Na hora de pentear o cabelo cacheado, alguns cuidados devem ser tomados para não correr o risco de quebrar os fios ou desmanchar os cachos. Os cachos podem desfazer-se com facilidade e toda a estilização feitas nos fios ir por água abaixo. Para saber mais sobre como pentear o cabelo cacheado e quais as melhores técnicas de como desembaraçar os fios, confira o guia que o Blog dos Cabelos preparou para você cuidar com carinho das suas madeixas e arrasar no look!

Cabelos cacheados e crespos

Os cabelos cacheados e crespos tem a tendência de ficarem mais secos em sua extensão. Por isso, o ato de penteá-los também pode contribuir para levar um pouco da oleosidade da raiz do fios e do couro cabeludo para as pontas do cabelo. 

A estrutura dos cabelos cacheados e dos crespos é diferente. Os cabelos cacheados são parecidos com molas e possuem ondulações em formato de S. Na estrutura capilar, quanto mais a queratina for distribuída na parte interior do córtex dos fios, mais chances o cabelo tem de obter uma aparência lisa. Já se não existe uma distribuição da queratina de maneira regular, a tendência é que o cabelo forme cachos.

Os cabelos crespos crescem paralelamente à raiz e podem perder até 75% do volume dos fios quando molhados. Eles possuem as estrutura mais seca e com formato e diâmetro dos cachos mais estreitos, parecido com um parafuso. O corte do cabelo crespo precisa colaborar para transmitir o verdadeiro volume dos fios, além de estilizá-los. 

Cuidados com os cabelos crespos e cacheados

O modelo dos cachos dos cabelos deve ser levado em conta na hora de cuidar do cabelo. Existem os cachos mais ondulados, os cacheados mais soltos e os cabelos crespos. Por se tratarem de cabelos mais sensíveis, as hidratações e umectações capilares devem fazer parte da rotina do cronograma capilar. 

Investir em produtos compostos por óleos vegetais e manteigas podem garantir o brilho, a hidratação e sedosidade dos fios. Procure por produtos capilares que em sua formulação tenham: manteiga de murumuru, manteiga de abacate, manteiga de karité ou manteiga de cupuaçu. Para quem gosta de óleos naturais uma boa dica é procurar por produtos que tenham em sua formulação o óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de abacate. óleo de jojoba ou o óleo de ojon.

Agora que você já conhece um pouco melhor a respeito do tipo e da estrutura dos fios, chegou a hora de conferir as nossas dicas e cuidados importantes  na hora de desembaraçar as madeixas. 

Como pentear os cabelos cacheados e crespos

  • Dica 1: no momento que for desembaraçar os fios, não use escova ou pente. use os dedos para tirar os nós que existirem nas pontas e vá subindo delicadamente, desembaraçando mecha por mecha.
  • Dica 2: aproveite a hora do banho para desembaraçar as madeixas. Antes de começar o banho, aproveite para fazer uma hidratação profunda nos fios, e deixe-os cobertos por uma touca. O vapor do chuveiro irá ajudar a potencializar a hidratação dos fios, e você notará a diferença assim que retirar o produto do cabelo.
  • Dica 3: sempre utilize shampoo sem sal e misture um pouco do shampoo com o condicionador. Desta forma, você irá limpar os fios e ainda hidratá-los para facilitar no momento que for pentear as madeixas.
  • Dica 4: se você for desembaraçar os cabelos enquanto ele estiver úmido ou molhado, escolha utilizar pentes com dentes mais largos, e nunca force os fios para não correr o risco de quebrá-los.
  • Dica 5: creme para pentear é indispensável para os cabelos cacheados ou crespos. Você pode usar um leave-in também para auxiliar na hora de pentear os cabelos. Dê preferência para produtos com uma textura mais leve e apropriado para o seu tipo de cabelo.

Agora que você já conhece as nossas dicas para manter os cabelos crespos e cacheados saudáveis e bem cuidados, aproveite e conta pra gente aqui nos comentários o que achou das dicas ou se já testou nos seus cabelos. Até o próximo post!

Comentários do Facebook