esses produtinhos são essenciais na hora de manter a umidade natural dos fios, evitando que eles fiquem desidratados ou queimem com o excesso de calor.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook