Low Poo do inglês significa “pouco shampoo” e visa a diminuição do uso de shampoo na lavagem dos cabelos. Essa técnica está sendo cada vez mais discutida no universo dos cabelos e não se refere somente a uma diminuição do shampoo.

O shampoo tradicional vendido nos mercados e lojas especializadas é composto com sulfato, além de sua composição química ser semelhante à do detergente. O sulfato é extremamente prejudicial aos cabelos. Os praticantes do Low Poo procuram outras alternativas menos agressivas como o uso de produtos mais leves. O sulfato é um ingrediente presente nos shampoos com objetivo de limpar os fios de forma profunda, por outro lado eles podem causar ressecamento e fazer com que o cabelo tenha uma perda da oleosidade e da proteção natural dos fios.

A ideia da técnica Low Poo é garantir que o shampoo faça a limpeza adequada, mantendo os fios bem hidratados, mas com menos sulfato. Essa prática garante a oleosidade natural do couro cabeludo e é indicada para todos os tipos de cabelo, embora faça muito sucesso entre as donas de cabelos cacheados. Ficou curiosa pra saber onde encontrar esses produtos e como lavar os cabelos com essa técnica? Acompanha nosso post até o final que o Blog dos Cabelos preparou um guia completo sobre a técnica Low Poo.

Produtos sem sulfato

Agora que você já sabe o que é Low Poo, se quiser praticar, deve começar a procurar por produtos sem sulfato em sua composição, o que hoje em dia não é uma tarefa difícil. O mercado está cheio de produtos sem sulfato que adequam-se às técnicas do Low Poo.

Usar shampoos sem sulfato gera menos espuma, mas não se preocupe, esse não é um indicador de que o produto é bom ou não. Há diversos outros ingredientes dentro desses produtos Low Poo que vão deixar o seu cabelo cheiroso e bem limpo, com formulações a base de óleos essenciais e vegetais  como o de cacau, baunilha, coco e lavanda, alecrim, argan, camomila e muitos outros.

Iniciando rotina e cuidados

A nossa primeira dica é que você comece checando quais os produtos que você tem na sua casa, e que podem ser utilizados para realização dessa técnica. Às vezes você já tem algum produto sem sulfato por aí, mas não sabe. Normalmente, produtos sem sulfato te dizem isso logo de cara no rótulo da embalagem. O sulfato está presente na maioria dos produtos para cabelo, além do shampoo, ele também pode estar em cremes de pentear e condicionadores que podem levar essa substância em sua composição. 

E se você já tem todos os produtos certos para começar a técnica de Low Poo você deve começar lavando o seu cabelo com um shampoo  que contenha sulfato. Isso mesmo, esse produto deve ser utilizado pela última vez para que a técnica seja iniciada.

Lave da forma que sempre fez, e se achar necessário, pode repetir o processo! Após esse processo, o seu cabelo vai estar livre dos resíduos e preparado para a nova rotina que irá se iniciar! Seu cabelo pode até ficar  no início com um aspecto mais ressecado e para se livrar disso, indicamos que você faça uma hidratação a base de óleos como o de coco. A umectação a base de óleo de coco ajuda bastante a tratar os fios de forma profunda.

O shampoo com sulfato para realizar sua última lavagem pode ser algo que você já tem em casa, mas é preciso se certificar que ele não tenha outros componentes em sua formulação como: óleo mineral, vaselina, parafina, petrolatos e silicones. Essas substâncias são derivadas do petróleo e não são liberadas para o Low Poo.

Lavagem e co-wash 

Co-wash é a técnica de lavar os cabelos sem o uso do shampoo, apenas condicionador. Os condicionadores possuem em sua composição agentes semelhantes ao  shampoo, que limpam e hidratam os fios. Como já vimos acima, o shampoo com sulfato resseca o cabelo e a lavagem co-wash evita esse ressecamento.  A lavagem co-wash é utilizada em ambos os tratamentos sem sulfato No Poo e Low Poo.

Após a primeira lavagem com shampoo com sulfato você poderá utilizar shampoos sem sulfato para higienizar os seus fios. E quem segue a técnica Low Poo não precisa de forma obrigatória utilizar um condicionador co–washMas se você desejar fazer a técnica de co–wash, então será necessário utilizar condicionador específico para isso, já que o condicionador comum não será capaz de fazer uma limpeza de forma eficiente nesses casos.

Hidratação, nutrição e reconstrução

Sempre que você for fazer um processo de reconstrução, é  interessante que a lavagem seja feita com shampoo sem sulfato.

Já quando o assunto for hidratação e nutrições capilares, elas podem ser precedidas pelo co–wash, esse caso é ideal para quem não quer utilizar shampoo com frequência. Devido ao ressecamento e substâncias derivadas do petróleo.

Principais dúvidas

Uma das maiores dúvidas que mais afligem pessoas após saber o que é Low Poo é:  toda a vez que eu lavar os meus fios será necessário utilizar um shampoo sem sulfato e um condicionador co–wash?

E a resposta para essa pergunta é: não!

Você pode lavar seu cabelo de diversas formas, como por exemplo:

  • Utilizar um shampoo sem sulfato + condicionador (qualquer condicionador). Essa é a opção mais fácil e deve ser feita pelo menos uma vez na semana para que o resíduo não se acumule nos fios;
  • A segunda opção é utilizar um shampoo sem sulfato e um condicionador com função co–wash;
  • Como última opção você pode utilizar um condicionador co–wash + outro condicionador Low Poo.

Você poderá utilizar um shampoo sem sulfato e um condicionador liberado pela técnica Low Poo! Que nem sempre é co–wash, pois para ser co–wash, o produto não pode ter silicone em sua composição. Comece agora esse tratamento e sentirá diversos benefícios como a melhora do aspecto e na saúde do seu cabelo!

Comentários do Facebook