Uma das técnicas de limpeza e tratamentos dos cabelos mais populares entre as cacheadas e crespas é o Low Poo. A proposta é reduzir o uso dos shampoos, fazendo uma limpeza mais suave e menos agressiva dos fios. Mas tem muito mais! Vem conhecer os detalhes de como surgiu o Low Poo e como aplicar a técnica nos seus cabelos!

Onde Surgiu

A pequena Lorraine Massey, sempre teve dificuldade para aceitar seus cachos. Entre 7 irmãos de cabelos lisos, era a única com os fios encaracolados. Nas festas do pijama sempre ia dormir com rolos no cabelo. Uma vez pediu de aniversário para mãe uma peruca de cabelo liso e uma saia de palha para fingir que era uma dançarina polinésia. Como já é de se imaginar, Lorraine cresceu e se tornou cabeleleira.

A criadora da marca para cabelos cacheados Deva Curl e criadora exclusiva das técnicas No Poo e Low Poo, primeiramente teve que se aceitar para começar a tratar dos cachinhos. Depois de abrir um salão especializado em cachos e escrever um livro sobre o assunto, “Curly Girl: the Handbook” (“Garota Cacheada: o manual”), montou a linha de produtos No Poo e Low Poo.

O que é o Low Poo?

A tradução para o português significa ‘’Pouco Shampoo’’, assim como já se diz, essa técnica diminui o uso do shampoo, e tem como finalidade cuidar das madeixas sem agressões químicas, ou seja, da forma mais natural possível. Os produtos do Low Poo não tem sulfatos, petrolatos, parafinas e afins. A limpeza faz menos espuma do que a lavagem com os shampoos tradicionais, pois a espuma é gerada pelo surfactante. O surfactante tem ação detergente que remove os óleos necessários para que os cabelos se mantenham hidratados e saudáveis.

Por que fazer o Low Poo?

As empresas cosméticas costumam usar agentes altamente limpantes e que acabam sendo agressivos para determinados tipo de cabelos, como o sulfato. Realmente ele limpa as impurezas do dia-a-dia, porém retira também a proteção natural dos fios. Lembre-se que espuma não é sinônimo de limpeza. A técnica do Low Poo não contém esses agentes agressivos, assim mantém a oleosidade natural das madeixas, deixando-as mais hidratadas.

Iniciando o Low Poo

“E agora, jogo foram todos meus produtos que têm ingredientes proibidos?” Calma amiga! Você pode usar até acabar, ou se tiver muito ansiosa para começar a técnica, doe para alguém que vai usar os produtos. Para iniciar o Low Poo você deve lavar o cabelo uma última vez com o shampoo com sulfato. Lave entre duas a três vezes para limpar bem. Em seguida, faça uma hidratação ou nutrição com uma máscara de tratamento liberada para Low Poo.

Se algum dia você passar um produto proibido no cabelo, fique tranquila! Faça o mesmo procedimento da iniciação. Outra dica para a iniciação do Low Poo é limpar seus acessórios de cabelo como pentes, escovas, prendedores… Pra isso, adicione um litro de água morna e 3 colheres de sopa de um shampoo com sulfato em um balde. Esfregue bem os itens e depois enxágue os acessórios normalmente. 😉

Dicas para comprar produtos Liberados para o Low Poo

Imprima ou salve no celular a tabelinha de proibidos e liberados, assim você pode conferir na hora de comprar seus produtinhos. Procure também grupos no Facebook sobre Low Poo. Geralmente sempre tem indicação de produtos liberados. Compartilhe a técnica com as amigas, assim vocês podem descobrir produtos, fazer recomendações e se ajudarem.

Proibidos

 

lista de componentes proibidos para o low poo

 

Indicação

O Low Poo é indicado para todos os tipos de cabelo, apesar de ter sido criado para cabelos crespos e cacheados. Devido a estrutura desses tipos de cabelo, a oleosidade natural do couro cabeludo não é distribuída igualmente nos fios. Por isso as pontas do cabelo costumam ser mais secas. Mas mesmo assim o Low Poo pode ser aderido em cabelos lisos, ondulados e naturais. O resultado também vai ser maravilhoso.

Qual o resultado?

A tendência é seu cabelo ficar mais hidratado e com a oleosidade natural, sem falar na diminuição do frizz. Mas isso depende muito de cada cabelo. Algumas pessoas já conseguem ver resultado na primeira semana, e outras só depois de alguns meses. Além disso, também tem cabelos que não se adaptam à técnica, então só testando mesmo para saber.

E você, tem alguma dúvida sobre Low Poo? Deixe nos comentários! Já aderiu à técnica? Compartilha a sua experiência com a gente!

Comentários do Facebook