Nós mulheres estamos sempre querendo que nossos fios cresçam mais rápido, por inúmeros motivos como: enjoar do cabelo curto, querer um visual para uma ocasião especial, desfazer um corte que não ficou muito legal  ou voltar a ter a cor original.

Seja qual for o motivo, há sempre métodos que podem ajudar os fios a crescerem mais rápido e de forma natural. Nossos cabelos crescem em uma velocidade padrão mas há sempre alternativas práticas para fazer  no dia a dia.

Para isso, será necessário adotar novos cuidados, evitando alguns hábitos que retardam o crescimento natural sem que isso afete a saúde do seu cabelo. Confira aqui no Blog dos Cabelos algumas dicas vitais para fazer seu cabelo crescer mais em 1 semana.

Massagem com óleo capilar

A primeira dica é utilizar óleos naturais como o óleos de coco, oliva, jojoba e argan para fazer uma massagem nos fios de cabelo. A massagem feita com esses óleos vai garantir a saúde do seu couro cabeludo e proporcionar o crescimento dos seus fios, sem que eles fiquem desidratados, pois esses óleos são usados primeiramente para manter a umectação e a hidratação dos fios.

Para massagear o couro cabeludo com os óleos capilares você deve deve esquentar o óleo escolhido em uma tigela. Não se esqueça de fazer um teste antes de aplicar, para ver se não está muito quente. A temperatura ideal é só um pouco mais quente que a temperatura ambiente, para que o óleo fique com um aspecto mais líquido. Use a ponta dos dedos para espalhar o óleo no couro cabeludo, fazendo movimentos circulares e lentos, como uma massagem mesmo. Se preferir use luvas, mas nunca pente ou escova, deixe para aplicar o produto com as mãos.

Recomendamos uma massagem de 3 a 5 minutos. Depois deixe o óleo agindo por até 30 minutos. Para finalizar, lave normalmente os fios com um shampoo de sua escolha. Como seu cabelo foi hidratado com óleos é normal que você precise usar muito mais shampoo do que está acostumada para retirar totalmente o aspecto oleoso do cabelo, talvez seja necessário mais que uma lavagem. Os óleos capilares foram confeccionados para hidratar profundamente os fios, mas como isso fará seu cabelo crescer mais? Raízes secas, desidratadas e desnutridas tendem a retardar o crescimento dos cabelos e essa prática de lavar o cabelo com óleos vai nutrir profundamente suas raízes fazendo com que seu cabelo cresça mais rápido e mais saudável. Os resultados são visíveis em uma semana.

Máscara capilar

As máscaras capilares são produtos feitos com uma seleção de óleos e vitaminas desenvolvidas para nutrição capilar, assim como vimos acima, é importante ter o seu cabelo bem hidratado para que ele cresça mais rapidamente.

As máscaras devem ser usadas 1 ou 2 vezes na semana, devido a sua fórmula mais concentrada. Além de cuidar do seu cabelo, ela vai estimular todo o crescimento dos folículos capilares. Você pode o fazer a sua própria com óleos natural de plantas e frutas ou comprar uma em loja de cosméticos.  A vantagem de comprar as máscaras com relação aos óleos separados é que na máscara os óleos veem na proporção certa que normalmente são difíceis de encontrar separados.

Mas se você quer fazer uma máscara capilar em casa, aqui vai uma receitinha TOP! Você vai precisar de:

  • 1 xícara de óleo de coco.
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.
  • 1 colher de sopa de óleo de macadâmia.
  • 1 colher de sopa de óleo de jojoba.

Misture tudo e coloque sua receita caseira em um pote de vidro. Ponto! Sua máscara capilar caseira está pronta! Recomendamos que a aplicação seja com o cabelo úmido, pode ser antes de lavar mesmo, já que é necessário lavar o cabelo após a aplicação.

Enxágue com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto bem baratinho e eficaz na limpeza do cabelo. Com o uso do vinagre de maçã você evita que seu cabelo carregue resíduos de outros produtos, como óleos, cremes e até da poluição absorvida no dia a dia.

Se você lava seu cabelo todo dia, pare imediatamente, já vamos te explicar o porque. Dessa forma, você pode o utilizar o vinagre de maçã nos dias que não passar shampoo para que ele fique bem limpo e saudável. Afinal, cabelos sujos também não crescem como deveriam, a oleosidade natural dos nossos cabelos é para proteção e não para hidratação. Você pode misturar duas colheres de sopa de vinagre em uma xícara de água. E para aplicar, passe a solução em todo o cabelo, para depois enxaguar. O cheiro que fica um pouco forte no começo, mas logo sai. Manter seu cabelo limpo todos os dias pode também estimular o seu crescimento capilar.

Passando shampoo 2 ou 3 vezes durante a semana

Como vimos na dica do vinagre, não lave seu cabelo com shampoo todos os dias. Os shampoos comercializados são carregados de uma substância matadora de cabelos chamada sulfato. O sulfato é um agente presente em todos os detergentes e sabonetes.

O uso excessivo de shampoos com sulfato causa queda de cabelo e impede seu crescimento. O mercado hoje possui opções de shampoos sem sulfato em um tratamento conhecido como Low Poo e No Poo. Clique aqui para ler o guia definitivo do Blog dos Cabelos sobre essa prática.  Por esse motivo, recomendamos que você lave seu cabelo de 2 a 3 vezes por semana. Diminuindo a quantidade de vezes que lava o cabelo na semana, você reduzirá a quantidade de sulfato absorvida pelas raízes. 

Passe condicionador toda vez que tomar banho

Já ouviu falar em Co-wash? Co-wash é quando usamos condicionador (que também tem sulfato mas em menores quantidades) para lavar o cabelo ao invés de shampoo. Por ter menos sulfato em sua composição, ele agride menos os cabelos.

O condicionador deve ser passado em todas as lavagens, ele vai ajudar a repor os lipídios e as proteínas nas hastes capilares. Isso fará com que o crescimento do seu cabelo seja estimulado. O Blog dos Cabelos também preparou um guia definitivo sobre essa técnica, clique aqui e conheça!

Água fria ao final do banho

Água fria é benéfica pro cabelo  e também para a pele. Antes de terminar de enxaguar seu cabelo, deixe o chuveiro gelado e termine de enxaguar com água fria. A água fria sela a cutícula do couro cabeludo fazendo com que seus penteados fiquem mais estáveis e duráveis. É muito importante enxaguar todo o cabelo com água fria depois de passar o condicionador, pois ela remove o condicionador com mais facilidade. Além disso, esse truque também vai ajudar a manter a hidratação e estimular  o crescimento capilar.

Não cubra o cabelo molhado com toalha, esse hábito da toalha é algo comum na vida de muitas mulheres. Mas se quer ver seu cabelo crescer em uma semana, é hora de parar com essa prática. A toalha molhada em volta do cabelo deixa ele úmido e abafado por mais tempo, além de quebradiço e isso não ajuda no crescimento. Mas também não durma com ele molhado. Seque sempre com o secador!

Essas dicas certamente farão seu cabelo crescer mais em 1 semana, aproveite os resultados! Gostou do texto? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

Comentários do Facebook