O secador de cabelo é um daqueles ítens indispensáveis na hora de cuidar das madeixas. Você é daquelas que só usa o aparelho para secar os fios quando lava a cabeça a noite? Ou gosta de preparar penteados mais elaborados com o acessório? Não importa, a gente sempre pode aprender novas dicas para aproveitar 100% do secador de cabelo! Para começar, vamos esclarecer alguns mitos que circulam por aí.

Verdadeiro ou Falso?

Usar o secador de cabelo sempre estraga o cabelo.

Falso – E a explicação é simples: o que absorve mais sujeira, um pano de chão seco ou molhado? Quando saímos com o cabelo molhado, toda poluição é atraída e absorvida pelos fios. Isso porque eles estão molhados e com as cutículas abertas. Logo, usar o secador de cabelo protege contra esses resíduos e agressões do dia a dia.

Usar o secador de cabelo sempre deixa o cabelo ressecado

Verdadeiro – Por um lado o secador de cabelo nos ajuda a proteger as madeixas. Por outro se for usado de maneira errada ele também pode causar danos. Se usado na temperatura e distância errada, o secador de cabelos pode retirar muita umidade dos fios, deixando o cabelo seco e opaco. Para isso não acontecer é importante sempre usar protetores térmicos e ter certeza de que o secador de cabelo está na temperatura e a distância adequada.

Dormir com o cabelo molhado faz mal

Verdadeiro – Isso não há dúvidas, né?! Quando dormimos com a cabeça molhada, impedimos que o couro cabeludo respire, ajudando na proliferação de fungos. Além disso, o cabelo demora mais para secar, deixando os fios sensíveis e vulneráveis por mais tempo.

Não devo usar o secador de cabelo quando os fios estiverem muito molhados

Verdadeiro – Quando os fios estão pingando eles ficam mais sensíveis e podem se quebrar com mais facilidade. Além disso, quanto mais tempo o cabelo é exposto ao jato quente, maiores podem ser os danos depois. O mais indicado é retirar o excesso de água dos cabelos com uma toalha ou uma camiseta de algodão antes de secá-los. Além de preservar a saúde das suas madeixas, assim você também economiza tempo e energia.

A melhor forma de escovar o cabelo é usando o secador de cabelo bem próximo do cabelo

Falso – Num primeiro momento o resultado pode até parecer melhor, mas esse costume acaba danificando os fios a longo prazo. Isso porque a alta temperatura do jato de ar pode queimar e quebrar os fios. O indicado é manter uma distância de um palmo entre o secador de cabelo e a mecha.

Devo usar o secador de cabelos sempre na temperatura máxima

Falso – A temperatura mais alta do secador de cabelos deve ser usada apenas para selagens e procedimentos que exijam uma fonte de calor mais potente para a fixação de componentes ou remodelagem dos fios. No dia a dia utilize sempre a temperatura “média / morna”.

Modo de usar para cada tipo de cabelo

O secador de cabelo funciona graças a um motor que suga o ar, aquece, e sopra de volta, em alta velocidade. O ar quente ajuda a secar os fios úmidos e dependendo da temperatura do ar e da estrutura do cabelo, também ajuda a modelar, selando as cutículas e deixando os fios mais lisos. Mas cada tipo de cabelo deve usar o secador de cabelo de um jeito diferente.

– Cabelos Lisos

Para quem tem cabelo liso e gosta de um efeito “comportado” e reto, mantenha o jato direcional sempre no sentido “da raiz às pontas”. Já quem gosta de volume, seque os cabelos com a cabeça virada para baixo, movendo o bico do secador para alcançar aquele efeito mais “bagunçadinho”, o messy hair. Em ambos os casos, finalize a secagem com um jato de ar frio para finalizar a selagem das cutículas e ter um resultado com brilho intenso.

– Cabelos Cacheados e Crespos

Já para madeixas cacheadas e crespas, o uso do difusor acoplado ao secador de cabelos é indicado não apenas para “espalhar” o ar, mas também para evitar que os cachos se desfaçam com um jato muito forte e direcional. Para quem faz uso do difusor no secador de cabelos, o correto é manter a temperatura baixa e o jato de ar na velocidade média, para fazer uma secagem delicada dos cachinhos que já são naturalmente mais sensíveis.

– Cabelos Oleosos

Se você tem fios oleosos, a dica é evitar direcionar o jato quente na raiz, uma vez que as altas temperaturas estimulam ainda mais a produção de óleo pelo couro cabeludo. Secar a raiz com o jato de ar frio diminue a oleosidade e ainda vai dexiar seus fios com bastante brilho.

– Cabelos Secos

Para os cabelos que já são naturalmente secos, a dica é usar um protetor térmico e nunca exagerar na temperatura. Como o resto do nosso corpo, o nosso cabelo também é composto por água. Se o secador de cabelo é usado com uma temperatura muito alta, o resultado são fios ainda mais ressecados.

– Fios finos ou grossos

A forma de utilizar o secador de cabelo também é diferente para cada tipo de fio. Fios mais finos não suportam altas temperaturas e por isso é preciso ter cuidado para não deixar o cabelo ressecado. Já os fios mais grossos toleram mais calor e também precisam do jato mais quente para serem modelados.

– Jato de ar frio

Pouca gente conhece todos os benefícios do jato de ar frio no cabelo, mas depois dessas dicas você vai querer experimentar! Se usado depois do jato de ar quente, a técnica ajuda a dar brilho, reduzir o volume e o frizz, já que o ar frio ajuda a selar as cutículas dos fios. Além disso, a técnica também ajuda a modelar o cabelo!

secador de cabelo - verdadeiro ou falso

Secador de Cabelo – Veja algumas verdade e mitos sobre o aparelho

As diferentes tecnologias

A variedade de secadores de cabelo que existe hoje em dia no mercado é enorme. Para você escolher a melhor opção para o seu cabelo, fizemos um guia explicando cada tecnologia. Vem ver:

– Ions negativos

Os ions são átomos que tem uma quantidade maior ou menos de elétrons, ou seja, eles estão com uma carga elétrica positiva ou negativa. Os ions negativos são gerados no secador de cabelos e transmitidos para os fios por meio do jato de ar. O objetivo deles é eliminar a estática, que causa o frizz, e selas as cutículas, deixando o cabelo brilhoso.

– Turmalina

Os secadores de cabelo com essa rocha mineral ajudam a diminuir o frizz e aumentar o brilho dos fios. Isso porque quando aquecida, a turmalina aumenta a ação dos íons negativos, potencializando os resultados.

– Cerâmica

São muitos os secadores de cabelo que contam com essa tecnologia, mas você sabe para que ela serve? Segundo especialistas, quando a cerâmica é aquecida ela emite raios infravermelhos que ajudam a secar os fios de forma mais natural e menos agressiva, deixando os cabelos mais hidratados.

– Potência do Secador de Cabelo

A potência do secador de cabelo também é super importante para obter um bom resultado. Para escolher a potência adequada para o seu secador de cabelo, é preciso ficar atenta no seu tipo de cabelo, qual o formato e espessura do fio. Os secadores de cabelo têm potência entre 1.000 e 2.000 watts. Quanto maior a potência, mais o secador esquenta e mais rápida será a secagem. Mas também é importante ter mais cuidados.

– Potência até 1.900W

Secadores com essa potência chegam a uma temperatura de até 140°C. Essa é a temperatura ideal para secar cabelos lisos, curtos, e com fios muito finos, como o de crianças por exemplo.

– Potência de 2.000 a 2.100W

Esse tipo de secador de cabelo aquece o ar a até 160°C, a temperatura ideal para secar cabelos mais volumosos, com mais frizz, mas que não sejam muito longos.

– Potência até 2.400W

O secador de cabelo com a potência até 2.400W é o mais potente e também o que exige mais cuidados, para não queimar os fios. A temperatura do jato quente pode chegar até 180°C. Ele é mais indicado para secar cabelos grossos, muito longos e volumosos.

Com as dicas certas, você consegue aproveitar ao máximo o seu secador de cabelos, sem medo de danificar os fios e deixando a sua finalização mais fácil, rápida e com um resultado maravilhoso! Gostaram? Compartilha aqui com a gente quais dicas você ainda não sabia! Tem alguma outra que não está aqui no texto? Conta pra gente também!

Comentários do Facebook