Ter os cabelos bem cuidados é super importante. Por isso hoje vamos explicar melhor sobre um tema que ainda gera muitas dúvidas: a reconstrução capilar! Você sabe o que é reconstrução capilar? Pra saber mais sobre a última etapa do cronograma capilar, continue lendo esse post!

O que é reconstrução capilar?

A queratina natural do cabelo é essencial para manter a saúde dos fios. Quando os fios começam a ficar mais quebradiços, porosos e sem brilho, significa que está faltando queratina. Realizar processos químicos no cabelo como alisamento, relaxamento, ou mesmo a tintura, torna os fios mais vulneráveis. O motivo é que todos esses processos afetam profundamente a estrutura dos cabelos, deixando as cutículas mais abertas do que deveriam.

Se você quer manter os cabelos saudáveis, é necessário realizar tratamentos capilares regularmente. No caso dos cabelos muito danificados, a reconstrução capilar pode ser a principal aliada para manter os fios bonitos e saudáveis.

Como funciona?

Para entendermos melhor a ação da reconstrução capilar, precisamos pensar que fio do nosso cabelo é feito de camadas. Quanto mais danificados ficam os fios, mais essas camadas ficam abertas. Isso pode contribuir para a perda de nutrientes do cabelo.

Se os cabelos estiverem extremamente danificados, a umidade natural do cabelo também é perdida. Nesses casos, nem os nutrientes dos produtos capilares usados trarão resultados. E é ai que entra a reconstrução capilarQuando você faz a reconstrução, a queratina consegue penetrar até a última camada dos fios do cabelo. Dessa maneira, os fios passam a reter mais água e nutrientes por mais tempo, tornando-se mais fortes, brilhantes e saudáveis.

Dá para fazer em casa?

Uma ótima notícia é que a reconstrução capilar pode ser feita em casa, economizando tempo e dinheiro. E o melhor de tudo: de um jeito muito mais simples do que você imagina!

Todo esse processo vai começar em uma loja de cosméticos! Isso porque você precisa escolher um bom produto de uma marca confiável. O creme de tratamento deve ser indicado para reconstruir os fios. Nesse caso, o um bom exemplo de produto são os que contêm queratina na sua formulação.

De forma geral, a queratina vem acompanhada do óleo vegetal, para amenizar a ação enrijecedora da proteína. Depois de encontrar o creme capilar ideal para você, siga todas as instruções do rótulo sobre o uso e o tempo de ação necessário.

Para quem deseja uma reconstrução capilar mais profunda, indicamos ir até um salão e fazer uma cauterização capilar. É um tipo de procedimento que também leva queratina, mas de um tipo mais forte. Por isso é necessário selar os fios com calor no final e fazê-la com o auxílio de um profissional.

A reconstrução capilar é necessária?

Dentro de um cronograma capilar, o procedimento de reconstrução do fio deve ser realizado a cada 15 ou 20 dias. Esse cronograma leva em conta condições em que o cabelo pode ficar danificado com o uso de produtos químicos ou de ferramentas de calor. Agora, caso o seu cabelo esteja saudável, uma vez por mês já basta! Somente as pessoas com fios extremamente danificados precisam manter uma frequência maior do tratamento.

E esses intervalos só acontecem até o cabelo se recuperar! O exagero também não apresenta grandes benefícios para o fio. O motivo? A queratina pode deixar os fios mais rígidos, ou mesmo sem a elasticidade natural. Além disso, o cabelo pode ficar bastante quebradiço e frágil para pentear, até mesmo para fazer um rabo de cavalo.

Por isso, é essencial que o processo de reconstrução esteja alinhado com outros tratamentos. Dessa forma, a maciez e a elasticidade dos fios são mantidas. Sempre que observar seus fios mais quebradiços, elásticos, e enrijecidos, verifique se precisa da reconstrução capilar. 

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook