O corte bordado tem como principal objetivo retirar as pontas duplas e secas dos fios, que se tornam mais visíveis quando os fios começam a apresentar “pontos” brancos ao longo do comprimento. Esses pontinhos indicam que as madeixas estão ressecadas ou danificadas, seja por coloração, químicas, uso de secador, chapinha ou pela exposição prolongada ao sol. 

Esses são alguns dos casos mais comuns de quem procura pelo corte bordado. Isso porque ele corrige o aspecto ruim dos fios sem diminuir o comprimento do cabelo. 

Quer entender melhor sobre o corte bordado e saber como fazer? Confira o post que preparamos para você! 

O que é o corte bordado

O corte bordado acaba com as pontas duplas sem tirar nada do comprimento. O corte virou tendência em quem não abre mão de fios bem cuidados, mas principalmente de quem não abre mão do cabelão! 

A melhor parte é que o corte bordado pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Não importa se você tem os fios enrolados, lisos, crespos ou ondulados, é possível utilizar esse corte para acabar com as pontas duplas e manter o comprimento das madeixas! 

O lado negativo é que o corte bordado demanda mais tempo para ser feito, já que o cabeleireiro precisa analisar atentamente o cabelo para não deixar nenhuma ponta para trás. 

Como o corte bordado é feito? 

A técnica do corte bordado é fácil, principalmente se você estiver utilizando a máquina própria para o corte. Entretanto, se você não tem experiência, o ideal é procurar por um profissional de confiança para realizar o trabalho. 

O corte pode ser feito tanto com a máquina, quanto com uma tesoura. Mas, para isso, é necessário que as madeixas estejam limpas e secas. 

Se você optar pelo corte com tesoura, é preciso dividir o cabelo em diversas seções e selecionar mecha por mecha. Depois, pegue uma mecha, começando pelo alto da cabeça, até as pontas, levante a mecha de forma que só as pontas duplas fiquem para cima e repita o processo até finalizar todo o cabelo. 

Para o corte bordado com a máquina, basta dividir mecha por mecha e passá-las dentro da máquina devagar, da mesma forma que se passa chapinha. A máquina seleciona apenas os fios com pontas duplas, tirando o aspecto ressecado sem mexer no comprimento. 

Como evitar pontas duplas após o corte?

As pontas duplas podem aparecer em qualquer tipo de cabelo, mas existem algumas formas de evitá-las. Separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar melhor das pontinhas e mantê-las lindas por mais tempo! 

#Dica 1 

Aposte no cronograma capilar. O cronograma é um tratamento completo que une hidratação, nutrição e reconstrução!

#Dica 2

Cuidado na hora de levar as madeixas! Utilize sempre água fria ou morna para selar as cutículas e evitar os danos causados pela água quente. 

#Dica 3

Aplique sempre um bom protetor térmico antes de utilizar secador, chapinha ou babyliss. 

#Dica 4

Utilize óleos vegetais na sua rotina de cuidados com as madeixas. Seja na umectação ou misturados com sua máscara de hidratação! Eles auxiliam na recuperação do brilho e saúde dos fios. 

#Dica 5

Faça hidratação, pelo menos, de 15 em 15 dias, ou sempre que for necessário. 

#Dica 6

Faça manutenção no cabelo pelo menos de 3 em 3 meses para manter o corte, evitar o ressecamento e remover possíveis pontas duplas! 

Ficou com vontade de fazer o corte bordado? É possível encontrar a máquina de corte online por preços acessíveis ou procurar por um profissional de confiança!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 🙂 

Comentários do Facebook