Você sofre com cravos, espinhas e pele oleosa? Se você já tentou usar produtos para solucionar o problema da acne e mesmo assim não conseguiu, continue lendo o nosso post, pois vamos explicar mais sobre esse problema de pele que atinge pessoas de várias faixas etárias, e que, com os produtos certos, pode ser eliminado!

Como surge a acne?

A acne é uma lesão provocada pelo aumento da produção de sebo a partir das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade obstrui os poros e aumenta a proliferação de bactérias, resultando no que conhecemos como “cravos”. Quando ocorre a inflamação, chamamos de “espinhas”. Todo mundo tem acne, em maior ou menor grau. O que incomoda muitas pessoas é o excesso de cravos e espinhas que, se não cuidado, pode causar mais problemas, como dores e cicatrizes.

Esse problema é mais frequente na adolescência, principalmente no período da puberdade, devido à grande mudança hormonal. Entretanto, esse fator pode se prolongar por anos para algumas pessoas.

O que causa a acne?

Muitos fatores contribuem para o surgimento da acne. O mais famoso deles é o excesso de oleosidade na região. Entretanto, o aparecimento a acne é favorecido por fatores como:

  • Limpeza inadequada do rosto
  • Não remoção da maquiagem antes de dormir
  • Má alimentação
  • Estresse
  • Medicamentos

Não limpar o rosto corretamente e dormir com maquiagem provocam um acúmulo de sujeira e oleosidade na pele, o que favorece o surgimento da acne. O estresse e os efeitos colaterais de alguns medicamentos provocam mudanças hormonais no nosso corpo, que agrava ou motiva o aumento da oleosidade, piorando a quantidade de cravos e espinhas. Além disso, uma dieta não saudável, rica em gordura, doces e farina branca, estimula a produção de glândulas sebáceas, o que reflete no aumento da oleosidade da pele.

Medidas gerais contra a acne

  • Evite espremer a espinhas e os cravos, pois isso aumenta a inflamação nessas regiões.
  • Lave o rosto diariamente, preferencialmente com produtos específicos. Use sabonetes especiais para o rosto e lave-o, sempre, com delicadeza.
  • Evite a exposição excessiva ao sol, principalmente se você estiver usando medicamentos específicos para combater a acne.
  • Não durma de maquiagem! Isso impede sua pele de respirar, além de acumular sujeira nos poros.
  • Evite roupas apertadas ou muito quentes.
  • Sempre tome banho após os exercícios físicos.

Limpeza de pele: sua nova BFF!

A limpeza de pele é uma super aliada, principalmente, de quem sofre com acne. A maior vantagem desse procedimento é deixar o rosto renova, minimizando os sinais da acne. Além disso, por ter uma ação mais profunda, ela é capaz de remover as células mortas, desintoxicar a pele e controlar o excesso da oleosidade! Ela é ideal não só para quem está lidando com a acne, mas também pra quem quer prevenir que ela apareça.

Uma das maiores dúvidas sobre a limpeza de pele é pelo fato de ela contradizer a informação de que nunca devemos espremer cravos e espinhas. Porém, a explicação pra isso é muito simples: quando os profissionais realizam esse procedimento, eles têm produtos específicos para proteger o rosto e eliminar os cravos e espinhas da maneira correta. Por isso, nada de sair por ai espremendo suas espinhas sozinha! Isso deve ser feito apenas por profissionais, pra evitar maiores problemas.

Máscaras faciais e o combate à acne

Se você ainda não incluiu as máscaras faciais na sua rotina de skin care, esse é o momento! Além de super baratinhas, as máscaras faciais podem proporcionar vários benefícios para a pele com acne, já que reduz as espinhas e clareia as marcas deixadas pelas inflamações. Elas acalmam a pele, desobstruem os poros, absorvem a oleosidade e clareiam as manchas da acne. Porém, esses benefícios dependem dos ingredientes que compõem a sua fórmula.

Para quem tem a pele com tendência à acne, o ideal é apostar em máscaras faciais com seborreguladores, como as argilas brancas, que controlam a produção de sebo e matificam a pele. Agora, se você já sofre com cravos e espinhas, o ideal nesse caso é apostar em máscaras com o efeito peeling. Elas têm ingredientes que garantem um aspecto mais uniforme ao rosto. É importante se certificar que o produto também conta com ativos renovadores, como rochas vulcânicas, que agem como um peeling físico, removendo as células mortas e as outras impurezas.

A importância do protetor solar

Se você sofre com acne, não pode nem pensar em sair de casa sem antes aplicar o protetor solar. Os protetores com fórmulas oil free,  em gel, gel creme e fluido são os mais indicados para a pele oleosa, já que ajudam no controle do brilho e da oleosidade.

A exposição ao sol, sem protetor, é perigosa e tende a ressecar a pele, promovendo uma falsa sensação de melhora momentânea da acne. Os raios UV diminuem a imunidade da pele, o que pode causar uma maior proteção de sebo pela pele, para recuperar a hidratação perdida durante a exposição ao Sol, piorando as lesões da acne. Além disso, a exposição ao Sol sem os devidos cuidados, pode, inclusive, formar manchas na pele.

As reaplicações do protetor solar devem ser feitas a cada duas horas, ou em intervalos menores, caso você vá para a praia ou piscina, ou pratique uma atividade física que provoque suor excessivo.

ATENÇÃO: essas dicas não substituem a consulta com um dermatologista. Consulte sempre o seu profissional de confiança. Ele saberá quais os melhores produtos e tratamentos pra você.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades do Blog dos Cabelos! 😉

Comentários do Facebook