Os nossos cabelos sempre passam por traumas, seja por conta do uso de produtos químicos, ferramentas de calor em excesso ou até mesmo por causa de fatores naturais como: a exposição excessiva ao sol, a poluição do dia a dia, entre outros. Esses são alguns dos motivos que podem deixar os nossos cabelos maltratados e danificados.

Para cuidar dos cabelos deteriorados, sem brilho, quebradiços e frágeis, indicamos sem sombra de dúvidas, um dos melhores tratamentos para regenerar a saúde dos fios: a reconstrução capilar.

Tudo na vida tem solução, amiga! Por isso nós vamos te ajudar a resolver o seu problema e deixar o seu cabelo maravilhoso!

Continue lendo o nosso texto e confira todas as dicas para saber mais sobre a Reconstrução Capilar!

A importância da reconstrução capilar

Nosso cabelo é composto, basicamente, por três substâncias: água, lipídios e queratina. A queratina é uma proteína importantíssima, que garante aos fios resistência, elasticidade e força. Os cabelos ressecados, quebradiços e porosos geralmente apresentam deficiência de queratina e, por isso, precisam de uma reconstrução capilar.

Mas o que causa a perda da queratina? Fatores como a realização de procedimentos químicos, a exposição excessiva ao Sol e o uso contínuo de secador, água quente, banhos de piscina e mar danificam os cabelos e fazem com que precisemos de uma reconstrução capilar.

Mas, afinal, o que é a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é uma das etapas do cronograma capilar e consiste no tratamento que vai devolver a queratina perdida aos fios danificados. A reposição dessa proteína deixa os fios aptos para receberem os tratamentos de hidratação e nutrição, já que recupera a integridade dos fios e deixa eles menos porosos e mais fortes!

Contraindicações da reconstrução capilar

Se os seus cabelos estão saudáveis e não precisam de qualquer tipo de reposição, NÃO faça a reconstrução capilar. Esse procedimento é específico para cabelos muito danificados e, quando feito em cabelos saudáveis, pode provocar um “efeito rebote”, deixando as madeixas frágeis e quebradiças.

Posso fazer a reconstrução capilar em casa?

A resposta é: sim! E o melhor, miga, é super fácil de fazer! Quer saber como? Então presta atenção nesse passo a passo que a gente preparou pra você sair manjando tudo de reconstrução capilar!

Passo a passo da Reconstrução Capilar

  • Primeiro passo: Antes de tudo, é necessário deixar o seu cabelo limpo. Afinal, qual produto vai agir de maneira efetiva na estrutura dos seus fios se o cabelo estiver sujo? Por isso, você deve aplicar o shampoo antirresíduos em sua extensão e massagear fazendo bastante espuma. Esse tipo de shampoo é extremamente mais eficaz do que o shampoo comum, pois ao lavar os seus cabelos ele retira todo creme, a poluição ou a oleosidade, deixando-o prontinho para o próximo passo do nosso tutorial.
  • Segundo passo: Essa fase é ainda mais importante, pois aqui começa a base da reconstrução capilar. É a hora da reposição de queratina. Na verdade ela já é produzida pelo nosso próprio corpo e está presente nas unhas, na pele e, claro, nos cabelos. Mas, muitas vezes, o nosso cabelo está tão danificado, que ele perde essa proteína fibrosa natural e temos que repô-la. Ao aplicar a queratina você está garantindo que o seu cabelo tenha elasticidade e força, além de adquirir mais resistência na fibra capilar. É importante deixar o produto agir o tempo que a embalagem indicar.
  • Terceiro passo: Agora é a hora de aplicar a máscara reconstrutora. Ela serve para prover novamente todos os minerais e aminoácidos que o nosso cabelo precisa. É super importante aliás, que você tenha mais de uma máscara reconstrutora em casa, assim o cabelo reagirá sempre de forma positiva cada vez que intercalar o uso das máscaras.
  • Quarto passo: Por último, mas não menos importante, vamos ao uso do finalizador. Depois que você lavou, aplicou queratina e hidratou os seus cabelos, o momento agora é de usar o finalizador capilar. O finalizador existe no mercado na opção em spray, creme ou também em gel. Escolha a forma que mais adapta-se com o seu dia a dia e com o seu estilo. O finalizador capilar servirá para selar os fios, diminuindo o frizz e tornando o seu cabelo mais definido, com movimento e brilho.

Cuidados após a reconstrução capilar

Depois de fazer a reconstrução capilar, você precisa ter alguns cuidados que vão te ajudar a manter a saúde dos fios.

Opte por shampoos , condicionadores e máscaras com pH baixo. Evite o uso constante de chapinha, secador e babyliss, eles ressecam as madeixas e deixam os fios menos saudáveis. Se precisar usar alguma dessas ferramentas de calor, lembre-se de usar um bom protetor térmico. Depois da reconstrução capilar, evite também processos químicos muito agressivos, como alisamentos e descoloração, pelo menos até seus fios se recuperarem totalmente.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook