Em tempos de quarentena, todo o cuidado é pouco. E isto serve para o nosso cuidado pessoal também. Mesmo ficando em casa, nós precisamos tirar um tempinho para organizarmos uma rotina, nem que seja uma vez ao mês, de cuidados pessoais. Assim, fazendo um day spa beeem mara em casa, você alivia as tensões e ainda pode se surpreender com os seus resultados terapêuticos de relaxamento.

Os tratamentos caseiros são excelentes alternativas para todos os cabelos, pois evitam o excessos e misturas de componentes químicos inadequadas ao cabelo. Dessa forma, apresentam um resultado progressivo de manutenção do brilho e saúde dos fios.

Para ajudar nos cuidados caseiros com as madeixas, nós separamos algumas receitas naturais com resultados incríveis! Então, continua com a gente pra conferir alguns ingredientes super acessíveis para fazer o seu day spa mais gostoso 😉

Mel

O mel é um dos melhores aliados para todos os tipos de madeixa. Ele auxilia no crescimento e na produção de queratina, importante para a recuperação dos cabelos quebradiços. Sozinho, o mel já traz benefícios como hidratação e brilho para os fios, deixando-os mais sedosos.

Como fazer

  • Com o cabelo limpo e úmido, massageie ½ xícara de mel pelo couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos.
  • Em seguida, é só enxaguar bastante com água morna.
  • Se preferir, adicione ao mel duas colheres de azeite, que auxiliam no desprendimento do mel de seus cabelos. Além disso, o azeite de oliva é antioxidante e inibe a produção do hormônio que leva à perda dos cabelos.

Se estiverem muito danificados, procure inserir alguma fonte de proteína no tratamento, como gema de ovo ou abacate (duas colheres são suficientes).

Abacate

Os nutrientes, gorduras e vitaminas existentes no abacate fortalecem o cabelo, retém a umidade e agem até no couro cabeludo. Além de ser um poderoso hidratante, ele também repõe os nutrientes essenciais para a saúde do cabelo, especialmente das manas cacheadas e crespas.

Como fazer

  • Amasse um abacate com um garfo, adicione uma colher de sopa de azeite de oliva e também uma colher de sopa de mel. Misture tudo muito bem.
  • Aplique a mistura em todo o cabelo sujo, mecha por mecha, para que a umectação seja mais profunda. 
  • Ao final, é só enxaguar muito bem, higienizar com shampoo e finalizar com o condicionador.

Extra – Máscara de abacate, mel e azeite

Separe três colheres de mel, duas colheres de azeite e ½ abacate.

Misture tudo até virar um creme homogêneo e passe no cabelo a dois dedos da raiz.

Separe em mechas para que ele seja mais eficiente e massageie sempre os fios. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.

Banana

A banana tem ótimos benefícios para as madeixas. Por ser rica em potássio, favorece o fortalecimento dos cabelos, ajuda a minimizar a quebra, restaura a elasticidade natural dos fios, e proporciona a reparação de cabelos danificados. Seus óleos naturais fazem com que seja altamente hidratante, além também de conter cerca de 75% de água. A banana protege o cabelo, ajuda a combater a caspa, e favorece o crescimento saudável.

Essa receita é bastante e pode ser feita tranquilamente no seu merecido day spa. Escolha uma banana bem madura e amasse-a bem, até que não fique nenhum pedaço (se preferir, coloque no liquidificador).

Assim que ela virar uma massa homogênea, estará pronta para ser aplicada no cabelo. Deixe agir no comprimento das madeixas por 20 minutos e depois lave normalmente.

Extra – Máscara de banana e óleo de rícino

Bata no liquidificador uma banana madura e uma colher de sopa de óleo de rícino até que fique uma mistura homogênea. Passe o creme no cabelo (inclusive couro cabeludo) e deixe agir por 20 minutos. Em seguida lave os cabelos normalmente.

Vinagre de maçã

Existem diversos tipos de ingredientes caseiros que podemos passar no cabelo e, às vezes, nem sabemos deles. Enquanto estamos em casa, quem sabe você não encontra em casa esse ingrediente para o seu day spa?

O vinagre de maçã é ótimo para os cabelos, principalmente para os fios danificados por química. É um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Além disso, possui o PH baixo, levemente ácido, o que ajuda a selar as cutículas dos fios, limpa o couro cabeludo, tira a oleosidade, além de dar muito brilho para as madeixas. 

Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Limpeza do couro cabeludo

Por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção, o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxágue. Depois lave os cabelos normalmente; ele funciona como se fosse uma pré-lavagem.

Leite

O leite é um excelente hidratante para os cabelos por conter ácido lático, que já faz parte da constituição da pele, cabelo e é altamente umectante. Além disso, ele também é rico em vitaminas, proteínas, aminoácidos e cálcio.

O jeito mais fácil de usar leite para hidratar os cabelos é este: mergulhe um chumaço de algodão no leite puro e vá aplicando ao comprimento do cabelo inteiro. Espere os fios secarem naturalmente e em seguida lave normalmente.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos!

Comentários do Facebook