Seus cabelos estão oleosos e com acúmulo de resíduos? Se você já tentou fazer hidratação, nutrição e nada parece resolver, suas madeixas podem estar precisando de um detox capilar. 

Você provavelmente já ouviu falar diversas vezes a palavra detox. Provavelmente você está imaginando agora alguém comendo verduras e tomando um suco verde, mas o detox capilar é um pouco diferente. Quer saber mais sobre esse tratamento? Então continue lendo esse post até o final!

Afinal, o que é o detox capilar?

Inúmeras vezes testamos tratamentos diversos no nosso cabelo, na tentativa de deixá-lo mais saudável. Porém, nessas tentativas podemos acabar com os fios pesados e sem brilho. Quando somamos isso à ação dos agentes externos como a poluição, o sol, o vento e o acúmulo de resíduos, temos como resultado diversos danos à saúde do cabelo. 

A palavra detox quer dizer desintoxicação. Ou seja, o detox capilar tem como função fazer uma limpeza profunda dos fios, removendo por completo os resíduos acumulados. Esse excesso de resíduos prejudica a raiz do cabelo e dificulta o crescimento das madeixas. 

Por que fazer um detox nos fios?

O detox capilar tem váaaarios benefícios para as madeixas. Além de promover a limpeza profunda dos fios, ele ajuda a reduzir a oleosidade e a produção de caspa, sendo essencial para manter a saúde do cabelo. 

E não para por ai! O detox capilar também fortalece os fios e estimula o crescimento das madeixas, além de aumentar a circulação sanguínea do couro cabeludo e prevenir a queda dos fios. Além disso, por eliminar as impurezas resistentes às lavagens, o detox torna os fios mais receptivos ao ativos de nutrição e hidratação. Ao mesmo tempo, o tratamento também blinda os fios e minimiza os danos provocados por procedimentos químicos. #sóamor

Posso fazer toda semana?

Apesar de não ter contra-indicações, o detox capilar não deve ser feito toda semanalmente. Isso porque, ao abrir as cutículas dos fios, a limpeza retira também o sebo natural das madeixas, que protegem o cabelo da perda de água. 

O indicado é realizar o procedimento com um intervalo mínimo de 15 dias. Mas atenção! Se, depois de 15 dias o seu cabelo não apresentar sinais fortes de oleosidade, caspa e aspecto constante de “fios sujos”, realize o procedimento no máximo uma vez ao mês. 

O shampoo de limpeza profunda já faz o detox capilar?

Embora o shampoo de limpeza profunda promova uma limpeza mais potente nos fios, ele remove o sebo natural do cabelo junto com os resíduos acumulados. Além disso, o produto também é responsável por abrir a cutícula dos fios. 

Por esse motivo, o ideal é repor os nutrientes logo após realizar a limpeza. Para isso você deve apostar em produtos hidratantes, que promovam a proteção e o brilho do cabelo. 

Passo a passo

Se você percebeu que está na hora de fazer um detox nas madeixas, mas não sabe por onde começar, a gente te ajuda!

1 – Lave bem os fios

Escolha um shampoo de limpeza profunda de sua preferência. Como visto, esse produto será responsável por limpar e ativar a circulação do couro cabeludo. A dica é escolher shampoos que contenham ativos como hortelã, chá verde, gengibre e alecrim. isso porque esses extratos possuem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e adstringentes.

2 – Argiloterapia

Você sabia que, além de ser ótima para o rosto, a argila é uma super aliada para manter a saúde dos fios? Por conta disso, o segundo passo do detox capilar é aplicar uma máscara de argila. Isso porque ela vai ser responsável por desintoxicar o couro cabeludo por meio da esfoliação.

Para esse passo, o recomendado é usar a argila branca, verde ou a rosa. Vale lembrar que a argila deve ser aplicada apenas na raiz dos cabelos.

3 – Depois de limpar, hidrate!

Após remover os resíduos de impurezas do couro cabeludo, é preciso devolver os nutrientes que o fio perdeu. Para isso, enxágue bem o cabelo e escolha a máscara de hidratação de sua preferência.

Separe o cabelo em mechas e aplique o produto em cada uma delas. Mas atenção! Aplique a máscara apenas no comprimento e nas pontas. Depois, basta deixar a máscara agir pelo tempo indicado na embalagem e enxaguar bem. 

4 – Não esqueça do condicionador

Agora que suas madeixas estão hidratadas, está na hora de aplicar o condicionador para selar as escamas que o shampoo abriu. Para essa etapa, você pode aplicar o condicionador de sua preferência. Após aplicar o condicionador, aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue bem os fios, removendo todo o produto. 

Tenho química no cabelo, posso fazer o detox?

O detox capilar age apenas na superfície do fio e por isso, procedimentos como tonalizantes e progressivas podem ter seu efeito enfraquecido. Porém, outros mais profundos como a cauterização, que age dentro da fibra capilar, não correm nenhum risco com o detox. 

Por mais que o detox capilar elimine substâncias que pesam nos fios e prejudicam o couro cabeludo, é preciso tomar cuidado. Em alguns casos, por exemplo, é necessária a orientação de um dermatologista. Se o seu couro cabeludo apresenta feridas ou vermelhidão, por exemplo, é necessário consultar um especialista para resolver esse problema primeiro. Agora, se o seu couro cabeludo está saudável, se joga, miga!

Mas atenção! Vale lembrar que, se você tem cabelos secos ou normais, o procedimento deve ser realizado no máximo uma vez ao mês, ou quando houver real necessidade. Agora, se você tem os fios oleosos ou mistos, é recomendado fazer o detox uma ou duas vezes ao mês. 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook