O relaxamento capilar é uma das várias técnicas para alisar os fios crespos e cacheados. Quer saber mais sobre esse procedimento? Continue lendo o nosso post que vamos te contar tudinho!

O que é o relaxamento capilar

O relaxamento capilar é um tipo de alisamento químico dos cabelos, mais indicado para mulheres com cabelos crespos ou cacheados. Ele pode alisar completamente os fios, ou apenas abrir mais os cachos, deixando-os com mais definição.

Para quem é indicado o relaxamento capilar?

O relaxamento capilar é indicado para mulheres com cabelos cacheados ou crespos, que querem alisar os fios ou apenas deixar os cachos com menos volume e mais definição. Além de alterar a estrutura dos fios, o procedimento é responsável por deixar as madeixas com um super brilho e sem frizz!

Como é feito o relaxamento capilar?

Antes de tudo, é necessário fazer um teste de mecha, pra ver se o produto se adapta ao fio e se há algum desconforto. O procedimento é feito com os fios sem lavagem, ou seja, o produto é aplicado nos cabelos ainda secos.

Depois de aplicar o produto, ele deve agir por cerca de 10 minutos. Por fim, os fios são enxaguados, neutralizados e recebem o tratamento adequado para repôr os nutrientes dos fios.

Relaxamento Capilar vs Escova Progressiva

Ambos os procedimentos têm ações diferentes. Por isso, a melhor escolha varia de acordo com o seu objetivo.

Se você quer apenas diminuir o volume, eliminar o frizz ou apenas abrir os cachos, o melhor procedimento nesse caso é o relaxamento capilar. Agora, se você tem cabelos com cachos estreitos ou cabelos crespos e quer deixar as madeixas com aquele efeito de “liso chapado”, o recomendado pra você é a escova progressiva.

A progressiva danifica os fios por ter um pH muito baixo, altera as ligações de enxofre dos fios, deixando os fios mais finos e quebradiços. O relaxamento capilar, por sua vez, altera as liações de enxofre do cabelo e realinha essas ligações de uma nova forma. Ou seja, altera a estrutura capilar, fazendo com que o cabelo conquiste um aspecto mais liso.

O relaxamento capilar altera permanentemente a textura do fio, deixando-o com um aspecto mais liso ou ondulado. Por isso que, mesmo depois do alisamento, as cacheadas e crespas conseguem conservar algumas curvas nos fios. Por conta dos altos níveis de pH, o relaxamento permite alterar a estrutura do cabelo de forma mais rápida. Entretanto, se os cuidados após o procedimento não forem mantidos, há uma chance maior de irritar o couro cabeludo.

A progressiva satura os fios em uma solução de formaldeído. Depois da aplicação, o cabelo é secado e modelado no formato liso com o auxílio da chapinha. Por isso, não há alteração na estrutura do fio, mas sim acontece a selagem no formato liso.

Quando realizados corretamente, ambos os procedimentos são seguros e eficazes. Por isso, a dica é: consulte sempre o seu profissional de confiança e realize o procedimento escolhido em um lugar seguro e que você conheça.

Contraindicações do relaxamento capilar

Não é recomendado que gestantes e lactantes realizem o procedimento. Isso porque as químicas usadas podem afetar o leite e a saúde do bebê.

A grande aliada do relaxamento capilar

A hidratação é a grande amiga do relaxamento capilar. Fazer uma rotina de hidratação é super importante, para manter a saúde dos fios e contribuir com os resultados positivos do relaxamento capilar. Além disso, manter em dia o cronograma capilar permite que os fios recebam os nutrientes necessários, evitando a queda e a quebra das madeixas.

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook