Cada tipo de cabelo precisa de um cuidado específico, por isso é super importante conhecer melhor a estrutura dos fios para alcançar assim o melhor resultado que os cosméticos podem lhe proporcionar. Quer descobrir qual o produto ideal pro seu tipo de cabelo? Então continue lendo esse post!

Tipos de Cabelo

– Cabelo Oleoso

Esse tipo de cabelo tem uma maior concentração de oleosidade na raiz e no comprimento. Muitas vezes, os cabelos oleosos são associados à caspa por conta do excesso de oleosidade no couro cabeludo. Quando não cuidados de maneira correta, os cabelos oleosos têm maior probabilidade de queda.

– Cabelo Seco

Diferentemente dos cabelos oleosos, os cabelos secos apresentam pouca oleosidade na raiz, no comprimento e nas pontas. Por conta da ausência de oleosidade, as escamas dos fios abrem, deixando os cabelos mais frágeis e vulneráveis aos agentes externos. Por esse motivo, são mais difíceis de desembaraçar e pentear, o que implica no aumento do volume.

– Cabelos Normais

Os cabelos normais têm a produção de oleosidade equilibrada e regular, ou seja, o cabelo é naturalmente lubrificado da raiz às pontas. Entretanto, isso não quer dizer que tenham excesso de oleosidade. Como a gordura produzida pelas glândulas sebáceas é bem distribuída, esses cabelos não têm a raiz oleosa e nem as pontas secas. Além disso, eles dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável.

– Cabelos Mistos

Possui características dos cabelos secos e dos oleosos. Ou seja, o couro cabeludo é mais oleoso e as pontas são mais ressecadas, o que favorece o aparecimento de pontas duplas. É o tipo de cabelo mais comum entre as mulheres e, quando não são bem cuidados, os fios ficam secos, quebradiços e sem brilho.

Produtos ideais para cada tipo de Cabelo

– Cabelo Oleoso

Os shampoos de controle de oleosidade, antirresíduos ou de limpeza profunda para uso diário, são as melhores opções para esse tipo de cabelo. Isso porque eles eliminam a gordura e os resíduos dos fios, deixando os cabelos muito mais limpos e leves.

Para condicionar e hidratar os fios, invista em um produto com textura leve, que não vá deixar os fios com aquele aspeto pesado e de “sujo”. Por isso, a nossa dica é investir em um condicionador, preferencialmente, da mesma linha que o shampoo. Isso porque eles terão ativos iguais, ou similares, sendo complementares para a sua rotina de cuidados.

#Dica: o shampoo a seco pode ser seu BFF! Lavar demais os cabelos pode aumentar, ainda mais, a produção de oleosidade na raiz. E não é isso o que queremos, não é mesmo? Por isso, entre uma lavagem e outra, quando os fios estão começando a ficar com aquele aspecto oleoso, invista em um shampoo a seco. Ele absorve o excesso de gordura dos fios, elimina o odor, deixando um cheirinho super gostoso! Além disso, ele ajuda a dar volume à raiz do cabelo. Um arraso, né?

– Cabelo Seco

Nesse caso, os tratamentos à base de proteínas e os shampoos antirresíduos ou de limpeza profunda não são recomendados! Invista em shampoos leitosos e hidratantes e, como na dica acima, use um condicionador da mesma linha. Esses produtos evitam que os fios fiquem ainda mais ressecados.

Além disso, manter uma rotina de hidratação semanal ajuda (e muito!) nesses casos. Evite também realizar procedimentos químicos, já que eles deixam as madeixas ainda mais ressecadas. Usar produtos sem enxágue, que tenham filtro solar na fórmula, também é uma boa dica. Isso porque eles ajudam a proteger os cabelos e evitam o aspecto ressecado.

#Dica: invista em produtos à base de aminoácidos e lipídios, que dão movimento aos fios e devolvem os nutrientes perdidos!

– Cabelos Normais

Se você tem cabelos normais, a nossa dica principal é: evite produtos para outros tipos de cabelo, como secos ou oleosos. Isso porque eles podem prejudicar a aparência natural dos fios. Invista em um shampoo neutro e em um condicionador específico para cabelos normais. O segredo para manter os fios desse tipo sempre lindos é o cuidado! Por isso, aplique leave-ins para manter as madeixas lindas e a hidratação natural dos fios. As máscaras de tratamento são ideais para esse tipo de fio, mas cuidado para não usá-las em excesso para não deixar com um aspecto “pesado”.

– Cabelo Misto

O shampoo ideal nesse caso são os específicos para cabelos mistos. Na hora de aplicar o shampoo, aplique apenas na raiz e enxágue. Depois, não esqueça do condicionador. Como o comprimento e as pontas são mais ressecadas, o ideal nesse caso é usar um condicionador para cabelos secos. Ele vai deixar os fios mais hidratados e saudáveis.

Outra dica é, assim como nos cabelos secos, a hidratação é fundamental para manter a umidade e recuperar os nutrientes dos fios. Além disso, o shampoo a seco também vai ser o seu BFF! Isso porque, como a raiz é mais oleosa que o comprimento, pode ficar com o aspecto de “sujo” antes. Por isso, usar um shampoo a seco entre as lavagens é a solução ideal!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook