Você sofre com cravos, espinhas e pele oleosa do rosto? Se você já tentou usar produtos para solucionar o problema da acne e mesmo assim não conseguiu, nós temos uma ótima notícia para te dar! Ter a pele saudável, livre de manchas, espinhas e cravos é algo que todas as mulheres desejam. E para isso, existem alguns produtinhos maravilhosos que dão uma bela ajuda na hora de ficar com a pele perfeita. Continue lendo o nosso post, pois vamos explicar mais sobre esse problema de pele que atinge pessoas de várias faixas etárias, e que pode se tornar um verdadeiro incômodo na vida de qualquer pessoa.

Como surge a acne?

O processo de formação da acne, dos cravos e o fato de possuir pele oleosa atinge muitas vezes pessoas no período da adolescência, por conta da intensificação hormonal característica desta fase da vida. Mas a acne pode se prolongar até a vida adulta.

A busca de um dermatologista por pessoas acima dos 20 anos para solucionar problemas de acne cresceu bastante nos últimos anos. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 56% dos brasileiros são afetados pela acne na fase adulta. Entre eles, estão mulheres de 20 e 40 anos.

Se você faz parte dessa estatística e quer dar adeus aos famosos cravos e espinhas, ter uma pele limpa, renovada e revigorada, saiba que existem produtos que podem te ajudar bastante a conseguir esses resultados. A acne é um processo de produção de sebo por glândulas microscópicas da pele: as chamadas glândulas sebáceas. Essas glândulas secretam uma matéria oleosa, que é o sebo.

O sebo é constituído por lipídios, tais como os triglicerídeos, ácidos graxos e colesterol. Essa substância é responsável por evitar o ressecamento da pele, impedir a perda de água e além disso, manter a pele lubrificada. Outro ponto interessante, é que o sebo ainda é responsável por promover uma leve ação bactericida na pele. Presente na maior parte do nosso corpo, com exceção das palmas das mão e das solas dos pés, os locais de maior incidência das glândulas sebáceas concentram-se nas regiões do rosto, tórax e também nas costas.

Muitas pessoas acabam desenvolvendo maior quantidade de espinhas e cravos nessas regiões do corpo. Um dos motivos é colonização por bactérias e a inflamação, que provoca o surgimento de uma lesão característica da acne e da pele oleosa.

A secreção oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, em conjunto com células mortas, atravessa os folículos pilosos (orifícios de onde saem os pelos) e acabam na maioria das vezes sendo eliminada. Mas, se existir uma produção excessiva na pele, parte dessa produção de sebo fica retida e acaba desencadeando o entupimento dos poros, e consequentemente a formação da acne.

Como tratar a pele oleosa?

Para combater esse tipo de inflamação da pele você pode utilizar algumas técnicas para tratamento. Um dos passos importantes é a exposição controlada ao Sol. Ao tomar um pouco de sol no rosto, mas sempre usando protetor solar (dê preferência aos que não deixam sua pele ainda mais oleosa) os raios ultravioleta estimulam um efeito antibacteriano, o que pode ajudar a secar as indesejadas espinhas.

Manter a pele limpa com o uso correto de sabonetes indicados para o seu tipo de pele ajuda bastante, pois eles realizam a limpeza, retirando a poluição absorvida no dia a dia, além de retirar o acúmulo de cremes que podem obstruir os poros do seu rosto.

Mantenha sempre em dia a sua consulta com um dermatologista de sua confiança, pois assim você terá a indicação correta de quais tipos de produtos você pode usar. Um lembrete importante: lavar a pele excessivamente pode influenciar a produção de sebo maior do que o normal. Quando você lava demais o rosto, as glândulas sebáceas entendem que sua pele está desprotegida e então começa a produzir mais sebo que o normal.

Outra dica para as mulheres é que o uso dos produtos de maquiagem devem levar em consideração a escolha por itens que não contribuam com o aparecimento da acne na pele. Existem hoje ótimos cosméticos desenvolvidos especialmente para quem tem problemas de acne ou de pele oleosa. Procure aqueles que se identifiquem com o seu tipo de pele.

A consulta em um dermatologista é importante pois somente ele pode indicar qual o melhor tipo de sabão para o rosto, creme para hidratação da face, ou até mesmo a combinação  do uso de outros produtos, como loção adstringente você pode utilizar.

E para dar uma ajuda extra na limpeza e hidratação da sua pele, existem máscaras específicas criadas para limpar, renovar e hidratar a sua pele.

Agora que você já sabe como surgem as acnes e como tratar a pele oleosa, pronta para arrasar com uma pele perfeita? Continue seguindo o Blog dos Cabelos para mais dicas incríveis! 🙂

 

Comentários do Facebook