Platinar os cabelos é uma daquelas tendências que entrou dentro do universo dos cabelos para nunca mais sair. Pode parecer difícil platinar o cabelo em casa, mas é possível fazer tudo por conta própria. Entretanto, para realizar esse processo em casa, são necessários alguns cuidados.

Se o seu desejo é aprender como seus fios podem ter um aspecto saudável, mesmo depois de platinados, e como esse processo pode ser feito por você, continue nesse artigo!

Antes de platinar os cabelos

Como foi mencionado, saber como platinar o cabelo exige uma série de cuidados, começando pelos cuidados de antes do processo. A primeira coisa que deve ser feita é um fortalecimento dos fios. Por isso, se você já pensa em fazer essa técnica, comece com os cuidados cerca de 30 dias antes.

Antes de tudo, comece com um teste de porosidade. Isso é fundamental para saber se o seu cabelo está forte o suficiente para passar pelo processo. Caso as suas madeixas estejam danificadas, cogite fazer um cronograma capilar para reparar os fios antes de realizar o procedimento.

Se você for do time das de cabelo cacheado ou crespo, não use nenhum finalizador um dia antes de descolorir os fios. Isso porque os cremes para pentear, ativadores de cachos, pomadas e sprays dificultam na hora do clareamento.

Além disso, se as suas madeixas forem escuras, será necessário remover esses pigmentos do fio. O processo chama–se decapagem. A decapagem pode ser feita no salão para o resultado ser mais rápido. Não costuma ser tão caro como platinar, e você vai garantir uma cor mais clara para iniciar o seu processo. Se você não fizer esse processo, provavelmente a cor platinada não vai ficar como deseja, pelo menos não na primeira vez, e isso pode danificar os seus cabelos, uma vez que será necessário realizar o procedimento por mais de uma vez.

Pode parecer até mentira, mas antes de platinar o cabelo é interessante deixá-lo sujo! Mas calma, só de um dia para o outro, já que a oleosidade pode funcionar como uma proteção para o couro cabeludo. Por isso já marque o dia que vai fazer o platinado e fique sem lavar no dia anterior. Lembre-se que, quanto menos química tiver no seu cabelo no momento de platinar, maiores serão as chances de conseguir a cor dos sonhos e em menos tempo.

Durante o processo

Para platinar o cabelo não tem muito segredo. O que vai garantir mesmo que os fios fiquem como você quer é todo o processo do antes e depois. Para aplicar a cor é realmente muito simples! Você deve começar separando o seu cabelo em quatro partes. Primeiro de orelha à orelha e depois da testa até a nunca. Fazer isso requer atenção para garantir que a separação está sendo feita de forma correta. 

Depois, é hora de colocar a tinta escolhida com o tom platinado! Lembre-se de conferir no rótulo o tempo que o produto deve ficar em contato com o cabelo. Isso vai depender do tom escolhido e de outros aspectos, como o fabricante.

Deixar o produto por mais tempo não vai deixar seu cabelo mais claro. Pelo contrário, isso pode atrapalhar o resultado. Depois de tirar a tinta, é hora de lavar e matizar o seu cabelo com shampoo próprio para isso. Essa última parte é um segredinho que pode fazer muita diferença quando o assunto é o resultado da tintura.

Enfim, platinada!

Depois é hora de cuidar da cor e da hidratação para ter o cabelo platinado e bonito. Quanto à cor, o segredo é passar a cada 15 dias um shampoo para desamarelar e garantir que a coloração fique do jeito que você deseja, sempre bem platinada.

A hidratação específica para quem utiliza tintura também é importante, isso vai ajudar a restaurar e fortalecer os seus fios. Essa hidratação deve ser feita também pelo menos a cada 15 dias para garantir bons resultados. Quem tem cabelo platinado deve ter alguns cuidados extras como: evitar sol, vento, mar e piscina. Isso vai fazendo com que o cabelo deixe de brilhar.

Outro cuidado que você deve ter é com secadores e chapinhas. Nunca se esqueça de passar produtos termo protetores. Esses acessórios danificam o cabelo por si só, mas quando o cabelo é platinado isso pode ficar ainda mais evidente.

Uma dica para quem deseja ir retocando a cor do cabelo é sempre esperar ao menos seis meses. Menos que esse tempo o seu cabelo pode ir ficando mais ressecado, proporcionado até uma cor agradável, mas com um aspecto feio. Com certeza isso acaba não valendo a pena.

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook  e o nosso  Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook