A Escova Progressiva é um dos procedimentos mais buscados nos salões de beleza. Ela é a queridinha das mulheres que desejam alisar, reduzir o volume e o frizz dos cabelos. O nome, Escova Progressiva, vem justamente do efeito que ela causa nos fios. O seu cabelo vai ficar progressivamente mais fino e menos cheio.

Mesmo sendo um método semi-permanente, permite uma boa mudança na textura dos fios. Além disso, funciona também como um tratamento para os cabelos. Com a presença da queratina, suas madeixas também vão sendo tratadas durante o alisamento. Com o passar do tempo, os produtos vão saindo do cabelo e, por isso, é necessário refazer a escova progressiva, aproximadamente, a cada dois meses.

Se você quer ter cabelos menos volumosos, sem frizz e completamente lisos, vai amar os resultados da escova progressiva! Mas antes de fazer esse procedimento, é necessário tomar alguns cuidados!

Como é feita a escova progressiva

O primeiro passo é lavar as madeixas com um shampoo de limpeza profunda. Depois, seque os fios e aplique a escova progressiva. Após aplicar o produto, espere agir pelo tempo indicado e seque novamente as madeixas. Por fim, finalize com a chapinha. Algumas escovas progressivas pedem que o cabelo seja lavado antes da segunda secagem, por isso consulte sempre um profissional da sua confiança.

Atualmente, a maior parte das escovas progressivas é feita com carbocisteína, que abre a estrutura dos fios, permitindo que o alisamento seja feito com a ação da chapinha.

Atenção: hoje em dia existem ótimas escovas progressivas sem formol. O formol é uma substância química que, além de alisar os fios, pode provocar danos como queimaduras, descamação do couro cabeludo, queda de cabelo, ardência nos olhos etc. Certifique-se de que os produtos usados durante a escova progressiva sejam isentos de formol, ou que tenham a quantidade liberada pela ANVISA (apenas 0,2% do produto).

A escova progressiva é um procedimento que exige muito cuidado na hora de ser feito. Por isso, realize-a com um cabeleireiro de sua confiança.

Cuidados antes da escova progressiva

– Se você nunca fez escova progressiva antes, é indicado fazer um teste de sensibilidade com a química, pra se certificar que você não tem nenhuma alergia.

– Caso você já tenha algum outro tipo de química nas madeixas, procure um cabeleireiro de sua confiança para saber se você pode realizar o procedimento.

– Verifique se os produtos que serão utilizados são aceitos pela ANVISA.

– O formol contém substâncias tóxicas que podem causar irritações na pele. Hoje em dia existem váaaarias opções ótimas de escova progressiva que não usam formol. Consulte o seu cabeleireiro.

Para quem ela não é indicada

Quem tem o couro cabeludo sensível ou cabelos muito oleosos não deve realizar a escova progressiva. Da mesma forma, crianças também não podem fazer escova progressiva.

Grávidas devem evitar o procedimento, porque a química pode afetar a saúde do bebê. Por isso, orientamos que as mulheres grávidas consultem, antes de tudo, o seu médico de confiança.

Dicas úteis para a sua progressiva durar

É importante saber que quanto mais o cabelo for lavado, mais será removida a escova progressiva dos fios. Por isso, evite lavar as madeixas todos os dias e espere, pelo menos 2 dias após fazer a escova progressiva, para fazer a primeira lavagem. Isso ajuda o produto a penetrar melhor nos fios.

Use um shampoo com pH neutro e sem sal, e evite os shampoos de limpeza profunda, para não abrir a cutícula dos fios. Se você optou por uma escova progressiva sem formol, uma boa opção podem ser os shampoos para crianças. Além disso, abuse das hidratações. Os cabelos que passaram pela escova progressiva tendem a ficar mais ressecados e, por isso, a hidratação é super importante para manter os efeitos da escova progressiva e a saúde dos fios.

Invista em um protetor térmico e proteja as madeixas antes do uso do secador ou da chapinha. Isso evita que as escamas do cabelo se abram e que o produto da escova progressiva seja retirado. Por fim, aposte em produtos para cabelos quimicamente tratados que sejam de boa qualidade.

Antes e depois da escova progressiva

No geral, após a escova progressiva os cabelos ficam lisos e sem volume e com um efeito chapado. Isso acontece porque a escova progressiva deixa um resíduo nos fios que, por ir se acumulando, tende a deixar as madeixas cada vez mais lisas.

Se você quer um cabelo super liso, sem frizz, sem volume e com efeito chapado, a escova progressiva pode ser o tratamento ideal pra você. Agora, se você gosta dos fios com um pouco mais de volume e movimento, converse com o seu cabeleireiro pra saber qual procedimento deixará você com o cabelo dos seus sonhos!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook