Crescimento Capilar: esse é um assunto que interessa a muita gente! Mesmo quem é fã dos cabelos curtinhos, não quer se preocupar caso algum dia queira adotar os fios longo. Nos últimos anos, surgiram muitos produtos para atender à demanda de quem quer cabelos longos e saudáveis. Será que é possível dar uma velocidade maior à natureza? É o que veremos hoje!

Como o cabelo pode crescer mais rápido?

A gente precisa ser honesto: até o momento não é cientificamente comprovado que algo possa acelerar o crescimento capilar. Os fios costumam crescer em média 1,5 cm por mês. Entretanto, há pessoas que não conseguem essa taxa de crescimento. Por outro lado, também tem gente que vê os fios crescendo até 4 cm por mês! Mas existem inúmeros fatores que justificam essa diferença: metabolismo, alimentação, estilo de vida, genética etc.

Resumindo: a forma mais rápida para “fazer crescer cabelo” ainda não existe. O ideal é que os fios estejam fortes, o couro cabeludo saudável e com boa circulação sanguínea. Outros fatores como a oleosidade da raiz controlada, sem resíduos e saúde em dia, também influenciam no crescimento capilar.

Determinando a causa do problema de crescimento capilar

Você percebeu que seu cabelo cai muito e cresce pouco? Então, antes de mais nada, o ideal é consultar seu dermatologista de confiança. Diversos fatores podem causar este problema, como hormônios, deficiência de vitaminas, como a B12 e a vitamina D, e até mesmo fatores como o estresse.

Descartadas estas hipóteses, a nossa alimentação deve ser variada e rica em alimentos saudáveis. Cenoura, oleaginosas e outros alimentos com vitaminas A e E ajudam a fortalecer os fios. Outra dica é analisar sua rotina. Você não descansa o suficiente, não pratica exercícios ou está muito estressada? Isso contribui para deixar os fios mais fracos e até mesmo aumentar a queda. Sabendo isso, é hora de cuidar das madeixas.

Como fortalecer o cabelo?

O fortalecimento dos fios é essencial para ter mechas longas e saudáveis. Mas atenção: o excesso de produtos ricos em proteínas, aminoácidos e afins também pode ser prejudicial. O ideal é que produtos de reconstrução sejam utilizados a cada 8 ou 15 dias, no máximo. Caso contrário, o seu fio pode quebrar, por causa da saturação de proteínas na fibra capilar.

Shampoo Antirresíduos

Você também pode usar shampoo antirresíduos a cada 15 dias para fazer aquele detox básico e deixar os fios “respirarem” um pouco. A limpeza profunda permite a penetração de vitaminas e nutrientes com maior facilidade, fortalecendo os fios. Fios fortes não quebram com facilidade, logo, crescem mais rápido. Durante a aplicação do shampoo, massageie bem as mechas e o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea da região.

Pode passar na raiz?

Não aplique outros produtos (além do shampoo) na raiz ou no couro cabeludo. A imensa maioria dos condicionadores e máscaras, quando aplicados na raiz dos cabelos, obstruem os poros e os folículos capilares, deixando os fios fracos e impedindo novos fios de nascerem. Não durma com os cabelos molhados. A umidade na raiz dos cabelos impede que o couro cabeludo seja devidamente oxigenado durante seu repouso.

Além disso, use produtos de qualidade, que tratem os fios de dentro para fora, estimulando a resistência e o crescimento capilar saudável. Existem produtos com o objetivo de estimular o crescimento. Eles são focados na fortificação do fio e na desintoxicação do couro cabeludo.

Dúvidas Comuns

“Shampoo Bomba” funciona?

Depende! Existem “Shampoos Bomba” fabricados por empresas conhecidas de cosméticos que tendem a funcionar, caso as orientações sejam seguidas à risca. Por exemplo: um shampoo que não é de uso diário não pode ser usado todo dia, pois dará um certo “efeito rebote” e o cabelo pode cair.

As receitas caseiras divulgadas na internet podem até funcionar, mas também depende do que se é utilizado. O café, alguns chás naturais, como o chá de hibisco, e óleos, como o óleo de rícino, óleo de coco etc., podem ser uma boa pedida

Há pessoas que recomendam, erroneamente, adicionar um famoso concentrado de Vitamina A, de uso veterinário, no shampoo. Essa combinação pode ser perigosa e causar hipervitaminose, alergias severas e hipersensibilidade do couro cabeludo. Apenas vitaminas e complementos de uso cosmético são seguros.

Ah! Lembre-se também que nem tudo que serve para uma pessoa, serve para outra, por isso muito cuidado e discernimento nas escolhas!

Meu cabelo cresceu rápido e agora está caindo muito. O que pode ser?

Tudo na natureza tem um ciclo, inclusive os cabelos. Se você usa (e abusa) de ferramentas que aceleram o crescimento capilar, estará acelerando também o fim do ciclo do fio, afinal, o cabelo se renova também. É comum perder até 100 fios por dia, sem que isso signifique algum problema. Isso porque todos os dias nossos cabelos encerram seus ciclos e se soltam naturalmente, para dar lugar a novos fios. Por isso, faça tudo com moderação e tenha resultados mais duradouros.

Produtos para crescimento capilar podem ser usados em barba?

Produtos para crescimento de cabelo (no caso dos cosméticos como shampoo, tônico, entre outros), geralmente não tem contra indicação e podem ser utilizados na barba. Porém, recomendamos sempre consultar o fabricante ou seu dermatologista de confiança.

Lactantes podem usar produtos para crescimento capilar?

Após 4 meses do parto é comum mulheres sentirem seus cabelos caírem mais. Essa patologia é chamada de eflúvio telógeno e é bastante comum. A recuperação acontece de forma natural durante o período de 3 a 6 meses. Não é necessário o uso de estimulantes. Se o problema persistir por mais tempo, pode ser que a queda tem outra causa e então é importante consultar o seu médico de confiança. Os produtos próprios para crescimento capilar geralmente podem ser utilizados nesse período. Sem excessos e sempre após a autorização do seu médico.

Cortar o cabelo com frequência auxilia no crescimento capilar?

Pode auxiliar sim, porque quando você retira pontas duplas ou ressecadas, por exemplo, permite que o fio continue crescendo de forma saudável. Um fio que não esteja com as pontas boas pode quebrar com mais facilidade e não manter os nutrientes na fibra capilar.

 

Agora que você já sabe todas essas dicas para um crescimento capilar saudável, é hora de botá-las em prática!

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook