Você sabe exatamente o que é uma hidratação? E a nutrição capilar, você sabe como funciona? Hoje vamos falar sobre um tema super bacana para você que adora cuidar das suas madeixas. Apesar de parecerem semelhantes, cada tratamento engloba um tipo de técnica diferente. O tema de hoje aqui no Blog dos Cabelos é: Máscara de Hidratação x Máscara de Nutrição. Vamos te ajudar a entender como cada tratamento funciona.

Quando os fios dos cabelos estão muito quebradiços, com pontas duplas e a quantidade de cabelos que caem está muito fora do normal, isso é um sinal de que o seu cabelo merece uma atenção maior para  hidratação dos fios.

Hidratar os cabelos devolve a água e os nutrientes para melhorar a estrutura dos fios. Muitas vezes esse processo acompanha uma reposição complementar à base de proteínas, vitaminas e aminoácidos. Uma das proteínas mais importantes do cabelo, a queratina, é a mais importante proteína da estrutura capilar. Cerca de 80% dos nossos cabelos é formado por proteínas. Outras partes do nosso corpo também são compostas por queratina. As unhas e a nossa própria pele precisam da queratina para manterem-se sempre saudáveis. O nosso cabelo aliás, fica extremamente mais forte quando está abastecido com queratina.

Em um cabelo bem hidratado, notamos logo de cara que ele é macio, possui os fios suaves e ainda dispõem de uma grande maleabilidade. A hidratação dos cabelos pode ser feita a partir de máscaras hidratantes como também ao misturar a máscara hidratante com a polpa de frutas, como o abacate. Uma planta super procurada para quem quer hidratar os fios é a planta babosa, ela será responsável por deixar o seu cabelo macio e profundamente hidratado.

Hidratação dos cabelos com abacate

O abacate detém em sua composição lipídios, que são as gorduras boas, tanto para o nosso organismo quanto especialmente ao aplicá-lo no comprimento dos fios. Outro fato bacana sobre o abacate, é que ele é rico em vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, vitamina E, manganês, fósforo, cobre, potássio e zinco. Uma dica é utilizar o abacate após processos de tingir os fios ou de praticar outros processos químicos nos cabelos. O abacate é potente na prevenção e combate às pontas duplas do cabelo. Além disso, ele torna os fios mais fortes, com um brilho maravilhosos e maciez sem igual! Experimente misturar um pouco da polpa do abacate com uma medida ideal de máscara de hidratação para cabelos, de acordo com a quantidade de cabelos que você possui. Inclua nesta mistura algumas gotas do seu óleo 100% vegetal favorito, pode ser óleo de amêndoas, azeite de oliva ou de rícino. Aplique essa mistura após lavar e enxaguar os fios com um shampoo que você gosta, e deixe por 20 minutos ele agir na estrutura dos fios. Enxágue e não se esqueça de aplicar uma pequena quantidade do condicionador que você geralmente usa. Lembrando sempre que a aplicação deve ser feita do meio dos cabelos até as pontas. Prontinho! Seu cabelo ficará com um brilho incrível e super hidratado.

O que é uma nutrição capilar?

Chamada também de umectação capilar, a nutrição capilar é um tratamento com  foco na reposição dos lipídios, os óleos que o nosso cabelo precisa para ficar com a umidade correta. Umectação literalmente é tornar o cabelo mais úmido. Geralmente esse tratamento é indicado para cabelos com aparência muito seca, quando os fios já não possuem mais brilho e nem maciez.

A maioria das pessoas que possuem cabelos cacheados ou crespos por exemplo, adotam o tratamento de umectação dos fios para combater de forma eficaz o ressecamento dos fios. Dentro do cronograma capilar, que é um agendamento de técnicas de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, a etapa de nutrição é a mais importante do cronograma.

O tratamento de nutrição dos cabelos torna possível a volta da oleosidade natural dos fios. Outra ação fantástica da etapa de nutrição dos fios é que ela cria uma barreira lipídica ao redor da fibra capilar, protegendo os cabelos das agressões de processos químicos e naturais nos cabelos. Outra demanda atendida pelo tratamento de nutrição dos cabelos é a ampliação da capacidade de retenção de água nos fios, além de também ajudar a selar as cutículas dos cabelos. Um ingrediente famoso na culinária mas que também serve para complementar o processo de nutrição capilar, é o óleo de coco. As mulheres indianas conhecem bem esse tipo de tratamento, que vingou entre outras mulheres ao redor do mundo.

Um segredo é aplicar o óleo de coco diretamente no cabelo, da raiz às pontas. Pode aplicar no cabelo seco, sem lavar mesmo. Quando aplicar o óleo de coco nos fios, aproveite e faça uma massagem no couro cabeludo. Depois, é só deixar o óleo de coco agindo nos fios por, no mínimo, duas horas e retirar tudo.

Pode parecer difícil a retirada do óleo dos cabelos, e por isso foi criada uma ótima técnica para te ajudar. Chama-se técnica UCPE, e consiste em umectar, condicionar e enxaguar os cabelos. Essa técnica é positiva pois ela retira o óleo dos cabelos sem deixar os fios pesados. Outro bom motivo para aderir ao método UCPE é que, ao não retirar corretamente o excesso do produto dos fios, o cabelo pode apresentar um efeito rebote. O efeito rebote acontece quando o cabelo responde, devolvendo o mesmo problema que você gostaria de solucionar.

A boa notícia é que com esta nova tática de tratamento dos fios, a oleosidade excessiva pode ser evitada devido ao uso de condicionadores, usados para fazer a limpeza das madeixas. O condicionador para limpeza, une dois passos em um só, sendo sua fórmula composta de 1/4 de agentes de limpeza e 3/4 de hidratação. Por ser menos agressivo, ele também é perfeito para quem sofre com o ressecamento. Todo o procedimento é finalizado com o enxágue dos fios.

Máscara de Hidratação x Máscara de Nutrição

Agora que você já sabe o que é uma hidratação dos fios, como também a função da nutrição dos cabelos, vamos tornar mais claro para você quando usar uma técnica ou outra.

Existe um teste super fácil de fazer, e você vai precisar somente de um fio de seu cabelo. Esse teste irá te ajudar a saber qual é a real necessidade de tratamento para os fios.

Como fazer: em um copo contendo água, mergulhe um fio de seu cabelo dentro do copo. Se o fio boiar, muito provavelmente o seu cabelo precisa de uma boa hidratação nos fios. Se o cabelo por outro lado, ficar no meio do copo, isso demonstra que o seu cabelo está pedindo por um processo de nutrição. Agora, se o seu fio de cabelo atingiu o fundo do copo com água amiga, então a real necessidade dos seus cabelos é de reconstrução capilar.

Já fizemos aqui no Blog dos Cabelos um post super explicativo sobre essas técnicas que englobam o cronograma capilar. Fica a dica aqui para você mergulhar mais no assunto lendo também esse post, e ficar craque em como tornar o seu cabelo muito mais bonito.

Gostou das informações que contamos? Aproveita e compartilha com as amigas e não deixe de visitar a nossa loja virtual cheia de produtinhos perfeitos para cuidar das suas madeixas.

Comentários do Facebook