As sensações de coceira, descamação, vermelhidão, ardência e dor ao toque são alguns dos sintomas mais comuns de couro cabeludo irritado. Se você percebeu alguma mudança na sensibilidade da pele do couro cabeludo, é necessário rever alguns hábitos de cuidados com os fios.

Quer saber quais são as causas e soluções desse problema? Então continue acompanhando o nosso post!

O que causa o couro cabeludo irritado

Embora possa ter muitas causas diferentes, normalmente, o couro cabeludo irritado é provocado pela alergia a algum produto. Entretanto, esse problema pode ser provocado por conta da má alimentação, exposição frequente ao calor excessivo e uso contínuo de finalizadores. 

Por isso, analise seus hábitos e busque ajuda de um profissional para conseguir um diagnóstico mais assertivo.

O que fazer para tratar do problema?

#Dica 1: Invista no shampoo certo

Usar um shampoo específico para couro cabeludo irritado é uma das melhores maneiras para tratar do problema. Vários shampoos possuem fórmulas que sensibilizam ainda mais a pele dessa região. Por isso, o ideal é optar por um produto que tenha ação calmante e suave, próprio para couro cabeludo sensível. 

Vale lembrar que, após a aplicação, é preciso enxaguar bem os fios, para não deixar nenhum resíduo acumular nos cabelos. 

#Dica 2: Química? Nem pensar!

Se o seu couro cabeludo está sensível, é super importante evitar os procedimentos químicos, como a coloração, descoloração e o alisamento. Isso porque esses procedimentos usam produtos com componentes que agravam o couro cabeludo irritado

Mas, se você é daquelas que ama mudar o visual, o ideal é apostar em uma coloração sem amônia, para garantir o brilho dos fios, sem sensibilizar mais a pele. Entretanto, antes de tentar qualquer mudança, consulte sempre um profissional para ter melhores orientações.

#Dica 3: Cuidado com os finalizadores

Caso você seja do time das que amam finalizar os fios, é melhor ir com calma! Pomadas, mousses, óleos e sprays tendem a facilitar o acúmulo de resíduos nos fios. Se você usar um desses produtos, lembre-se de manter uma rotina de limpeza regrada. Usar um shampoo antirresíduos uma vez por semana, ou a cada 15 dias, ajuda a manter o couro cabeludo limpo e saudável. 

Outros cuidado

Além de consultar um profissional, usar os produtos adequados e manter uma rotina regrada de limpeza dos fios, outros cuidados podem ser tomados. Evitar banhos quentes e não expor o couro cabeludo irritado a temperaturas muito altas, por exemplo, também faz toda a diferença.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 🙂

Comentários do Facebook