Tem dúvidas de como fazer a transição capilar para o cabelo cacheado? Então vem com a gente que vamos te explicar tudo!

O primeiro fato sobre a transição capilar é que ela te ajuda a ter aquele cabelo que mostra a sua personalidade, além de ser totalmente livre químicas. Isso mesmo, um cabelo saudável e sem produtos como: progressivas, relaxamentos, selantes, definitivas ou qualquer outro produto que mude a estrutura dos fios.

O que avaliar antes de fazer a transição capilar

Uma questão que pode ser difícil de lidar ao tomar essa decisão, é o reflexo emocional que o cabelo pode causar na mulher durante essa transição. O motivo é que, muitas mulheres que utilizaram químicas por anos, podem sentir-se desconfortáveis com o aspecto mais natural que o seu cabelo começará a ter.

Porém, o mais importante é ter a certeza de que a transição capilar é uma decisão que você tomou por conta própria, e não por imposição da vontade de terceiros, seja por pressão social, de familiares ou de amigos. Decidir sobre como os seus cabelos devem ser é algo muito pessoal.

Muitas vezes essa decisão pode ser influenciada por alguma tendência da moda ou mesmo uma pessoa que você admira. Muitos profissionais hoje em dia, divulgam excelentes informações sobre ideias que podem te ajudar nesse momento: como cortes de cabelo que contribuem para deixar o cabelo mais uniforme, penteados novos, acessórios de cabelo para você testar e muito mais.

Mas, mesmo assim, essa decisão sempre fará parte de um processo de aceitação pessoal. É importante que, ao decidir passar pela transição capilar, você esteja aberta para se conhecer melhor e se aceitar.

Quanto tempo demora a transição capilar

Durante o processo de transição capilar, é normal que as mulheres queiram que o cabelo cresça mais rápido e que os cachos e as ondulações apareçam novamente! Além disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tão falado Big Chop: preciso fazer ele durante a transição capilar? Quando terei que fazê-lo?

Mas calma! Se você está passando pela transição capilar e sente que os fios não estão crescendo do jeitinho que você gostaria, acredite, é super normal! Vem com a gente vamos te explicar melhor sobre todo esse processo.

Em quanto tempo os cachos voltam?

O período de transição capilar vai desde o último retoque com química até o momento do último corte, que vai retirar de vez toda a parte alisada! Como ela depende de pessoa para pessoa, não há um tempo específico de duração da transição capilar. Tem gente que aposta direto no Big Chop, para não ter que lidar com as duas texturas, mas também têm mulheres que esperam as madeixas crescerem até um comprimento que se sintam confortáveis para cortarem a parte lisa sem radicalizar no visual.

Se você optar por esperar os cachos crescerem antes de fazer o tão temido corte, saiba que não vai ser uma tarefa fácil. Para te ajudar nesse processo, busque por grupos de pessoas que também estão passando pela transição capilar. Lenços e penteados também são uma ótima forma de disfarçar as duas texturas do cabelo durante a transição. E, o mais importante: faça isso por você! Não ligue para o que as pessoas estão dizendo, principalmente durante o processo da transição capilar. No final de tudo isso, a gente garante que vale a pena e que você vai se sentir ainda mais linda com as madeixas naturais.

Assuma o seu cabelo cacheado!

Uma das maiores tendências do mercado da moda, inclusive da passarela do SPFW 2018, é o cabelo crespo natural. O look traz toda a personalidade dos cachos para compor um visual super antenado com as novidades da moda.

Usar e abusar dos cabelos cacheados ou crespos virou mais do que do tendência. Adotar o estilo do cabelo natural reflete a individualidade e a personalidade de cada mulher.

Lenços, turbantes, tranças e todos os acessórios que a sua criatividade apontar podem, e devem, ser usados nos cabelos. O cabelo afro é lindo e deve ser reverenciado por diferentes e novas propostas que podem valorizar ainda mais a sua beleza natural.

Cabelos danificados demoram mais tempo para crescer

Nós sabemos que, em média, os cabelos crescem 2 cm por mês. Porém, fios que estejam muito danificados pelas químicas tendem a crescer mais devagar e a quebrar mais facilmente. Por isso, a saída para acelerar o crescimento durante a transição é fazer um cronograma capilar (com direito a hidratação, nutrição e reconstrução) para fortalecer e encorpar os fios. Assim, os cachos vão crescer mais saudáveis e no tempo certo!

Evite as ferramentas de calor durante a transição capilar

Para manter os fios saudáveis durante a transição capilar, evite o uso de chapinha, babyliss e secador. Isso porque a alta temperatura tende a ressecar os fios, o que pode ser muito prejudicial durante a transição capilar. Além disso, alisar os cachinhos e as ondas que estão crescendo com o secador e a chapinha faz com que eles não fiquem tão definidos. Caso você precise, por algum motivo, fazer o uso dessas ferramentas, lembre-se sempre de usar um protetor térmico.

A revolução dos cachos

A revolução dos cachos é fantástica na história da cultura e da estética pessoal. É um empoderamento feminino digno da sua própria vontade de realização pessoal e expande-se cada vez mais no mundo.

A busca pela valorização da mulher na sociedade como um todo reflete o fortalecimento da identidade negra na nossa cultura atual. É a síntese de algo que teve início lá atrás, nos movimentos sociais da década de 60, com o uso da expressão Black Power. Essa expressão buscava acabar com qualquer tipo preconceito relacionado às características naturais de pessoas negras, como a cor da pele, os traços faciais e, inclusive, o cabelo.

Muitas mulheres resolveram fazer a transição capilar justamente por decidirem ser cada vez mais fiéis à sua própria personalidade e não ao que os outros gostariam que elas fossem. É um ato de honrar a suas próprias histórias, de promover a cultura negra por meio da transição capilar e influenciar outras mulheres que gostariam de fazer parte desta mudança.

Gostou do texto? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook