Lavar o cabelo é um passo super simples e importante na hora de manter a saúde dos fios. Entretanto, muitas mulheres ainda cometem erros durante esse processo. Quer saber como lavar as madeixas do jeito certo? Então continue lendo esse post!

A temperatura da água para lavar o cabelo

Muita gente ainda lava o cabelo com água quente, mesmo sabendo dos prejuízos que ela pode causar aos fios. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a lavagem não deve ser feita apenas com água fria.

Para facilitar a retirada da oleosidade dos fios e deixá-los bem limpinhos, o ideal é lavar o cabelo com água morna. Essa temperatura meio termo ajuda a limpar os fios, sem danificá-los ou ressecá-los.

Dica: para dar um up no brilho, faça o último enxágue dos fios com água fria. Isso ajudará a selar as escamas do fio, mantendo as madeixas hidratadas e com brilho!

A ordem certa dos produtos

Cada produto tem uma função específica, por isso, a ordem de aplicação influencia (e muito) na hora de lavar o cabelo. A ordem correta de aplicação dos produtos é: shampoo – máscara – condicionador. 

  • Shampoo: responsável por desengordurar o couro cabeludo e limpar os fios, preparando-os para o tratamento.
  • Máscara: nutre, hidrata e repõe os nutrientes que os cabelos perderam.
  • Condicionador: sela as escamas dos fios, mantendo as proteínas e o tratamento nos fios. 

Como aplicar o condicionador

Na hora de lavar o cabelo, não podemos esquecer do condicionador. Entretanto, ele não deve ser aplicado na raiz do cabelo. Isso porque ele pode contribuir para o aumento da oleosidade do couro cabeludo. Para evitar esse problema, a solução é super simples! Basta aplicar o condicionador apenas no comprimento e nas pontas do cabelo.

Além disso, é super importante retirar todo o produto na hora de lavar o cabelo. Quando não removemos o produto por completo, o cabelo fica com um aspecto pesado e oleoso, além de ficar sem brilho. 

Passo a passo para lavar o cabelo do jeito certo

  1. Molhe os cabelos com água morna ou fria
  2. Depois, aplique uma pequena quantidade de shampoo nas mãos. Massageie bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Atenção: não use as unhas durante esse processo.
  3. Enxágue bem, sem deixar resíduos.
  4. Caso deseje uma limpeza mais profunda, repita o processo.
  5. Se for aplicar alguma máscara de tratamento, a hora é agora! Aplique a quantidade certa para enluvar os fios. Mas lembre-se, apenas passe a máscara no comprimento e nas pontas. Deixe o produto agir conforme o tempo indicado na embalagem.
  6. Novamente, enxágue bem, sem deixar resíduos. 
  7. Depois, aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, nunca na raiz!
  8. Deixe o produto agir pelo tempo indicado no rótulo. 
  9. Por fim, enxágue bem com água fria, removendo todo o produto. 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 🙂

 

Comentários do Facebook