Já faz um tempo que quem é apaixonada por cabelos sabe: o óleo de coco virou um produto coringa quando o assunto é saúde e beleza. Não há quem ainda não tenha ouvido falar de alguma dica ou receita especial que inclua o óleo de coco em diversas rotinas e dietas.

Embora existam muitas pesquisas que explorem os reais benefícios que o consumo deste óleo oferece para a saúde, uma coisa é fato: não há mais como contestar as vantagens que esse queridinho oferece para a pele e para os cabelos.

O óleo de coco tem inúmeros benefícios e propriedades. Rico em vitamina E e ácidos graxos, torna-se um poderoso aliado em seu uso cosmético, agindo como auxiliar hidratante na parte interna dos fios de cabelo, nutrindo-o e fortalecendo-o intensamente.

Ele é ideal para cabelos secos e sem vida, já que é capaz de proporcionar brilho e maciez imediatos às madeixas, se utilizado corretamente.

COMO E QUANDO APLICAR O ÓLEO DE COCO?

– EM UMECTAÇÕES

O famoso “banho de óleo” já se tornou rotina na vida de quem ama cuidar dos cabelos em casa. Não há segredos na hora de umectar os fios. Basta aplicar o óleo de coco em quantidade generosa por toda a extensão das mechas e deixá-lo em pausa por, no mínimo, duas horas. Então, é só lavar, normalmente, as madeixas e finalizar como preferir!

– PARA ENRIQUECER SUAS MÁSCARAS DE NUTRIÇÃO

Essa diquinha é muito simples! Basta adicionar um pouco de óleo de coco em sua máscara favorita de nutrição (na quantidade exata a ser aplicada no dia, ok? Nada de misturar na embalagem do produto para não comprometer a estabilidade da fórmula). Então, basta aplicar a misturinha normalmente, mecha a mecha, e proceder conforme instruções do fabricante da máscara.

– PARA CONTROLAR O VOLUME DOS FIOS

Ele não precisa ser utilizado apenas em procedimentos que requeiram enxágue. O óleo de coco pode ser utilizado no lugar de seu óleo cosmético convencional, para finalizar os fios. Aplique-o nos cabelos ainda úmidos, antes de seu creme para pentear (técnica LOC – Líquido, Óleo, Creme de Pentear) e prontinho! Suas madeixas vão ficar super hidratadas e com volume controlado.

– COMO REPARADOR DE PONTAS

Leve sempre um vidrinho pequeno com um pouco de óleo de coco na bolsa. Durante o dia, aplique algumas gotinhas, como faria com seu reparador de pontas convencional. Ele é super leve e não vai pesar seus fios.

ÓLEO DE COCO: MUITO ALÉM DAS MADEIXAS

Ah, nós amamos essa versatilidade! Já que estamos falando do uso cosmético do óleo de coco, também aproveitamos para enfatizar algumas dicas que vão além de seu uso nos cabelos.

– ESFOLIANTE NATURAL

Uma mistura básica de óleo de coco e açúcar de coco pode substituir tranquilamente seu esfoliante industrial. Se não tiver o açúcar de coco, pode ser o açúcar normal ou o mascavo também. Ah, e tem mais: esse esfoliante também pode ser aplicado no couro cabeludo, naqueles dias de tratamento “detox”, antes da lavagem dos fios.

– ÓLEO CORPORAL

Ideal para peles secas, o óleo de coco torna-se um grande aliado na hora de hidratar e proteger as partes mais sensíveis e ressecadas do corpo. Aqueça uma quantidade do óleo nas mãos e aplique onde sentir que há necessidade.

– REMOVEDOR DE MAQUIAGEM

Sabe aquele seu demaquilante bifásico cheio de óleo mineral na composição? Que tal aposentá-lo e dar uma chance para o óleo de coco na hora de remover a make? Além de retirar muito bem (inclusive produtos à prova d’água), ele ainda protege a pele e hidrata direitinho!

– TRATAMENTO DE ESTRIAS

Sabe aquelas marcas que marcam a pele de toda mulher? Elas podem não ter uma cura definitiva, mas tem tratamento que ameniza (e muito) essas marcas. E o óleo de coco pode ser seu BFF na hora de suavizar os efeitos causados pelas estrias. Sem segredos, é só aplicar um pouco na área desejada (de preferência à noite) e sentir os resultados progressivos.

– TRATAMENTO NOTURNO PARA O ROSTO

Já pensou que maravilha aplicar um produtinho natural e sem contra-indicações na hora de dormir e, pela manhã, ver que a pele está viçosa, limpa e toda saudável? O óleo de coco é in-crí-vel pra isso! Pode aplicar sem medo: ele não irá causar espinhas nem vai deixar a pele oleosa, justamente pela presença de Vitamina E e ácidos graxos em sua composição. Na verdade, ele controla a oleosidade da pele (parece irônico, mas não é) e ainda age como um maravilhoso antirrugas.

Ainda existem inúmeros benefícios desse óleo querido: prevenção de assaduras, tratamento de queimaduras, cicatrização de tatuagens, proteção para os fios antes do mar e piscina, enfim… Tem alguma parte do corpo ou do cabelo que precisa de hidratação e proteção? Vai no óleo de coco que é sucesso!

E você? Já usa o óleo de coco no seu dia a dia? Conta pra gente aqui nos comentários!

Ah! E não esquece de acompanhar o nosso Facebook e o nosso Instagram pra ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook