De longe, o cabelo liso é um dos mais fáceis de cuidar. Acertando os produtos e mantendo uma rotina simples de cuidado, é fácil sair por aí desfilando com as madeixas brilhantes e sedosas. Se você quer saber um pouco mais sobre essa rotina de cuidados, acompanhe o nosso post que vamos te contar tudo!

Lavando o cabelo liso do jeito certo

Frequência de lavagem

O mais indicado para os cabelos lisos é lavá-los em dias alternados. Lavar as madeixas todos os dias pode ressecar os fios e deixá-los frágeis. Agora, lavar poucas vezes por semana as madeixas deixa-as mais oleosas e, consequentemente, pode levar à queda dos fios.

Se você tem cabelos lisos muito longos e não tem tempo de secar o cabelo todos os dias, o ideal é lavá-lo a cada dois dias.

Escolha os produtos certos

Não tem jeito, para manter o cabelo liso sempre lindo, é necessário investir nos produtos certos. A maioria dos cabelos tem mais de uma necessidade capilar, por isso, ter duas opções de shampoo e condicionador no seu box é o ideal. Além de cuidar melhor dos cabelos lisos desse jeito, seus fios irão responder melhor a cada tratamento.

Temperatura da água

As temperaturas muito quentes da água danificam o cabelo e têm impacto, inclusive, na finalização dos fios. Lave as madeixas, preferencialmente, com água fria. Se você não conseguir tomar o banho todo com essa temperatura mais gelada, dê, literalmente, um “banho de água fria” no fim da lavagem dos fios.

Massageie o couro cabeludo

Quando lavamos o cabelo no salão, já sabemos que nossas madeixas vão receber um cuidado especial. Por isso, sempre que for lavar os fios, massageie bem o couro cabeludo. Mas atenção: nunca use as unhas! A massagem no couro cabeludo deve ser feita apenas com a ponta dos dedos.

Adeus frizz

Quem tem cabelo liso sabe que um dos maiores temores é, sem dúvidas, o frizz. Para evitar esse problema, existem algumas dicas que podem te ajudar!

Proteja os cabelos lisos

Sempre que fizer escova, usar o secador, chapinha ou babyliss, use um protetor térmico antes e, logo depois de finalizar, use um óleo reparador de pontas. Isso ajuda (e muito!) os cabelos lisos a não terem frizz. Fazendo isso, as escamas dos cabelos fecham e o atrito diminui, deixando os fios lisos protegidos do calor excessivo desses procedimentos.

Desembarace o cabelo liso

Além de proteger o cabelo liso do calor, escolha a escova certa para pentear suas madeixas. A melhor opção é, sem dúvidas, a escova com base reta. Isso porque, com ela, os fios não quebram no momento do desembarace.

Enxágue bem o cabelo liso

Nem pense em esfregar a toalha no cabelo liso quando sair do banho! Para tirar o excesso de água dos fios, seque, delicadamente, as madeixas com uma toalha de algodão e deixe que o restante da umidade seque naturalmente.

Não esqueça da hidratação!

O frizz é um sinal de que os cabelos lisos estão desidratados. Por isso, hidrate os cabelos lisos a cada 7 ou 15 dias, conforme sentir a necessidade dos fios. A hidratação recompõe a maciez e a sedosidade dos cabelos lisos, além de combater o frizz!

Cabelos lisos e alisados

Se os seus cabelos são naturalmente lisos ou se você realizou algum procedimento para alisar os cabelos, alguns cuidados devem ser tomados.

  • Aproveite a versatilidade dos cabelos lisos e corte as pontas com regularidade. Isso ajuda a manter a saúde dos fios em dia e, de quebra, já evita as pontas duplas.
  • Evite prender os fios lisos com elásticos, já que o cabelo liso fica marcado facilmente. Opte por grampos, presilhas, ou piranhas. Os elásticos de borracha podem, inclusive, quebrar os fios se estiverem muito apertados. Agora, se não der para abrir mão dos elásticos, opte por usar os que são feitos de pano, que não quebram o cabelo.

Como hidratar o cabelo liso ou alisado

Todos os cabelos são diferentes e têm necessidades diferentes. Um erro super comum é pensar que o cabelo liso não precisa de hidratação.

Conhecer as necessidades e as diferenças dos seus cabelos te ajuda a definir o tipo de produto que deve ser usado, além da frequência com que a hidratação deve ser feita. Separe um dia para você fazer esse ritual!

Primeiro, lave bem as madeixas. Em seguida, aplique seu produto de hidratação preferido: máscara, ampola, cremes e manteigas concentradas estão entre as alternativas mais indicadas. Aplique o produto e deixe-o agir conforme o tempo indicado na embalagem. Depois, enxágue bem e aplique o condicionador como de costume. Enxágue novamente. Deixe secar naturalmente ou seque com o secador.

Como hidratar o cabelo liso e oleoso

Sempre bom lembrar que: cabelo oleoso não significa cabelo hidratado! Nesse caso, é necessário lavar as madeixas com um shampoo próprio de controle de oleosidade antes de prosseguir com o tratamento. Além disso, a frequência de hidratação é menor. Quem tem as madeixas oleosas pode esperar de 15 a 20 dias para fazer uma nova hidratação.

Nesse caso, por proporcionar uma hidratação menos intensa, as máscaras de hidratação são as mais indicadas para o processo. Se os seus cabelos são finos, você ainda pode potencializar a sua hidratação usando uma máscara fortalecedora, que encorpa os fios e os deixa mais resistentes.

Dica: se você tem mania de passar a mão nos cabelos o tempo todo, pare! Isso aumenta (e muito) a oleosidade na raiz do cabelo.

Como hidratar o cabelo liso seco ou ressecado

Se, alem de lisos, os seus cabelos são secos ou estão ressecados, o ideal é investir em uma ampola já que, no geral, elas têm maior poder hidratante. Diferentemente dos cabelos oleosos, a frequência de hidratação nesses casos é maior. O ideal é fazer uma hidratação por semana, para manter a saúde e a umidade natural dos fios.

ATENÇÃO: os produtos hidratantes, principalmente as ampolas, não devem ser aplicados a menos de 3 dedos da raiz! O ideal é aplicá-los, sempre, apenas no comprimento e nas pontas.

Viu como é super fácil ter um cabelo liso, com brilho, hidratado e saudável? Seguindo as dicas de cuidados, seus cabelos ficarão ainda mais bonitos e super prontos pra você arrasar no dia a dia! Adeus, bad hair day!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook