Com certeza você utiliza ou já utilizou alguma vez na vida os condicionadores de cabelo. A aplicação do produto acontece após o uso do shampoo. Quando em contato com os fios, ele promove o amaciamento imediato das madeixas. Hoje vamos te contar os segredos dos melhores condicionadores, e por que ele é um dos produtos mais utilizados no mundo.

Para entender melhor como funciona a ação do condicionador quando aplicado nos cabelos, primeiro precisamos abordar o que é cabelo. A  estrutura básica para entendermos isso é o folículo pilossebáceo. Dele originam-se duas estruturas: o pelo e o sebo. Além disso, os cabelos são fios formados por uma  seqüência de aminoácidos e proteínas. As proteínas que estão presentes na fibra capilar são: a queratina, a elastina e o colágeno. Todos eles são responsáveis para dar estrutura aos fios.

Como surgiu o condicionador

Os condicionadores foram criados no início dos anos 30, quando ceras auto emulsificantes foram desenvolvidas para dar uma sensação de melhor textura aos cabelos.

Já a finalidade do shampoo é de lavar o cabelo, pois assim ele remove o sebo, além do suor criado pelo couro cabeludo. Ele também retira restos de produtos cosméticos como, tintura, fixadores, creme sem enxágue e a poeira ambiental que é depositada sobre os fios ao longo do dia.

A necessidade de criação do condicionador surgiu pois a medida que as pessoas usavam o shampoo para limpar os fios, a ação detergente do produto no couro cabeludo tornava os cabelos muito secos e com aparência áspera. Além disso, os fios ficavam embaraçados e seu manuseio extremamente difícil.

Os segredos dos melhores condicionadores

Um ponto importante para falar sobre os condicionadores, é que ele possui uma carga positiva na química de seu conteúdo. E quando aplicamos o condicionador no cabelo, os compostos do produto tornam os fios eletrizados negativamente pelo shampoo, e é essa a ação que torna os fios neutros e muito mais fáceis de pentear.

Ao condicionar os cabelos, os fios ficam muito mais tênues e macios, além de reduzir o efeito estático e esvoaçante das madeixas. Um bom condicionador de cabelo faz a manutenção  desses valores de pH natural dos cabelos, e inibe a proliferação de fungos e bactérias desde o couro cabeludo. No caso desse cosmético, ele deve ter pH ácido. Dessa forma, o produto mantém as cutículas fechadas, e os cabelos bem tratados. Um pH neutro só faz amolecer os fios.

O condicionador forma também uma película protetora ao redor dos fios, e isso faz diminuir a desidratação dos cabelos. Além disso, um bom condicionador deve possuir ativos valiosos, que penetram no fio e promovem um verdadeiro tratamento nas madeixas.

 

Comentários do Facebook