Quem não gosta de um cabelo brilhante, macio e hidratado? A hidratação é uma super aliada de quem quer manter a saúde dos fios e o melhor: pode ser feita em casa! Se você quer saber como hidratar as suas madeixas pra deixá-las ainda mais bonitas, continue lendo esse post!

Como funciona a hidratação?

A hidratação é a etapa do cronograma capilar responsável por repor a água, os nutrientes e a queratina que os fios perderam, deixando-os mais saudáveis. Nosso cabelo sofre com desgastes todos os dias, por conta das ferramentas de calor e dos agentes externos. A hidratação, além de repor, ajuda a manter a umidade dos fios, selando as cutículas do cabelo. Existe uma super variedade de produtos para hidratação no mercado. Escolha o que melhor atende às necessidades dos seus fios.

7 dicas para hidratar o cabelo

1 – Atenção à embalagem

É muito importante prestar atenção nos rótulos dos produtos que você for usar. Se você tiver algum tipo de alergia, a atenção deve ser redobrada! Veja quais são os ativos da sua máscara de hidratação. Além disso, vale lembrar que o tempo de ação do produto, indicado na embalagem, deve ser respeitado na hora da hidratação. Deixar o produto agir por mais tempo do que o indicado no rótulo não vai deixar as suas madeixas mais hidratadas. Ao fazer isso, você pode provocar a obstrução dos poros do cabelo, deixando ele mais frágil e quebradiço.

2 – Hidratação + cabelo úmido = sucesso!

Os cabelos levemente úmidos recebem melhor os nutrientes do seu produto de hidratação. O motivo pra isso é muito simples: a água ajuda o produto a deslizar pelos fios, e também contribui para a absorção dos princípios ativos do produto.

3 – Espalhe bem o produto

Na hora de fazer a hidratação, é super importante distribuir bem o produto, deixando ele uniforme no cabelo. Os cabelos molhados ficam mais frágeis, por isso, desembarace os fios com eles ainda secos, antes de iniciar o procedimento. Depois disso, lave o cabelo normalmente e aplique a máscara de hidratação, desembaraçando, novamente, o cabelo (dessa vez com os dedos!). Além disso, massagear rapidamente cada mecha do cabelo, turbina a absorção dos nutrientes.

4 – Use os produtos certos

Escolha um produto que seja ideal para o seu tipo de cabelo. Assim você vai repor todos os nutrientes que o seu fio precisa. Usar um produto errado pode causar efeitos indesejados nos fios. Além disso, busque por produtos que tenham bons ativos na sua composição. Eles vão proporcionar os resultados que você deseja pras suas madeixas.

5 – Nem mais, nem menos: a quantidade certa

Usar menos produto do que o recomendado faz com que partes do seu cabelo não sejam beneficiadas com o tratamento. Do mesmo modo, usar produtos em excesso não vai deixar suas madeixas hidratadas. O seu cabelo tem um limite de absorção de nutrientes. Ou seja, quando você deposita nos fios mais produtos do que eles precisam, você está apenas desperdiçando seu precioso creme. Então, antes de fazer a hidratação, certifique-se de que você tem a quantidade de produto suficiente para o tamanho do seu cabelo e aplique apenas o necessário, indicado na embalagem.

6 – Enxágue com água fria

Ta bom, se você não conseguir enxaguar com água fria, pode ser com água morna. Mas de jeito nenhum enxágue as madeixas com água quente, ok? A água fria ajuda a fechar as cutículas do cabelo depois da hidratação, deixando-os mais brilhantes e saudáveis.

7 – Mantenha uma regularidade

O ideal é fazer uma hidratação a cada 7 dias ou a cada 15 dias. Consulte o seu cabeleireiro pra saber qual o intervalo ideal que você deve esperar.

TOP 5 máscaras de hidratação

Sencience Inner Restore: esse produtinho proporciona uma reposição completa dos nutrientes perdidos por fatores ambientais, químicos e pelo calor do uso do secador, chapinha e babyliss. Além de restaurar os nutrientes, a máscara ajuda a recuperar a umidade e a maciez dos fios danificados e ressecados. O resultado são cabelos hidratados, brilhantes e saudáveis.

OGX Argan Oil Morocco: por ter óleo de argan na sua composição, essa máscara é uma ótima aliada na hora de repôr a vitamina E que os fios precisam, além de deixá-los super macios, hidratados e com muito brilho.

Truss Miracle: se os seus cabelos estão fracos e quebradiços, essa máscara é a ideal pra você! Ela hidrata profundamente os fios, enquanto nutre e desembaraça o cabelo, proporcionando mais força e resistência às madeixas.

L’Óreal Profissional Nutrifier: essa máscara é própria para cabelos secos. Sua fórmula é composta por óleos umectantes com ações nutritivas, que mantém os cabelos saudáveis. Além disso, esse produtinho ainda tem óleo de coco, que deixa os fios mais flexíveis, maios e saudáveis.

Orofluido Máscara de Árgan: sua ação com óleos naturais, recupera o brilho e a força dos cabelos, deixando-os mais macios e saudáveis, da raiz às pontas, além de ter um cheirinho super delicioso!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

 

Comentários do Facebook