Já ouviu falar em transição capilar? A transição capilar é um processo em que o cabelo está passando por uma fase de mudanças e precisa de cuidados especiais para que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. Abre-se mão dos alisamentos e de outros procedimentos com química aplicadas nos cabelos para adotar o visual dos fios em sua formatação original. Seja o seu cabelo natural cacheado, crespo ou ondulado, chegou o momento de assumir o estilo original dos fios durante e após a transição capilar.

Transição capilar antes e depois

Existem diversos tipos de cabelos: lisos, cacheados, ondulados, crespos… E um estilo que imperou por muito tempo no cenário da mídia foi o cabelo liso. Diversas mulheres ao longo dos anos passaram por processos químicos com o risco de danificar os fios apenas para alcançar um padrão de beleza transmitido na televisão, nas revistas, em propagandas de outdoors e também na internet. Felizmente, estamos em uma nova fase na cultura da imagem pessoal, com diversas mulheres adotando a transição capilar como uma forma de expressar a sua individualidade e estilo.

A transição capilar é responsável por manter a estrutura do cabelo da forma como ele de fato é, fortalecendo o encontro com aquilo que de fato nosso cabelo é, em consonância com aquilo que irá aparentar. Alisar os cabelos não deve ser algo imposto, e aceitar as madeixas da forma como elas são tornou-se uma forma de refletir auto estima e aceitação pessoal.

O mais importante aspecto durante a transição capilar é ter a certeza absoluta de que é uma decisão tomada por conta própria, e não por pressão social, de familiares ou de amigos, por exemplo. Pois decidir sobre como os seus cabelos devem ser é algo muito pessoal e deve levar em conta somente a sua vontade.

A textura dos cabelos durante a transição capilar, é um ponto que incomoda algumas mulheres durante o período de adaptação. O fato é, que enquanto o  cabelo cresce, as pontas ainda estão lisas (por possuírem químicas alisadoras impregnadas nos fios) ao mesmo tempo em que a raiz sem química está crescendo e destacando-se do restante do cabelo.

Como fazer transição capilar

Podemos dizer que a transição capilar é uma forma de libertação de antigos paradigmas da cultura da moda, e deixá-los para trás, aceitando o cabelo ser o que de fato ele é. Existem algumas  formas de vivenciar e ultrapassar o período de transição. A primeira opção é adotar a técnica do big chop (que é o corte total da parte do cabelo quimicamente tratada de uma só vez). Refletir sobre adotar ou não essa técnica é algo importante para não deparar-se com o choque de ficar com os cabelos curtíssimos e não poder voltar atrás. A segunda forma de passar por essa transição capilar é cortar as madeixas periodicamente. Assim você continua com os cuidados dos fios e ao longo do tempo abre mão daqueles fios contendo químicas, cortando o cabelo aos poucos.

Produtos para transição capilar

Cabelos em período de transição capilar são ainda mais frágeis. Por isso, para evitar qualquer tipo de dano aos fios e ainda permitir um crescimento saudável dos cabelos, a principal dica que podemos te dar é investir em um cronograma capilar completo, de forma a seguir uma agenda de cuidados que alia e intercala tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios durante a semana.

Durante a hidratação dos fios, com o uso do creme de hidratação corretos seus cabelos serão supridos da necessidade de água e de nutrientes que eles precisam. Para deixar os cabelos brilhantes e hidratados é necessária a etapa de  nutrição com a função de criar uma barreira lipídica na fibra capilar, pois sem ela seus fios ficam fracos, o que pode prejudicar o crescimento do cabelo.

Já a fase de reconstrução capilar envolve a devolução de toda a queratina que o cabelo perdeu, fortalecendo ainda mais as madeixas e livrando do enfraquecimento e da quebra.

Quanto tempo dura a transição capilar?

A transição capilar não é um período simples de vivenciar, mas o resultado será totalmente recompensador.

Dicas de transição capilar

Para as mulheres com o cabelo de formas onduladas, cacheadas ou crespas, indicamos formas de texturização dos fios com a ajuda do creme para pentear. Passar pela transição capilar com a ajuda desses cosméticos como o ativador e modelador de cachos auxiliam o processo de adaptação até que os cachos voltem a se formar novamente.

Reaprender a modelar o seu cabelo natural é  a forma ideal de encontrar o jeito que você deseja que os seus cabelos fiquem. Lave e condicione os cabelos e prepare a parte cacheada com um creme modelador específico para o seu cabelo, aplicando um com textura mais gelatinosa na parte do cabelo que ainda estiver lisa. Separe seu cabelo em mechas finas e vá esticando e enrolando cada uma delas com a ajuda dos dedos. Faça isso em todo o cabelo. O importante é estar sempre atenta ao que o seu cabelo precisa durante esse processo e ter calma e paciência com todos os cuidados que ele vai precisar de você.

Agora que você entendeu melhor como funciona e como passar pela transição, pronta para assumir as madeixas naturais? Para continuar cuidando cada vez melhor dos cabelos, curta nossa página no Facebook! 🙂

Comentários do Facebook