Você sabe o que são os petrolatos? Hoje vamos explicar o que é esse componente químico usado na indústria cosmética e que faz parte da formulação de diversos produtos de cabelo que estão disponíveis no mercado.

O que são petrolatos?

O petrolato é um dos derivados do petróleo que, depois do processo de extração e purificação do petróleo bruto, transforma-se em uma substância gelatinosa. Ele pode ser encontrado nos rótulos com o nome de vaselina, óleo mineral ou parafina líquida (paraffinum liquid). Por conta do seu baixo custo, é amplamente encontrado em cosméticos e produtos para cabelos. Além do baixo custo, a indústria utiliza esse elemento nas composições dos produtos por sua capacidade de emoliência. Por isso, existem no mercado uma infinidade de condicionadores, máscaras de tratamento para o cabelo, leave-ins, produtos para a pele, entre outros, que possuem petrolatos em sua formulação. Atualmente, muitas polêmicas têm ocorrido em relação a esse composto que confere maciez aos fios. Mas você sabe por quê?

A polêmica em torno dos petrolatos

O motivo de toda essa polêmica é porque não existe nenhum fator hidratante no óleo mineral. Ou seja, mesmo que você utilize muitas vezes um produto (por exemplo, uma máscara de hidratação), ele não penetra nas camadas dos fios, e não consegue deixar nossos cabelos hidratados de fato. Além disso, os petrolatos criam uma camada impermeável nos fios que barra a reposição nutricional dos cabelos. Por esse motivo, eles se acumulam na fibra capilar, dificultando, inclusive, o crescimento dos fios.

Como os petrolatos influenciam na saúde dos fios

A oleosidade natural do couro cabeludo é rica em nutrientes. Porém, muitas pessoas vêem ela como um sinônimo de “sujeira”. Quando sentimos que nossos fios estão oleosos, inevitavelmente lavamos o cabelo. O problema é que, na maioria dos shampoos, encontramos os famosos “sulfatos”, que são responsáveis por criar a espuma do shampoo. Quando lavamos o cabelo com um shampoo com sulfato, além de remover as impurezas do dia a dia, removemos a capa protetora dos fios. “Ah, mas ai é só eu passar um condicionador que fica tudo certo, não é?”. A resposta é: não! Depois que retiramos todos os nutrientes  do nosso cabelo com um shampoo rico em sulfatos, aplicar um condicionador ou uma máscara que não possui fator hidratante (alô, petrolatos!), apenas causa uma falsa sensação de cabelos saudáveis. Na verdade, quando fazemos esse processo, nossos fios ficam fracos, quebradiços e demoram mais para crescer.

Low Poo e No Poo

As técnicas de Low Poo e No Poo procuram quebrar esse ciclo, eliminando da sua rotina de cuidados capilares os produtos com sulfatos e petrolatos. Essas técnicas são menos agressivas aos cabelos, principalmente para os cacheados, crespos e ondulados. As técnicas de Low Poo e No Poo usam outros agentes limpantes, que retiram as impurezas sem afetar a camada de nutrientes natural dos cabelos. Outro ponto é que essas técnicas evitam (ou eliminam) o uso de petrolatos, presentes nos cremes e condicionadores, deixando os fios livres para receberem os nutrientes como ceramidas, queratina, hidratantes e muitos outros!

Os petrolatos e o meio ambiente

Os petrolatos, por serem derivados do petróleo, não são solúveis em água. Quando usamos esses produtos nos cabelos e enxaguamos depois no banho, por não serem solúveis, podem parar nos rios e oceanos, poluindo as águas e prejudicando os organismos aquáticos. Por esse motivo, quando em contato com os rios e mares, eles formam uma película impermeável na superfície da água. Essa película prejudica a respiração dos animais e plantas aquáticos daquela região. Além disso, os petrolatos não são biodegradáveis!

Como identificar os petrolatos nos rótulos dos produtos

Se depois de tudo isso você começou a se interessar pelos produtos livres de petrolatos, deve estar se perguntando como identificar essa substância nos produtos. Calma, não se desespere! Pensando nisso, nós separamos essa listinha pra você salvar, printar e mandar no grupo das amigas! Como identificar os petrolatos nos rótulos? Ufa! São muitos!

O que fazer para evitar os petrolatos?

Nós já mencionamentos as técnicas de No Poo e Lo Poo um pouco mais acima. Mas, se você pensou que as diquinhas acabavam por ai, está muito enganada!

#Dica 1:

Usar óleos vegetais nas umectações e nas máscaras que são livres de petrolatos.

#Dica 2:

Existem produtos que o petrolato usado é refinado. Ele vem escrito na embalagem como “white petrolatum” (ou seja, é seguro!).

#Dica 3:

Busque por cosméticos que usam óleos vegetais, que são extraídos de plantas oleaginosas. Além de hidratar, eles são ricos em ácidos graxos e podem ter efeitos terapêuticos!

Por fim, a nossa maior dica é: fique de olho nos rótulos! Mesmo que a sua empresa queridinha diga que não tem produtos com petrolatos, é sempre bom conferir, não é mesmo?

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook