Ter cabelos compridos e brilhantes é uma meta em comum entre várias mulheres. Ainda mais quando se trata de crescimento capilar. Quer saber as cinco dicas caseiras que você pode fazer em casa, para ter aquele cabelão de respeito, com fios fortes e saudáveis? Então vem conferir as nossas dicas de hoje no post!

Sinais de que os cabelos estão sem nutrientes

Você sabia que a nossa dieta alimentar influencia diretamente a estética e a saúde dos fios dos nossos cabelos? Levando em conta que diariamente perdemos entre 50 a 80 fios da nossa cabeleira, consumir alimentos saudáveis colabora (e muito) para garantir o crescimento dos fios, além de evitar que os cabelos fiquem quebradiços e diminua ainda mais a quantidade de fios. Comer de forma balanceada, ingerindo as vitaminas e nutrientes necessários para o nosso organismo, garante a beleza e a saúde capilar.

Para quem tem dúvidas de como está a saúde dos cabelos, existe um tipo de teste simples que qualquer pessoa pode fazer em casa e obter com ele muitas informações sobre o estado atual dos fios dos cabelos. Esse tipo de teste é importante, pois ele indica o índice de porosidade dos fios.

A estrutura dos nossos cabelos é constituída por várias escamas, quando estas escamas estão devidamente bem alinhadas e um pouco mais fechadas, a estética do nosso cabelo torna-se muito mais bonita: ele fica visivelmente macio, sedoso, com boa maleabilidade, além de um lindo brilho espelhado.

Já quando os fios de nossos cabelos estão porosos, as escamas encontram-se mais desalinhadas e abertas, o que pode causar a perda de água e de nutrientes dos cabelos, dificultando o ato de desembaraçar os fios e tornando o cabelo mais ressecado. Sabe aquele famoso frizz nos cabelos? Ele é devido justamente por conta da alta porosidade dos cabelos. Além disso, os cabelos porosos, quando molhados, demoram mais tempo para secar.

Como fazer o teste de porosidade

É muito simples fazer o teste de porosidade nos cabelos. O nível de porosidade dos fios dos seus cabelos pode estar baixo, médio ou alto. Para descobrir em qual nível o seu cabelo está, pegue um fio do seu cabelo e coloque-o dentro de um copo d’água. Deixe lá durante 10 minutos.  Depois desse intervalo, você deve notar se o fio do seu cabelo afundou no copo, se ficou parado no meio ou se ele boiou.

Se o fio boiou

Dito isso, vamos aos resultados! Se o seu cabelo boiou na água, isso indica que o seu cabelo está com porosidade baixa. Nesse caso o seu cabelo está com as cutículas dos cabelos bem fechadas, o que não é positivo, pois o seu cabelo precisa conseguir absorver os nutrientes e água necessários. Por isso, as cutículas dos seus cabelos precisam estar mais abertas. O tratamento indicado é usar produtos para cabelos que garantam a hidratação capilar.  

Se o fio ficou parado no meio do copo  

Agora, se o fio de seu cabelo ficou parado no meio do copo, fique feliz! Pois é um excelente indício de que os seus cabelos são saudáveis e as cutículas estão meio abertas, fazendo com que o seu cabelo consiga absorver os nutrientes que ele precisa. Isso mostra que o seu cabelo está com porosidade média.

Manter um cronograma capilar na sua rotina é a garantia de deixar os seus cabelos sempre assim saudáveis.

Se o fio foi para o fundo do copo

Mas se o seu cabelo foi parar lá no fundo do copo, isso demonstra que o seu cabelo está com porosidade alta, então as cutículas encontram-se bem abertas e seu cabelo deve estar com um aspecto bem quebradiço e ressecado. Para resolver essa questão e fazer uma recuperação capilar, invista no cronograma capilar durante a sua rotina e obtenha a hidratação, restauração e nutrição que ele precisa.

Cuide bem do seu cabelo com as nossas dicas e você notará que seu cabelo vai crescer muito mais forte e saudável!

Comentários do Facebook