A rotina de cuidados capilares envolve uma variedade de produtos com as mais diversas funções. O leave-in, por exemplo, pode ser usado para alisar os fios, definir os cachos, dar textura ao cabelo e muito mais! Se você quer saber quais as possibilidades de uso desse produtinho coringa, continua lendo esse post!

O que é o Leave-in?

O leave-in pode ser definido como um finalizador sem enxágue. Ele é aplicado nos fios já limpos, na hora da finalização. Existem leave-ins para todos os tipos de cabelo, com diversas funções e texturas, das mais fluidas às mais densas. Esse produtinho é super importante na rotina de cuidados. Ele tem o poder de selar as camadas dos fios (as escamas capilares), formando uma barreira de proteção nos fios que, além de nutrir, mantém o brilho e a macies das madeixas.

Para que serve o Leave-in?

Um dos principais ativos do leave-in é a queratina. Ela é a responsável por manter o brilho dos cabelos, a elasticidade dos fios e por selar as cutículas. Outro ativo super importante é a sericina. A sericina é uma proteína rica em fibras e super gelatinosa. Ela atua como um “adesivo” no cabelo. Ou seja, ela preenche as camadas danificadas dos fios, deixando-os com uma forma mais definida, ajudando a amenizar o frizz e controlar o volume.

O leave-in atua na proteção momentânea do cabelo, protegendo as madeixas dos agentes externos como poluição, água do mar, piscina e exposição excessiva ao sol. Ele também ameniza os fios arrepiados, evitando o surgimento do frizz, arruma o movimento dos fios, desembaraça as madeixas e ajuda a manter o cabelo com um aspecto saudável. Um arraso né, miga?

Ah! Por ser mais fino que o creme de pentear, o leave-in não deixa o cabelo com um aspecto oleoso e pesado.

Como usar o Leave-in?

Pra usar o leave-in é muito simples, basta seguir alguns passos:

1 – Lave bem as madeixas

Com o shampoo que preferir, lave os fios duas vezes. Enxágue bem. Aplique o condicionador no comprimento e nas pontas e espere o tempo indicado na embalagem. Enxágue bem e retire o excesso da água com uma toalha macia.

2 – Aplicando o leave-in

Com os fios levemente úmidos, aplique um pouco do produto nas mãos. Esfregue bem uma mão na outra, espalhando o produto. Passe as mãos no comprimento e nas pontas do cabelo, espalhando bem e massageando levemente os fios.

Atenção: cuidado para não exagerar na quantidade de produto. Isso pode deixar os fios com um aspecto de cabelo pesado e oleoso.

3 – Finalização

Deixe as madeixas secarem naturalmente ou seque com o auxilio de um secador. Finalize como desejar.

Leave-in para alisar o cabelo

Vários leave-ins prometem alisar os fios ou facilitar a escovação. Porém, a maioria dos leave-ins cumpre melhor essa função quando os cabelos são finalizados com auxilio do secador ou chapinha. Isso acontece porque o componente que alisa os fios é ativado com o calor.

Leave-in para definir os cachos

Existem leave-ins próprios para definir os cachos. Para potencializar o efeito do leave-in, aplique o produto mecha por mecha. Com as mãos em formato de concha, aperte os cachos fazendo movimentos de baixo para cima.

Compre o Leave-in certo para o seu tipo de cabelo

Mesmo aplicando o produto corretamente, o resultado pode não ser o que você estava esperando, caso o produto escolhido não seja adequado para o seu tipo de cabelo. Por isso, na hora de comprar, fique de olho na embalagem do produto!

Existem tipos de leave-ins específicos para cada tipo de cabelo: lisos, cacheados, crespos, ondulados, secos, oleosos, mistos etc. Por isso, repare nesse detalhe na hora de escolher o produto ideal pra você. Ah! Uma dica: não compre um leave-in para o tipo de cabelo que você quer ter, mas sim para o que você tem! Isso pode provocar um efeito indesejado nos fios.

 

Atualmente, existem muitas opções de leave-in no mercado. A variação de preços e efeitos é enorme! Depois de escolher o seu leave-in, basta aproveitar os benefícios do produto: fácil de aplicar, cabelos super hidratados, macios, protegidos, sem frizz e lindos! Mas não esquece em, miga: leave-in tem que ser usado todos os dias para ter um bom resultado!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos cabelos! 😉

Comentários do Facebook