Que tal continuarmos hoje aquele nosso papo bacana sobre Tratamentos Capilares? É uma boa, né?! Porém, dessa vez vamos nos aprofundar um pouco mais em uma das etapas de tratamento mais importantes para a saúde dos cabelos: a Nutrição Capilar. Quer conhecer melhor a importância e a relevância dessa etapa dentro de um Cronograma Capilar? Então vem com a gente!

O QUE É A NUTRIÇÃO CAPILAR?

Os cabelos, como sabemos, necessitam de 3 reposições elementais básicas: reposição de água, óleo e massa. A nutrição é a reposição de óleos e lipídeos nos fios, ou seja, a reparação da camada “gordurosa”, essencial para a saúde capilar. A camada lipídica dos fios é responsável pela proteção da queratina e por manter a água dentro da fibra capilar por mais tempo. Ou seja: ela “segura” os componentes importantes no interior da haste do cabelo.

Dentre as suas vantagens estão:

  • Brilho aos cabelos;
  • Movimento aos fios;
  • Prevenção de pontas duplas;
  • Combate o ressecamento;
  • Reduz o frizz;
  • Sela os fios e prolonga a hidratação.

Como a nutrição está relacionada aos lipídios, os produtos indicados para nutrição são ricos em manteigas (karité, cacau), ceramidas e óleos vegetais (coco, abacate, argan).

COM QUAL FREQUÊNCIA DEVO FAZER UMA NUTRIÇÃO?

Depende. No geral, a nutrição deve ser realizada ao menos uma vez na semana. Alguns tipos de cabelos precisam mais de óleos do que outros.

Os cabelos crespos e cacheados, por exemplo, perdem a camada oleaginosa (e a hidratação natural) com maior facilidade. Esse tipo de cabelo requer ao menos duas aplicações de produtos nutritivos semanalmente.

Cabelos naturalmente oleosos, pelo contrário, tendem a produzir cada vez mais óleo no interior da fibra. Mas, nem por isso estão isentos de reposições de “gordura”, principalmente nas pontas.

Existe sempre o produto certo para cada tipo de fio. Então, é importante atentar-se às indicações dos fabricantes quanto ao tipo de cabelo e frequência de uso.

Para uma boa nutrição capilar, basta procurar produtos que sejam destinados ao seu tipo de cabelo, mas que contenham manteigas e óleos em suas composições.

COMO SABER SE PRECISO FAZER UMA NUTRIÇÃO CAPILAR?

Um cabelo bem nutrido é um cabelo brilhante, com cutículas seladas, sem frizz e com toque sedoso e macio.

A reposição de óleos não serve para “encharcar” nem pesar os fios, muito pelo contrário! Utilizando os óleos certos, a tendência é equilibrar a carga lipídica e doar aos fios uma maior maleabilidade e luminosidade.

Os cabelos que precisam de nutrição, no geral, estão com aspecto opaco e volume acima do desejado. Cabelo nutrido é cabelo bem “alimentado”, então, não deixe suas madeixas passarem fome, ok?!

COMO ESCOLHER UM BOM PRODUTO PARA NUTRIÇÃO CAPILAR?

Em linhas gerais, quando falamos de nutrição capilar temos em mente a utilização de produtos ricos em óleos. Mas muita atenção: os óleos ricos para a nutrição e saúde dos fios são os vegetais. Use uma quantidade razoavelmente boa para fixação do óleo na fibra capilar.

Os óleos minerais, por exemplo (“Mineral Oil” nas fórmulas), não costumam fazer um trabalho real ao nutrir. Geralmente, eles deixam os fios bonitos num primeiro momento. Mas depois de um tempo eles formam uma capa que não penetra na fibra capilar e são extremamente residuais.

Ao escolher um produto de nutrição capilar, opte sempre pelos que apresentam uma boa densidade (aquela textura “durinha” de creme) e que tenham óleos e manteigas naturais em suas fórmulas:

  • Óleo de Coco;
  • Óleo de rícino;
  • Manteiga de manga;
  • Manteiga de abacate;
  • Karité;
  • Oleo de macadâmia, etc.

Lembrando que é sempre muito importante seguir as recomendações do fabricante para o máximo proveito de seu produto. Respeite o tempo de pausa, a quantidade a ser aplicada, a frequência de aplicações e tudo mais que a marca sugira para que seus fios aproveitem 100% do conteúdo.

Depois da Nutrição Capilar, basta sair por aí exibindo cabelos brilhantes, soltinhos, sem frizz e muito saudáveis!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook