Ter o cabelo colorido é a vontade de muitas pessoas e as tendências não param: são vários estilos e cores, uma mais linda que a outra. Os estilos galáxia, arco-íris, pena de pavão e até melancia são alguns dos que fazem sucesso até hoje.

As manas que se jogam com tudo nas cores sabem do trabalho que as madeixas coloridas dão no dia a dia. Por isso, para mantê-las bonitas e saudáveis, uma série de cuidados são necessários. Assim, separamos algumas dicas para você que farão toda a diferença na durabilidade e na intensidade da cor do seu cabelo.

Consulte um especialista

Para as que nunca pintaram as madeixas, o indicado é consultar um especialista em coloração. Assim, é garantido que você atinja o resultado que deseja sem danificar o seu cabelo. Procure indicações e busque por profissionais que trabalham com cores fantasia para te ajudar a chegar no resultado perfeito.

Hidratação é indispensável!

Mesmo antes de pintar as madeixas, procure fazer uma hidratação power em casa ou no salão, uma semana antes. A descoloração deixa o cabelo seco e tira as proteínas naturais dos fios. Por esse motivo, hidratar as madeixas é fundamental para que o pigmento fixe nos fios e reponha todos os nutrientes necessários. É por isso que manter uma rotina de tratamento após pintar o cabelo também é essencial. Assim, você melhora a retenção de nutrientes e pigmentos, e mantém o cabelo radiante e sedoso.

Faça o teste de mecha

Antes de realizar qualquer química no cabelo faça um teste de mecha! A descoloração nos cabelos escuros é inevitável e agressiva para os fios. Por isso, fazer o teste é super importante. Assim, você consegue ter certeza que o seu cabelo irá resistir ao procedimento. Caso o teste de mecha não dê certo, o recomendado é procurar um especialista para realizar os tratamentos necessários. 

Lave o cabelo colorido com menos frequência

Tente não lavar as madeixas com tanta frequência, pois isso faz com que a coloração desbote mais facilmente. Os cabelos coloridos ficam mais secos e não precisam de tantas lavagens como antes. Se for necessário, procure utilizar um shampoo seco para absorver o excesso de oleosidade e revitalizar os fios.

Outro fator importante é a temperatura da água. A água quente resseca os fios, além de deixar o couro cabeludo mais oleoso e acelerar o desbotamento da cor. Por esse motivo, procure lavar as madeixas com água morna e finalizar com água fria. Isso porque a água fria alinha as cutículas e deixa as madeixas mais brilhosas. Além do mais, ajuda a selar as cutículas que mantém protegidos os nutrientes do interior da fibra capilar.

Sol, água do mar e piscina

A água, no geral, é um dos principais dilemas do cabelo colorido. Por esse motivo, evite mergulhar no mar e na piscina frequentemente. Pois, não só o sal como também o cloro, se acumulam na fibra capilar e colaboram com o desbotamento. Assim que tomar um banho de mar ou piscina, lave as madeixas com água limpa para evitar esse acúmulo de resíduos.

O sol também é outro fator principal que colabora com o desbotamento da cor das madeixas. Por isso, o uso de produtos capilares com fator de proteção UVA e UVB é essencial. Após a aplicação de protetores térmicos, lave as madeixas normalmente para evitar o acúmulo desnecessário de resíduos.

Além disso, vale usar e abusar de chapéus, bonés e lenços quando estiver exposta ao sol.

Use produtos para o seu cabelo colorido

A dica é básica mas muito importante: use produtos específicos para cabelos coloridos. Escolha fórmulas que retire as impurezas e resíduos sem remover os pigmentos e que sejam mais hidratantes. Esses produtos têm um pH mais ácido que fecha as cutículas, o que faz com que o pigmento dure por mais tempo.

Proteja seu cabelo colorido do calor

As ferramentas de calor como secador, chapinha e babyliss devem ser usadas com muito cuidado. Esses aparelhos liberam altas temperaturas para modelar a textura dos fios, em contrapartida acabam danificando as cutículas da fibra, provocando ressecamento e facilitando o desbotamento. 

A dica é evitar o uso excessivo dessas ferramentas. Mas, se for preciso, prepare as madeixas antes com um protetor térmico voltado para cabelos coloridos. Evite também segurar a mesma mecha no aparelho por muito tempo para não queimar os fios.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos!

Comentários do Facebook