Você sabia que, naturalmente, nós perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia? Porém, apesar da quantidade alta, isso é super normal! Isso porque os fios têm um ciclo de queda natural. Porém, mesmo assim, ainda existem muitas pessoas perdendo mais cabelo do que isso. Por isso, se você quer saber de vez todos os mitos e verdades sobre a queda de cabelo, continue lendo esse post!

Entendendo a queda de cabelo

Inúmeros fatores podem afetar a saúde dos fios e fazê-los cair. Porém, algumas coisas como questões de saúde, pós cirurgia, gestação e maus cuidados podem intensificar esse processo. 

Os procedimentos químicos, por exemplo, quando feitos de forma errada ou sem auxílio de um profissional, podem provocar a queda de cabelo. Outro fator que também contribui para isso é o uso excessivo e desprotegido das ferramentas de calor. Ou seja, usar o secador, a chapinha e o babyliss todos os dias ou sem um protetor térmico pode afetar a saúde dos fios.

Além disso, outros fatores como alimentação, uso de produtos errados e até mesmo estresse podem ter relação com a queda de cabelo. Ou seja, é possível que as suas madeixas estejam menos saudáveis por conta dos seus hábitos.

Os mitos da queda de cabelo

#1 Usar acessórios, como bonés e chapéus, faz o cabelo cair

Usar bonés e chapéus não vai fazer o seu cabelo cair. Porém, o uso frequente desses acessórios pode resultar em alguns problemas no couro cabeludo, como a caspa. Mas atenção! Não use esses acessórios com o cabelo molhado. Isso irá abafar o couro cabeludo e poderá, sim, resultar na queda de cabelo.

#2 Lavar muito o cabelo faz com que ele caia

Higienizar os cabelos não está entre os fatores que fazem com que ele caia. Pelo contrário: manter os fios sujos pode obstruir os poros e atrapalhar o crescimento. Embora dê a impressão de que os fios caem durante o banho, não precisa se assustar. Nesse caso, o que acontece é que os fios que já estão soltos são levados pela água.

Para evitar problemas, a dica é ficar atenta aos produtos que você usa nas madeixas. Além disso, remover bem os produtos usados durante a lavagem é essencial.

#3 Química faz o cabelo cair

Os procedimentos químicos em si não provocam a queda de cabelo. Porém, misturar químicas, fazer algum procedimento com o cabelo não saudável e não seguir as instruções dos produtos pode deixar os fios mais frágeis e, até mesmo, provocar um corte químico. 

Além disso, o excesso de procedimentos como tintura e alisamentos pode sim ocasionar a queda de cabelo.O ideal é consultar um profissional de confiança e certificar-se de que o seu cabelo está saudável para receber o procedimento. Ah! Além disso, é super importante fazer um teste de mecha antes, e manter uma rotina de cuidados após o procedimento.

#4 Usar o secador faz os fios caírem 

Não, o seu cabelo não vai cair por você usar o secador. Porém, os fios podem ficar bem frágeis quando são expostos excessivamente às altas temperaturas. O ideal é manter o aparelho a, pelo menos, 15cm dos fios, além de usar um protetor térmico antes. 

Como evitar a queda de cabelo

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar a queda de cabelo. Cuidar da alimentação, evitar o estresse e praticar alguma atividade física são fatores que podem contribuir para a saúde dos fios. Além disso, manter o cronograma capilar em dia também ajuda a manter os fios fortes e saudáveis. 

Outra dica é manter os fios sempre limpos. Isso porque, quanto mais sujo e oleoso fica o cabelo, mais a raiz pode ser prejudicada. Além disso, prefira usar produtos mais naturais, shampoos anticaspa ou antiqueda podem ser grandes aliados no tratamento.

Mas atenção, o shampoo antiqueda não é (e nem deve ser) o único tratamento. Embora ele auxilie no combate à queda, o ideal é procurar um médico para que ele te passe o que deve ser feito. Isso porque, muitas vezes, é preciso mudar os hábitos e apostar em medicamentos específicos para o problema.

E você? Já enfrentou ou está passando por esse problema? Compartilhe a sua experiência com a gente aqui nos comentários! 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos!  😉 

 

Comentários do Facebook