A função do shampoo é promover a limpeza do couro cabeludo e dos fios. Para isso, o principal ingrediente é o surfactante que tem ação detergente. Ou seja, ele tem o poder de fazer espuma que em contato com a água, limpa o nosso cabelo. Além disso, o shampoo também abre a cutícula, preparando os fios para receber os tratamentos.
Algumas pessoas que aderem a técnica Low Poo abandonam o uso do surfactante, usando outro ingrediente para limpar os fios. Mas isso é papo para outro post!

Por que escolher o shampoo ideal para seu cabelo?

Quem nunca comprou um shampoo TOP de linha e se decepcionou com o resultado? Isso significa que infelizmente você fez a escolha errada. Antes de tudo você precisa descobrir qual o seu tipo de cabelo e qual a necessidade dele. Escolher o shampoo adequado já é meio caminho andado para fios mais bonitos e saudáveis. Mas calma que a gente vai te ajudar nessa missão!

O melhor shampoo para cara tipo de fio

  • Crespos e Cacheados

Devido a estrutura dos cabelos crespos e cacheados a oleosidade natural do couro cabeludo não é distribuída igualmente nos fios. Por isso as pontas do cabelo costumam ser mais secas. O segredo é usar shampoos com fórmulas nutritivas. Invista naqueles que são compostos por óleos vegetais, como o óleo de coco, argan, entre outros. Suas madeixas vão ficar com volume e frizz controlados, e muito mais bonitos.

  • Lisos

A estrutura do cabelo liso permite que a oleosidade seja distribuída igualmente, então invista em shampoos específicos para cabelos lisos. Shampoos para cabelos lisos não alisam, mas alinham a estrutura do fio, dão brilho e retiram o frizz.

  • Coloridos

O processo químico acaba com a vitalidade dos cabelos, deixando-os mais quebradiços e elásticos. Então você precisa de shampoos hidratantes, reconstrutores, e aqueles que ajudam a manter a cor por mais tempo.

  • Oleosos

Ninguém merece ter que lavar os cabelos todo dia, né? Para evitar isso, invista em shampoos com fórmulas purificadoras ou detox. Outra dica é usar um shampoo para cabelos normais pelo menos uma vez por semana. Isso vai ajudar a hidratar o seu cabelo, além de regular o PH do couro cabeludo.

  • Secos

O couro cabeludo muito seco acaba dando espaço para o aparecimento de caspas, irritações e até coceiras. Se seus fios e raiz também são ressecados use shampoos com fórmulas hidratantes e nutritivas. Assim você hidrata os cabelos e o couro cabeludo.

  • Mistos

Raiz oleosa e pontas secas, basicamente o mesmo probleminha dos cabelos crespos e cacheados. O segredo é usar shampoos purificantes na raiz, e investir em condicionadores hidratantes nas pontas.

Shampoo infográfico todos tipo de cabelo

Qual o shampoo ideal para cada tipo de cabelo?

Descobrindo o seu tipo de cabelo fica fácil escolher o shampoo certo e arrasar nos cuidados capilares! Agora conte para gente: qual seu tipo de cabelo e seu shampoo favorito?

Comentários do Facebook