Que os cachos estão em alta não é novidade pra ninguém. Desde os anos 80 não se via tanto volume e valorização dos cabelos cacheados e crespos. Quem tem os fios naturalmente assim, adora! Mas quem não tem precisa recorrer à outras formas de conseguir as curvas nas madeixas. Além de ajudar quem tem o cabelo naturalmente liso, o modelador de cacho ou babyliss também dá aquela mão pra quem alisava o cabelo e quer passar pela temida transição capilar.

Mas assim como secador e chapinha, o modelador de cachos também exige cuidados especiais. Para não danificar o seu cabelo e para te ajudar a encontrar o modelador de cachos ideal para o seu estilo, preparamos esse post com tudo que você precisa saber sobre o modelador de cachos

Como funciona o modelador de cachos

Assim como o secador de cabelos e a chapinha, o modelador de cachos utiliza o calor para mudar a forma das mechas. As altas temperaturas são capazes de alterar temporariamente a estrutura dos fios de cabelo, deixando eles mais maleáveis e fáceis de modelar.

Depois de quente, você deve enrolar mechas finas do seu cabelo em volta do aparelho e aguardar cerca de 10 segundos para os cachos ficarem definidos. Em modeladores de cachos automáticos, basta colocar a mecha no aparelho, que ele já puxa, enrola os fios e avisa quando os cachos estão prontos. Para fios muito rebeldes é indicado usar também um fixador spray para manter a modelagem por mais tempo.

Diferenças entre os modeladores de cachos

O cacheado perfeito não é difícil de alcançar. Mas algumas características do seu modelador de cachos podem ser decisivas para o conseguir os cachos dos sonhos.

– Espessura

Um modelador de cachos mais finos produz cachos mais fechados e menores, dando aquele efeito cabelinho de anjo. Quanto mais larga a espessura do modelador de cachos, mais natural será o efeito. Mas o tamanho do cabelo também é decisivo na hora de escolher um babyliss. Se o cabelo é mais curto, os aparelhos mais finos são mais indicados. Mas se estiver em dúvida, uma espessura coringa é o babyliss médio, de 22 milímentos. Já os modeladores de cachos automáticos oferecem geralmente 3 opções de espessuras de cachos. Isso facilita bastante e também oferece opções para diferentes looks.

– Cerâmica

Os modeladores de cachos com tecnologia cerâmica são bem comuns e eficazes. Isso acontece porque quando aquecida, a cerâmica libera raios infravermelhos que penetram nos fios e evitam o ressecamento. Além disso, o aquecimento é rápido e constante, o que influencia diretamente no resultado final.

– Turmalina

A turmalina é um mineral natural muito usado nos aparelhos modeladores de cachos. Isso porque o efeito que da turmalina é super benéfico, principalmente para cabelos mais frágeis ou com química. A turmalina ajuda a proteger os fios do contato direto com o alumínio. Além disso, quando aquecida, a turmalina também emite íons negativos.

– Íons Negativos

Os íons negativos são responsáveis por selar as cutículas dos cabelos, deixando as mechas com mais brilho e um aspecto mais sedoso. Além disso eles também neutralizam a eletricidade do cabelo, tirando todo o frizz.

– Nanotecnologia de Titânio

A tecnologia titânio também é muito eficaz para o modelador de cachos e muito utilizada principalmente pelos modeladores de cachos automáticos. A maior vantagen é que o titânio é um metal leve e um ótimo condutor de calor. Isso deixa a temperatura do aparelho estável, garantindo que seus fios não serão danificados. O titânio também libera íons negativos quando aquecido, o que ajuda a fechar as cutículas dos fios, retirar o frizz e deixar o cabelo mais brilhoso.

Cuidados na hora de usar o modelador de cachos

Não tem jeito, na hora de usar qualquer aparelho que utiliza o calor para modelar os fios, é preciso ter uma atenção especial para não danificar o seu cabelo. Os cuidados são basicamente os mesmos que você precisa ter no uso com a chapinha e o secador de cabelos. Mas não custa lembrar, né?

– Nunca utilizar com os fios molhados e nem úmidos. Quando o cabelo está molhado ele fica mais frágil, podendo queimar a fibra capilar e até mesmo quebrar. O modelador de cachos só deve ser usado com o cabelo seco.

– Usar um protetor térmico. Mesmo com os fios secos, o calor excessivo pode causar danos ao cabelo. O protetor térmico diminui os estragos e ajuda a manter o cabelo hidratado. Muitos produtos tem proteção térmica e também componentes antifrizz e fixadores. Assim você pode proteger seu cabelo e ajudar a deixar o penteado mais bonito sem deixar o cabelo pesado com muitos produtos.

– Evite produtos oleosos. Além de deixarem o visual mais pesado, o óleo em contato com o calor do modelador de cachos pode “fritar” o seu cabelo.

– Por mais lindo que fique o seu cabelo, é preciso usar o modelador de cachos com moderação. Os especialistas indicam um intervalo de uma semana entre uma utilização e outra. Assim os fios têm o tempo necessário para se recuperar do processo.

– É importante fazer uma hidratação na primeira lavagem depois de usar o modelador de cachos. Isso porque como os fios são expostos a altas temperaturas, eles tendem a ficar mais ressecados. Aliás, todo Cronograma Capilar ajuda a manter o seu cabelo saudável e bonito.

E você, tem mais alguma dica para cuidar dos cabelos ou para formar aqueles cachos de dar inveja? Conta pra gente!

Comentários do Facebook