Quem possui os cabelos coloridos sabe muito bem que é como é constante a manutenção das cores, ainda mais se você tiver tingido os cabelos com tons mais avermelhados. Se você tem as madeixas ruivas, ou quer ter, precisa tomar alguns cuidados para manter a cor. Se você quer saber todas essas diquinhas e cuidados para manter a cor dos cabelos ruivos, continua lendo esse post que vamos te contar tudo!

Cuidados para manter os cabelos ruivos

Antes de tudo, se você quer mudar a cor dos seus cabelos, o ideal é buscar por um profissional de sua confiança. Isso vai garantir que o seu cabelo ruivo fique incrível e no tom certo pra você! Feito isso, depois de sair do salão, alguns cuidados devem ser tomados para manter a cor e a saúde dos fios ruivos.

Um dos maiores inimigos dos cabelos vermelhos é, sem dúvidas, o sol. Mas existem outros fatores que contribuem (e muito!) para o desbotamento dos fios. O cloro, a água quente, água do mar e o shampoo antirresíduos são alguns dos itens que entram na nossa listinha dos que devem ser evitados. Todos esses fatores prejudicam a manutenção e a duração da tinta. Mas esses problemas são facilmente resolvidos com alguns cuidados simples! Vem conferir!

1 – Evite lavar os cabelos ruivos todos os dias

A lavagem excessiva dos cabelos ruivos pode retirar a camada natural de hidratação das madeixas, deixando-as ressecadas e quebradiças. O cabelo ruivo tem uma tendência natural de desbotar e perder brilho. Lavar o cabelo ruivo todos os dias faz com que esse processo seja acelerado.

2 – Água quente nem pensar!

Uma diquinha bem simples, mas que a maioria das pessoas esquece ou ignora, é a de não lavar os cabelos ruivos com água quente. A água quente, além de aumentar a oleosidade da raiz, abre as cutículas dos fios, deixando-os opacos, desbotados e frágeis. Por isso, sempre que possível, lave o cabelo ruivo com água morna ou fria.

3 – Use os produtos certos!

Usar os produtos certos é importante para todo mundo. Mas, se você tem cabelo ruivo, esse cuidado se faz ainda mais necessário para manter o cabelo sempre lindo e saudável. Os produtos que são desenvolvidos especialmente para os fios tingidos, possuem agentes capazes de diminuir o desbotamento, nutrir e hidratar os fios, além de deixá-los com a cor mais vibrante.

4 – Mantenha o shampoo antirresíduos longe dos cabelos ruivos

O shampoo antirresíduos também tira a tinta do cabelo. Opte sempre por produtos com pigmentos vermelhos, que são específicos para os cabelos ruivos e que tenham silicone na fórmula.

5 – Hidratação? Sim, por favor!

A tintura, naturalmente, resseca os fios, o que faz com que o desbotamento aconteça com maior facilidade. Por isso, a hidratação é fundamental para manter a cor dos fios. Ela é usada como técnica de manutenção da cor, porque envolve os fios com nutrientes, evitando que os fios desbotem e que fiquem com aquele efeito “espigado”. A dica é: a cada 15 dias, faça uma hidratação com tonalizante, para manter a cor e o brilho dos fios. Isso ajuda a selar a cutícula dos cabelos, o que faz com que a cor dos cabelos ruivos dure por mais tempo.

6 – Proteja os cabelos ruivos do sol

Os raios UV são extremamente prejudiciais aos cabelos ruivos. A exposição excessiva ao sol deixa os fios mais opacos. Isso acontece porque os raios solares oxidam os cabelos ruivos e provocam alteração na cor dos fios, deixando aquele efeito “alaranjado”. Por isso, invista em produtos capilares que tenham proteção contra os raios UV.

Matização dos fios ruivos

Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, não são só os fios loiros que precisam passar pelo processo de matização. Cabelos ruivos e acobreados também precisam passar por esse processo, para se manterem sempre lindos e vibrantes! Por isso, invista em um bom matizador. O processo de matização é indicado pra todas as mulheres que pintaram, ou descoloriram, as madeixas. O matizador tem a função principal de manter a cor dos fios por mais tempo. Ele pode, e deve, ser inserido na sua rotina de cuidados com os cabelos ruivos.

A matização não danifica os fios, muito pelo contrário! Ela é super necessária para tornar a cor das madeixas ainda mais vibrantes e protegida de fatores externos como o sol, a poluição, a água do mar e da piscina. Para esse processo, procure sempre usar produtos de qualidade. Isso ajuda a manter os fios saudáveis e a cor por mais tempo.

E o tonalizante?

Falando em pigmentos, não poderíamos deixar de falar do tonalizante! Como o cabelo ruivo desbota com maior facilidade, pode ser prejudicial tingir as madeixas toda vez que a cor começar a desbotar, já que ela resseca ainda mais os fios. Para isso, o tonalizante é uma ótima opção! Por não conter amônia, ele conserva e uniformiza a cor. Se combinado com uma máscara de tratamento, ele ainda deixa os fios super macios e hidratados!

 

Agora que você já sabe de todas essas dicas, está pronta para deixar os seus fios ruivos ainda mais lindos e vibrantes?

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook