A pediculose capilar – ou infestação de piolhos na cabeça, é algo bastante comum  principalmente durante a infância.

O piolho faz parte da Ordem Phthiraptera, que possui mais de 3 mil espécies. A espécie responsável por infestar as cabeças humanas chama-se Pediculus humanus capitis. Na vida adulta, o piolho pode chegar de dois a três milímetros. Ele sobrevive sugando o sangue localizado na cabeça do hospedeiro e provoca uma forte coceira na cabeça do infectado. 

Existem ótimos shampoos para combater os piolhos no mercado. Mas, também existem ótimos métodos caseiros para combater esse problema. Quer saber mais? Continue lendo esse post até o final que vamos te contar algumas delas!

Shampoo de alho contra piolhos

O alho é um ingrediente bastante comum no cardápio brasileiro, mas nesse caso pode servir como um potente aliado contra a proliferação de piolhos. Se você tiver em casa dez dentes de alho, um shampoo neutro e um limão, saiba que você já possui o que é preciso para elaborar a nossa receita.

  • Amasse os dentes de alho em um tigela, transformando em uma pasta.
  • Logo em seguida, acrescente à pasta de alho três colheres de sopa de suco de limão.
  • Adicione um pouco do seu shampoo neutro na mistura e mexa bem.

Passe em todo o couro cabeludo, distribuindo pelo comprimento do cabelo e deixe agir por 30 minutos. Logo em seguida, enxágue os cabelos com água quente para retirar o shampoo. Para uma ação mais eficiente, após a retirada, passe um condicionador e desembarace os fios com um pente fino. O pente fino ajuda a visualizar e retirar o piolho e as lêndeas (ovos de piolho) que estavam na cabeça.

Chá de Arruda

Lavar os cabelos com chá de arruda elimina os piolhos e acalma o couro cabeludo. Para isso, aplique o chá nos cabelos já molhados ou ainda secos, antes de passar o pente fino. Para fazer essa receitinha, você vai precisar de:

  • 40g de folhas de arruda
  • 1 litro de água fervente

Coloque as folhas de arruda na água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, tampe o chá, espere amornar e coe em seguida. Depois que o chá estiver pronto, aplique-o nos cabelos com o auxílio de um algodão ou gaze, garantindo que todo o cabelo fique molhado. A seguir, enrole uma toalha na cabeça e deixe o chá agir por 30 minutos. Por fim, lave os cabelos com shampoo, enxágue e aplique o condicionador. Antes de enxaguar, passe um pente fino nos cabelos para retirar todos os piolhos e lêndeas. Quando finalizar, enxágue bem os fios para retirar o produto.

Spray de citronela

A citronela é conhecida por afastar os insetos, inclusive os piolhos, por conta de seu aroma intenso. Para fazer esse spray, você vai precisar de:

  • 150ml de glicerina líquida
  • 150ml de tintura de citronela
  • 350ml de álcool
  • 350ml de água

Misture todos os ingredientes e coloque num recipiente bem fechado. Depois, borrife essa misturinha diariamente na raiz dos cabelos, deixando atuar por alguns minutos.

Cuidados para eliminar os piolhos

Para eliminar de vez os piolhos, lave as roupas e as roupas de cama de quem estiver com piolhos separadamente. Depois, coloque-as em água fervente por alguns minutos.

Os piolhos vivem, em média, 30 dias e botam de 6 a 8 ovos por dia. Esses ovos eclodem dentro de 7 dias, dando origem a novos piolhos. Por esse motivo, não empreste chapéus e roupas  durante o ratamento para as outras pessoas, afim de evitar a contaminação.

Evitar o contato com pessoas que foram infectadas também contribui para extinguir os piolhos. Ah! E não se esqueça de passar o pente fino diariamente para eliminá-los de uma vez por todas.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook